Do TEARS ao TEADI: Atributos importantes de blogueiras de moda para seguidores

Autores

  • Carla Fabrícia Abílio de Oliveira Gandra Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marlusa de Sevilha Gosling Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luciana Alves Rodas Vera Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Bruno de Almeida Vilela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v9i3.738

Palavras-chave:

Gestão de Marketing, Blogs de moda, Modelo TEARS, Endossantes de marca

Resumo

Os blogs de moda têm se destacado pelo poder de influenciar os leitores e por modificar o estilo de vida das pessoas. Este estudo propõe um modelo de atributos importantes de blogueiras de moda e avalia os impactos das dimensões encontradas na intenção de pessoas continuarem seguindo os blogs. Conforme a análise dos dados coletados, produziu-se cinco fatores relevantes: Confiabilidade, Expertise, Atração Física, Similaridade e Difusão da Informação e Ideias. A análise de modelagem de equações estruturais revelou que as variáveis independentes Difusão de Informação e Ideias, Similaridade e Atração Física têm relação positiva direta com a Intenção de continuar seguindo. 

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Biografia do Autor

Carla Fabrícia Abílio de Oliveira Gandra, Universidade Federal de Minas Gerais

Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Minas Gerais e Bacharel em Secretariado

Marlusa de Sevilha Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-Doutora em Gestão de Turismo, pela Universidade do Algarve, Portugal. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora de mestrado e doutorado, coordenadora do Núcleo de Estudos e Estratégias de Comunicação Integrada de Marketing e Turismo - NEECIM-TUR. Professora Associada de Marketing na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Luciana Alves Rodas Vera, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Bruno de Almeida Vilela, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2019-01-07

Como Citar

Gandra, C. F. A. de O., Gosling, M. de S., Rodas Vera, L. A., & Vilela, B. de A. (2019). Do TEARS ao TEADI: Atributos importantes de blogueiras de moda para seguidores. Revista De Gestão E Secretariado, 9(3), 72–102. https://doi.org/10.7769/gesec.v9i3.738

Edição

Seção

Artigos