Possibilidades de internacionalização do Curso de Secretariado Executivo na América do Sul

Autores

  • Débora Andrea Liessem Vigorena Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Paraná
  • Maura Bernardon Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Paraná
  • Patrícia Stafusa Sala Battisti Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Paraná
  • Caroline Alexandra de Barcellos Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v9i3.800

Palavras-chave:

Secretariado Executivo, Internacionalização do Ensino Superior, Matriz Curricular

Resumo

Tendo em vista os ganhos institucionais advindos do processo de internacionalização da educação superior, este estudo tem como objetivo geral buscar possibilidades para ações de internacionalização entre o Curso de Secretariado Executivo (SE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e aqueles localizados em países sul-americanos. Como objetivo específico, pretende-se identificar os cursos de graduação que se assemelham à nomenclatura e à matriz curricular de formação do profissional de SE. A partir desse conhecimento, entende-se que haverá maior possibilidade de cooperação internacional a fim de fortalecer a formação dos estudantes, assim como contribuir com o processo de verticalização da área de SE. Para tanto, explana-se sobre conceitos de internacionalização da educação superior, bem como sobre a internacionalização do currículo. Trata-se de um estudo de caso comparativo, apoiado no método exploratório-descritivo e na técnica de coleta de dados secundários. Os resultados apontaram que, no contexto sul-americano, apenas o Equador oferta cursos de SE em nível superior em termos próximos aos do Brasil. Por um lado, a comparação entre as matrizes curriculares revelou muitas semelhanças entre as disciplinas da área secretarial; por outro lado, as disciplinas da área administrativa e comunicação demonstraram menores semelhanças. Essa dificuldade em encontrar cursos com maior compatibilidade sugere, como apontado na literatura, uma necessidade de maior flexibilização para a mobilidade acadêmica.

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Biografia do Autor

Débora Andrea Liessem Vigorena, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Paraná

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná - Curitiba/PR. Doutora em Administração pela Universidade Positivo - Curitiba/PR. Docente do Curso de Secretariado Executivo – UNIOESTE. Membro do GPSEB (Grupo de Pesquisa em Secretariado Executivo Bilíngue) da UNIOESTE.

Maura Bernardon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Paraná

Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Curso de Secretariado Executivo – UNIOESTE. Membro do GPSEB (Grupo de Pesquisa em Secretariado Executivo Bilíngue) da UNIOESTE.

Patrícia Stafusa Sala Battisti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Paraná

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Doutora em Administração pela Universidade Positivo de Curitiba/PR. Docente do Curso de Secretariado Executivo – UNIOESTE. Membro do GPSEB (Grupo de Pesquisa em Secretariado Executivo Bilíngue) da UNIOESTE.

Caroline Alexandra de Barcellos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Paraná

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Sul Brasil - Fasul. Graduada em Letras Inglês e Literaturas Correspondentes pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Leciona inglês e espanhol há 15 anos em escola livre de idiomas.

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Publicado

2019-01-07

Como Citar

Vigorena, D. A. L., Bernardon, M., Battisti, P. S. S., & Barcellos, C. A. de. (2019). Possibilidades de internacionalização do Curso de Secretariado Executivo na América do Sul. Revista De Gestão E Secretariado, 9(3), 178–205. https://doi.org/10.7769/gesec.v9i3.800

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