O ambiente regulatório contábil: perspectivas históricas e o desafio das mídias sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v14i3.1782

Palavras-chave:

Regulação, Ambiente Contábil, Desafios à Regulação

Resumo

O estudo busca analisar o ambiente regulatório contábil e a dinâmica envolvendo a divulgação de informações financeiras nas plataformas digitais. Assim, o objetivo é discutir teoricamente o ambiente regulatório contábil e o desafio das mídias sociais. Como método de pesquisa, adotou-se uma revisão de produções teóricas, nacionais e internacionais, desenvolvidas ao longo do tempo, realizada com apoio da base de dados Scopus. Em especial, são feitas reflexões relacionadas às teorias do interesse público, da regulação econômica e dos grupos de interesse econômico. São discutidas questões envolvendo a divulgação de informações contábeis em mídias sociais (MS) e seus desafios aos reguladores. Constatou-se que a regulação contábil é assunto de ampla discussão; atualmente são debatidas questões como o excesso de normas e regras, a necessidade da regulação ser capaz de incorporar os avanços que surgem na teoria da contabilidade e o desafio de regular ambientes interativos e dinâmicos, como as MS. É relevante que os envolvidos com o mercado acionário compreendam os elementos que envolvem o ambiente regulatório contábil e analisem seus efeitos no funcionamento do mercado e que reguladores promovam ações mais assertivas na determinação de padrões e na regulação das MS. O estudo contribui com o avanço do assunto, evidenciando pontos mais sensíveis, como a busca por uma regulação mais independente dos interesses de grupos específicos e a discussão a respeito dos desafios, ao regulador, advindos das mudanças tecnológicas que impactam o modo de vida da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arruñada, B. (2004). Audit failure and the crisis of auditing. European Business Organization Law Review, 5 (4), 635-643. https://doi.org/10.1017/S1566752904006354 DOI: https://doi.org/10.1017/S1566752904006354

Baldwin, R., & Cave, M. (1999). Understanding regulation. Theory, strategy, and practice. Oxford: Oxford University Press.

Barton, J., & Waymire, G. (2004). Investor protection under unregulated financial reporting. Journal of Accounting and Economics, 38, 65-116. https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2004.06.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2004.06.001

Beaver, W. H. (1998). Financial reporting: an accounting revolution. 3.ed. New Jersey: Prentice Hall.

Becker, G. (1983). A theory of competition among pressure groups for political influence. Quarterly Journal of Economics, 98 (3), 371-400. https://doi.org/10.2307/1886017 DOI: https://doi.org/10.2307/1886017

Blankespoor, E., Miller, G. S., & White, H. D. (2014). The Role of Dissemination in Market Liquidity: Evidence from firms’ use of Twitter. Accounting Review, 89(1), 79-112. https://doi.org/10.2308/accr-50576 DOI: https://doi.org/10.2308/accr-50576

Cardoso, R. L., Saravia, E., Tenório, F. G., & Silva, M. A. (2009). Regulação da contabilidade: teorias e análise da convergência dos padrões contábeis brasileiros aos IFRS. Revista de Administração Pública. 43 (4), 773-799. https://doi.org/10.1590/S0034-76122009000400003 DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122009000400003

Carrigan, C., & Coglianese, C. (2016). George J. Stigler, “The Economic Regulation”. In: Balla, S., J., Lodge, M., & Page, E. C. The Oxford Handbook of Classics in Public Policy and Administration. Oxford: Oxford University. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199646135.013.41

Chen, C. J. P., Chen, S., & Su, X. (2001). Profitability Regulation, Earnings Management, and Modified Audit Opinions: Evidence from China. Auditing: Journal of Practice & Theory, 20 (2), 9–30. https://doi.org/10.2308/aud.2001.20.2.9 DOI: https://doi.org/10.2308/aud.2001.20.2.9

Chen, H., De, P., Hu, Y., & Hwang, B. H. (2014). Wisdom of crowds: The value of stock opinions transmitted through social media. Review of Financial Studies, 27(5), 1367–1403. https://doi.org/10.1093/rfs/hhu001 DOI: https://doi.org/10.1093/rfs/hhu001

Comissão de Valores Mobiliários. (2014). Levantamento preliminar sobre o uso das mídias sociais em mercado de capitais em outros países. Recuperado de https://www.gov.br/cvm/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/estudos/levantamento-preliminar-sobre-o-uso-das-midias-sociais-em-mercado-de-capitais-em-outros-paises-agosto-2014

Comissão de Valores Mobiliários. (2020). Área técnica da CVM esclarece dúvidas sobre atuação de influenciadores que recomendam investimentos. Recuperado de https://www.gov.br/cvm/pt-br/assuntos/noticias/area-tecnica-da-cvm-esclarece-duvidas-sobre-atuacao-de-influenciadores-que-recomendam-investimentos-dddc1973876d4cc78c734b8ceeaaa740

Cooper, K, & Kleim, G. (1983). The economic rationale for the nature and extent of corporate financial disclosure regulation: a critical assessment. Journal of Accounting and Public Policy, 2, 189-205. https://doi.org/10.1016/0278-4254(83)90024-8 DOI: https://doi.org/10.1016/0278-4254(83)90024-8

Daud, M., & Zulhuda, S. (2020). Regulation the spread of false content online in Malaysia: Issues, challenges and the way forward. International Journal of Business and Society, 21 (S1), 32-48.

