A disciplina projeto integrador e a produtividade acadêmica: impactos em uma instituição federal de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1505

Palavras-chave:

Projeto Integrador, Produtividade, Pesquisa Científica, Instituto Federal

Resumo

A interdisciplinaridade representa uma ligação de conhecimentos advindos de áreas diferentes presentes em um mesmo contexto. Administração, por sua vez, abrange diferentes saberes que são conectados de forma interdisciplinar o que oportuniza a preparação de formandos capazes de articular a teoria e a prática, fortalecendo o ensino, pesquisa e extensão. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar o impacto da disciplina Projeto Integrador na produtividade científica dos discentes e docentes de uma instituição federal. Utilizou uma abordagem qualitativa de caráter exploratório apoiando-se na análise bibliográfica-documental. Os resultados revelaram um crescimento consistente no número de publicações concluindo que o impacto da disciplina Projeto Integrador tem proporcionado o enriquecimento científico no curso investigado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, W. A. C.; COMINI, G. M.; FISCHER, A. L. Ensino e Pesquisa em Gestão de Pessoas/Gestão de Recursos Humanos no Brasil: Convergência ou Divergência. Revista de Administração de Empresas, v. 59, n. 3, p. 215-221, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0034-759020190307

CASOTTI, L.M. Ensino e Pesquisa de Marketing: A Pílula Vermelha como Alternativa. Revista de Administração de Empresas , v. 59, n. 5, pág. 365-369, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0034-759020190506

CASSUNDÉ. F. R. S. A.; BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C. Entre revisões sistemáticas e bibliometrias: como tem sido mapeada a produção acadêmica em administração no Brasil? Informação & Informação. Londrina, v. 23, n. 1, p. 311 – 334, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p311

CEZARINO, L. O.; CORRÊA, H. L. Interdisciplinaridade no Ensino em Administração: Visão de Especialistas e Coordenadores de Cursos de Graduação. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP) R v. 16, n. 4, p. 751-784, 2015. Disponível em: <https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/384/195>. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n4.384

DEMAJOROVICK, J.; SILVA, H. C. O. . Formação interdisciplinar e sustentabilidade em cursos de administração: desafios e perspectivas. RAM – Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, 13(5): 39-64. 2012. Disponível em: . DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-69712012000500003

FAZENDA, I. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou Ideologia. 6ª edição: 2011 Ed. Loyola, São Paulo, Brasil.

FERREIRA, M.P. Periódicos e Rankings De Periódicos em Administração. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração v.9, n. 2, -. 1-16. 2015. DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v9i2.502

FONTES, L. A. C.; POLETTO, S. S. A importância da pesquisa científica no processo de formação superior.

Revista da FAESF, v. 2, n. 2, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa-Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra, 1996. ISBN 85-219-0243-3.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GUIMARAES, T. A.; et al. A 'Anpad' e o Processo de Institucionalização da Comunidade Científica Brasileira de Administração. Cadernos EBAPE.BR, v. 16, n. Edição Especial, p. 523-537, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395173273.

IFPI. Regulamento Projeto Integrador Curso de Bacharelado em Administração Instituto Federal do Piauí- Campus Piripiri. 2018.

LAPA, J. M.; BEJARANO, N. R.; PENIDO, M. C. M. Interdisciplinaridade e o ensino de ciências: uma análise da produção recente. Anais. VIII

Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas: São Paulo. dez. 2011.

PPC-Plano Pedagógico de Curso. Instituto Federal do Piauí, 2015. Disponível em: < http://www.ifpi.edu.br/cursos/documentos-dos-cursos/ppc/ppc-adm-pir.pdf>. Acesso em: 05.03.2021.

CNE. RESOLUÇÃO Nº 1, DE 13 DE JANEIRO DE 2014. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Administração Pública, bacharelado, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 19 dez. 2013.

OLIVEIRA, C. C. et al. Interdisciplinaridade nos Cursos de Administração Pública e Gestão Pública no Brasil: Uma Análise Conceitual. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 13, n. Edição Especial 1, p. 63-88, 2020. DOI: https://doi.org/10.19177/reen.v12e0201963-88

PETARNELLA, L.; SILVEIRA, A.; MACHADO, N. S. Educação Ambiental e Ensino de Sustentabilidade: Reflexões no Contexto da Administração. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 6, n. 1, p. 1-12, 2017. DOI: https://doi.org/10.5585/geas.v6i1.616

PENOF, D. G. et al. Desafios da Interdisciplinaridade no Ensino Superior: o Papel do Coordenador de Curso nos Projetos e Atividades Especiais – PÃES'. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 24-51, 2020. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n1.1523

PINHO, M. J. Ciência e ensino: contribuições da iniciação científica na educação superior. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 03, p. 658-675, nov. 2017 DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000300005

SANO, H.; ARAÚJO, M. A. D. A Construção do Conhecimento Científico em Administração: Contribuições da Engenharia e dos Engenheiros. Interface - Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, v. 17, n. 2, p. 259291, 2020.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade - o currículo integrado. Petrópolis: Vozes, 2001. SIEGLER, J., BIAZZIN, C. e FERNANDES, A. R. Fragmentação do Conhecimento Científico em Administração: uma análise crítica. RAE, São Paulo, v. 54, n. 3, maio-jun, p. 254-267, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-759020140302

SPIESS, M. R.; MATTEDI, M. A. Eventos científicos: da Pirâmide Reputacional aos círculos persuasivos. Sociedade e Estado, v. 35, n. 2, p. 441-471, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035020004

TISCHER, W.; TURNES, V. A.; ROCHA, I. O. A Educação superior no desenvolvimento regional: uma análise bibliométrica da produção acadêmica em eventos científicos na área PLURD de 2014 a 2019. Revista Política e Planejamento Regional. -Rio de Janeiro- vol.8. nº 1, p.21-41, 2021

Downloads

Publicado

2023-01-09

Como Citar

Silva, L. do N. ., Silva, R. F. ., Barroso, E. dos S. S. ., Teixeira, L. I. L. ., & Júnior, M. A. C. de O. . (2023). A disciplina projeto integrador e a produtividade acadêmica: impactos em uma instituição federal de ensino. Revista De Gestão E Secretariado, 14(1), 133–147. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1505