Estudo comparativo entre o perfil dos estudantes de administração nas modalidade presencial e a distância da universidade estadual de ponta grossa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1572

Palavras-chave:

Perfil dos Estudantes, Modalidade Presencial, Modalidade à Distância (EAD)

Resumo

Conhecer o perfil dos discentes que participam dos cursos ofertados pela UEPG é importante para compreensão do perfil do aluno de acordo com a modalidade de ensino ofertada. A partir das características levantadas é possível um planejamento de trabalho que atenda as dificuldades específicas de cada grupo. O estudo contemplou duas  modalidades de ensino: presencial e educação à distância (EAD) com cursos ligados ao departamento de Administração. O objetivo deste artigo é comparar o perfil dos discentes nas duas modalidades de ensino disponibilizadas pela UEPG, que estão vinculados ao departamento de Administração, identificando o perfil dos discentes EAD e presencial, analisando quais aspectos são comuns a cada perfil pesquisado e diferenciando aspectos que possam ser predominantes a uma determinada modalidade de ensino. Este estudo, enquadra-se nos seguintes métodos de pesquisa: qualitativa, de natureza aplicada, quanto aos objetivos sendo exploratória e descritiva, e quanto aos procedimentos foi realizado um levantamento. Utilizou-se um questionário composto por 21 perguntas, adaptado de Foguel et al (2015), sendo dividido em quatro partes: identificação dos respondentes,  aspectos sociais e econômicos, aspectos acadêmicos e por fim aspectos profissionais. Conclui-se que para cada modalidade de ensino existe uma diferença de perfil nas características básicas, como idade, situação profissional, atividades de lazer, entre outras, porém em temas ligados a motivação e percepção de características desejáveis a um profissional as respostas enviadas são muito parecidas, divergindo apenas no nível de importância de cada uma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barros, R., Foguel, M., & Ulyssea, G. (2006). Desigualdade de Renda no Brasil: Uma Análise da Queda Recente IPEA, Rio de Janeiro.

Baseggio.Karina Roberta; Muniz. Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 5, n. 8, jan./jun. 2009. < https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/issue/view/177>. Acesso em: 2 julho 2022. DOI: https://doi.org/10.3895/rts.v5n8.2531

Belloni, M. L. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, edição: 1999.

Brasil. Decreto nº 5.800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm>. Acesso em: 2 julho 2022.

Cajueiro, Roberta Lima Pimentel. Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Guia Prático do Estudante. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. CATAPAN, ARACI H; TEIXEIRA, CLARISSE S; BELLEN, HANS M; SOUZA, MÁRCIO V. Incubadoras o que são e para que servem? Via Revista. 4ª Edição. Setembro/2018. Disponível em:< https://via.ufsc.br/wp-content/uploads/2018/09/revistaVIA-4ed.pdf>. Acesso em: 2 Julho 2022.

Carvalho ABG. Os Múltiplos Papéis do Professor em Educação a Distância: Uma Abordagem Centrada na Aprendizagem. 18° Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste – EPENN; Maceió 2007. < https://www.academia.edu/1911580/Os_M%C3%BAltiplos_Pap%C3%A9is_do_Professor_em_Educa%C3%A7%C3%A3o_a_Dist%C3%A2ncia_Uma_Abordagem_Centrada_na_Aprendizagem>. Acesso em: 2 julho 2022.

Coll, César. MONEREO, Carles. Psicologia da Educação Virtual. Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2010.

Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999

Gil, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Gil, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Godoy, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa Tipos Fundamentais. Revista de Administração de Empresas. RAE. São Paulo, v.35, n.3, p.20-29, 1995. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/rae/v35n3/a04v35n3.pdf>. Acesso em: 3 Julho 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004

Foguel. D. et al. Aspectos Socioeconômicos,. Acadêmicos e Profissionais. Maio 2015. Page 2. Perfil dos Estudantes de Pós-Graduação - PR2/UFRJ - 2015.<https://app.pr2.ufrj.br/public/suporte/pr2/perfilEstudantes.pdf> . Acesso em: 3 Junho 2022.

INSTITUTO SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil - 2022. Instituto Semesp. São Paulo, p. 1-340. 2022. Disponível em: < https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2022/06/mapa-do-ensino-superior-2022-06-23.pdf> Acesso em: 3 Julho 2022

Ministério da Educação. [MEC]. Portal MEC. Portal MEC, 2002. Disponivel em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB412002.pdf>. Acesso em: 3 Julho 2022a.

Ministério da Educação. [MEC]. Educação Superior a Distância. < http://portal.mec.gov.br/component/content/article/193-secretarias-112877938/seed-educacao-a-distancia-96734370/13105-educacao-superior-a-distancia?Itemid=164>. Acessado em 19 de julho de 2022b.

Ministério da Educação. [MEC]. Educação Superior a Distância. < http://portal.mec.gov.br/uab>. Acesso em: 2 Julho 2022c.

Nova Escola. O Micro invade a sala: a didática nunca mais será a mesma. Fundação Victor Civita, São Paulo, p. 10 a 17, ano XIII, N. 110, mar. /1998.

Pinto.S. S, Laurino. D. P; Lunardi. G. L. Percepção de graduandos de diferentes gerações em relação à educação a distância. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa. Vol. 6 nº 2. 2013.< https://revistas.uam.es/index.php/riee/article/view/3418>. Acesso em: 2 Julho 2022.

Preti, Oreste. Educação a distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: Nead/IEUFMT, 1996.

Preti, Oreste. Educação a distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: EDUFMT, 2009.

Preti, Oreste Educação a distância: fundamentos e políticas / Oreste Preti. - Cuiabá : EdUFMT, 2011.< https://www.academia.edu/33840291/EDUCA%C3%87%C3%83O_A_DIST%C3%82NCIA>. Acesso em: 2 Julho 2022.

Rodrigues. Cleide Aparecida Faria, Schmidt. Leide Mara, Marinho, Hermínia Bugeste.Tutoria em Educação a Distância. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2011. < http://ri.uepg.br/riuepg/handle/123456789/944?show=full>. Acesso em: 2 Julho 2022.

Sá, I. Educação a distância: processo contínuo de inclusão social. Fortaleza: CEC, 1998, p.47.

Tori, R. Cursos híbridos ou blended learning. In: In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (Org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Person Education do Brasil, 2009.

Downloads

Publicado

2023-01-19

Como Citar

Cecato , F. A. ., Betim , L. M. ., Yvamoto , E. B. ., & Callegari , O. M. . (2023). Estudo comparativo entre o perfil dos estudantes de administração nas modalidade presencial e a distância da universidade estadual de ponta grossa. Revista De Gestão E Secretariado, 14(1), 1083–1103. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1572