Friedrich, J. (2019). The effect of academic literature on accounting regulation: evidence from leases in Germany. Accounting History Review, 1-24. https://doi.org/10.1080/21552851.2019.1686035 DOI: https://doi.org/10.1080/21552851.2019.1686035

Huang, K., Li, M., & Markov, S. (2020). What do employees know? Evidence from a social media platform. Accounting Review, 95(2), 199–226. https://doi.org/10.2308/accr-52519 DOI: https://doi.org/10.2308/accr-52519

Iudícibus, S. & Martins, E. (2015). Estudando e Pesquisando Teoria: O futuro chegou? Revista Universo Contábil, 11 (1), 6-24. http://dx.doi.org/10.4270/ruc.2015106-24

Jia, W., Redigolo, G., Shu, S. & Zhao, J. (2020) Can Social Media Distort Price Discovery? Evidence from merger rumors. Journal of Accounting and Economics. https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2020.101334 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2020.101334

Jung, M. J., Naughton, J. P., Tahoun, A., & Wang, C. (2018). Do firms strategically disseminate? evidence from corporate use of social media. Accounting Review, 93(4), 225–252. https://doi.org/10.2308/accr-51906 DOI: https://doi.org/10.2308/accr-51906

Kothari, S. P., Ramanna, K., & Skinner, D. J. (2010). Implications for GAAP from an analysis of positive research in accounting. Journal of Accounting and Economics, 50, 246- 286. https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2010.09.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2010.09.003

Laffont, J., & Tirole, J. (1993). A theory of incentives in procurement and regulation. Cambridge, Mass.: The MIT Press.

Lee, L. F., Hutton, A. P., & Shu, S. (2015). The role of social media in the capital market: Evidence from consumer product recalls. Journal of Accounting Research, 53(2), 367–404. https://doi.org/10.1111/1475-679X.12074 DOI: https://doi.org/10.1111/1475-679X.12074

Leftwich, R. (1980). Market failure fallacies and accounting information. Journal of Accounting and Economics, 2, 193-211. https://doi.org/10.1016/0165-4101(80)90002-6 DOI: https://doi.org/10.1016/0165-4101(80)90002-6

Leftwich, R. (2004). Discussion of: Investor protection under unregulated financial reporting (by Jan Barton and Gregory Waymire). Journal of Accounting and Economics, 38, 117-128. https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2004.09.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2004.09.003

MacAvoy, P. W. (1992). Industry regulation and the performance of the American economy. New York: W. W. Norton & Co.

Marsden, C. Meyer, T., & Brown, I. (2020). Platform values and democratic elections: How can the law regulate difital disinformation? Computer Law and Security Review, 36, 105373. https://doi.org/10.1016/j.clsr.2019.105373 DOI: https://doi.org/10.1016/j.clsr.2019.105373

Murcia, F. D. (2010). Interação entre contabilidade e direito: em busca de uma teoria da regulação contábil. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 9 (25), 19-32. http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v9n25p19-32 DOI: https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v9n25p19-32

Niyama, J. K., Costa, F. M., Dantas, J. A., & Borges. E. F. (2011). Evolução da Regulação da Auditoria Independente no Brasil: análise crítica, a partir da teoria da regulação. Advances in Scientific and Applied Accounting, v.4, n.2, p.127-161. DOI: https://doi.org/10.14392/ASAA.2011040201

Niyama, J. K., & Silva, C. A. T. (2021). Teoria da Contabilidade. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Ordelheide, D. (2004). The politics of accounting: a framework. In: Leuz, C., Pfaff, D., & Hopwood, A. The economics and politics of accounting. (pp. 269-284) Oxford: Oxford University. DOI: https://doi.org/10.1093/0199260621.003.0011

Peltzman, S. (1976). Toward a more general theory of regulation. The Journal of Law and Economics, 19, 211-240. https://doi.org/10.1086/466865 DOI: https://doi.org/10.1086/466865

Pohlmann, M. C., & Alves, F. J. S. (2008). Teoria Avançada da Contabilidade. In: S. Iudícibus, & A. L. Broedel (Eds), Regulamentação (pp. 233-273). São Paulo: Atlas.

Posner, R. A. (2013). The Concept of Regulatory Capture: A Short, Inglorious History. In: D. Carpenter & D. Moss (Eds), Preventing Regulatory Capture: Special Interest Influence and How to Limit it. (pp. 49-56) New York: Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139565875.005

Puxty, A. G., & Willmott, H. G. (1987). Modes of Regulation in Advanced Capitalism: Locating Accountancy in four Countries. Accounting Organizations and Society, 12 (3), 273-291. https://doi.org/10.1016/0361-3682(87)90041-9 DOI: https://doi.org/10.1016/0361-3682(87)90041-9

Santos, M. C., Dias, L. S., & Dantas, J. A. (2014). Teoria Avançada da Contabilidade. In: J. K. Niyama (Ed), Teorias normativa e positiva da contabilidade (pp. 1-37). São Paulo: Atlas.

Scott, W. R. (2009). Financial Accounting Theory. 5.ed. New Jersey: Prentice Hall.

Securities and Exchange Commission. Investment Management Guidance Update nº 2013-01. (2013). Recuperado de https://www.sec.gov/divisions/investment/guidance/im-guidance-update-filing-requirements-for-certain-electronic-communications.pdf

Securities and Exchange Commission. Investment Management Guidance Update nº 2014-04. (2014). Recuperado de https://www.sec.gov/investment/im-guidance-2014-04.pdf

Securities and Exchange Commission. Investor Alert: Social Media and Investing, Avoiding Fraud. (2012). Recuperado de https://www.sec.gov/investor/alerts/socialmediaandfraud.pdf

Securities and Exchange Commission. Investor Bulletin: Social Media and Investing, Understanding Your Accounts. (2012). Recuperado de https://www.sec.gov/files/socialmediaandinvesting.pdf

Securities and Exchange Commission. Investor Bulletin: Social Media and Investing, Tips for Seniors. (2012). Recuperado de https://www.sec.gov/files/social_media_seniors.pdf

Securities and Exchange Commission. National Examination Risk Alert, Investment Adviser Use of Social Media. (2012). Recuperado de https://www.sec.gov/about/offices/ocie/riskalert-socialmedia.pdf

Financial Conduct Authority. Social media and customer communications: The FCA’s supervisory approach to financial promotions in social media. (2014). Recuperado de https://www.fca.org.uk/publication/finalised-guidance/fg15-04.pdf

Staubus, G. (2004). On Brian P. West’s Profissionalism and Accounting Rules. ABACUS, 40 (2), 139-156. https://doi.org/10.1111/j.1467-6281.2004.00155.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-6281.2004.00155.x

Stigler, G. J. (1971). The Theory of Economics Regulation. The Bell Journal of Economics and Management Science. 2 (1), 3-21. https://doi.org/10.2307/3003160 DOI: https://doi.org/10.2307/3003160

Stigler, G. J., & Friedland, C. (1692). What can regulators regulate? The case of electricity. Journal of Law and Economics, (5), 1-16. https://doi.org/10.1086/466579 DOI: https://doi.org/10.1086/466579

Tang, V. W. (2018). Wisdom of Crowds: Cross-Sectional Variation in the Informativeness of Third-Party-Generated Product Information on Twitter. Journal of Accounting Research, 56(3), 989–1034. https://doi.org/10.1111/1475-679X.12183 DOI: https://doi.org/10.1111/1475-679X.12183

Tavares, M. N, & Anjos, L. M. (2014). Teoria Avançada da Contabilidade. In: J. K. Niyama (Ed), Teoria da regulação x Teoria da contabilidade (pp. 38-66). São Paulo: Atlas.

Watts, R. L., & Zimmerman, J. L. (1977). Corporate financial statements: a product of the Market and political processes. Australian Journal os Management, 3 (1), 53-75. https://doi.org/10.1177/031289627700200104 DOI: https://doi.org/10.1177/031289627700200104

Watts, R. L., & Zimmerman, J. L. (1978). Towards a positive theory of the determination of accounting standards. Accounting Review, 3 (1), 112-134.

West, B. (2003). Professionalism and Accounting Rules, Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203380628

Wolk, H. I, Dodd, J. L., & Tearney, M. G. (2004). Accounting theory: conceptual issues in a political and economic environment. 6.ed. Mason, OH: Thomson South-Western.

Wolk, H., & Tearney, M. (1997). Accounting theory. 4.ed. Cincinnati: South-Western.

Zeff, S. A. (2002). COMMENTARY “Political” Lobbying on Proposed Standards: A Challenge to the IASB. Accounting Horizons, 16 (1), 43-54. https://doi.org/10.2308/acch.2002.16.1.43 DOI: https://doi.org/10.2308/acch.2002.16.1.43

Downloads

Publicado

2023-03-08

Como Citar

de Oliveira, L. P., & Silva, C. A. T. (2023). O ambiente regulatório contábil: perspectivas históricas e o desafio das mídias sociais. Revista De Gestão E Secretariado, 14(3), 3123–3145. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i3.1782