Secretariado Executivo e terceiro setor: um estudo de caso na ESSOR Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v13i2.1268

Palavras-chave:

Secretariado Executivo, Terceiro Setor, Campo de atuação.

Resumo

A sociedade brasileira passou por mudanças econômicas, políticas, sociais, culturais e ambientais profundas nos últimos 50 anos.  Para esse trabalho, destacamos o surgimento e fortalecimento do Terceiro Setor e a reconfiguração da profissão de Secretariado Executivo, que se amplia a ponto de contribuir com os diferentes tipos de organizações. Portanto, a questão que pauta essa pesquisa é: quais as atividades que o profissional de Secretariado Executivo pode desenvolver no âmbito das instituições do Terceiro Setor? Assim, estabeleceu-se como objetivo geral identificar as possibilidades de atuação do profissional de Secretariado Executivo em organizações do Terceiro Setor, via um estudo de caso na ESSOR Brasil. Especificamente buscou-se: mapear as funções organizacionais de instituições do Terceiro setor; identificar as funções que o profissional de Secretariado Executivo pode desenvolver em uma organização do Terceiro Setor; e especificar as competências necessárias para atuação do profissional de Secretariado Executivo no Terceiro Setor. Metodologicamente, esta é uma pesquisa exploratória, qualitativa, descritiva, bibliográfica e de campo. Como considerações possíveis, verificou-se que as funções organizacionais mapeadas na ESSOR Brasil podem ser desenvolvidas por profissionais de Secretariado Executivo, pois a formação acadêmica desenvolve as competências necessárias. Identificou-se a inexistência do cargo “secretário/a executivo/a”, percebendo que a possibilidade de atuação desse profissional nesse tipo de organização é ocupando outras funções, como a de Coordenador de Desenvolvimento Institucional. Essa pesquisa aponta para a possibilidade de uma atuação do Secretariado Executivo no Terceiro Setor que passa tanto pela aplicação das técnicas secretariais, quanto pelo desenvolvimento da assessoria e co-gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin, Universidade Federal da Paraíba

Professora adjunta do DCSA/CCAE/UFPB. Doutorado em Sociologia, mestrado em Marketing e graduação em Administração, todos pela Universidade Federal da Paraíba, Campus I.

Maria Géssoca Silva da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Secretariado Executivo na Universidade Federal da Paraíba – CCAE/Campus IV. Bolsista no projeto de pesquisa “As ONGs e a cooperação Sul-Sul: possibilidades para a inovação social”.

Thaislane Balbino Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Secretariado Executivo na Universidade Federal da Paraíba – CCAE/Campus IV.

Wilma Izabel Carneiro Barreiro, Universidade Federal da Paraíba

Coordenadora de Desenvolvimento Institucional da ESSOR Brasil; Especialista em Gestão Social e Avaliação de Políticas Públicas – FIP; Graduada em Secretariado Executivo na Universidade Federal da Paraíba – CCAE/Campus IV.

Referências

Antunes, C.C.S. (2010). Construção das competências essenciais do profissional de secretariado executivo. In: I Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo – Unioeste, Toledo, PR.

Armani, D. (2001). O desenvolvimento institucional como condição de sustentabilidade das ONG no Brasil. In Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas Públicas. Coordenação Nacional de DST/Aids. Aids e sustentabilidade: sobre as ações das organizações da sociedade civil (pp. 17-34). Brasília, DF.

Ashoka Empreendedores Sociais e McKinsey Company. (2001). Empreendimentos sociais sustentáveis: como elaborar planos de negócio para organizações sociais. Peirópolis, MG.

Bresser-Pereira, L.C., & Grau, N.C. (1999). Entre o Estado e o mercado: O público não estatal. In Bresser-Pereira, L.C., & Grau, N.C. (Org.). O público não estatal na reforma do Estado (pp. 15-48). Rio de Janeiro, RJ: FGV. Recuperado de http://www.bresserpereira.org.br/documento/281.

Dieese-PB. (2011). Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda 2010/2011: mercado de trabalho (3a ed.). São Paulo, Brasil. Recuperando de http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A333FE61F013341780DBB382F/mercado.pdf.

Fernandes, R.C. (1994). Privado, porém público: o terceiro setor na América Latina. Rio de Janeiro, RJ: Relume-Dumará.

Fontes, Virginia. (2010). O Brasil e o capital imperialismo: teoria e prática (2a ed.) Rio de Janeiro, RJ: UFRJ.

Gil, A.C. (1991). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2021, 15 de janeiro). As Fundações Privadas e Associações sem fins lucrativos no Brasil. Recuperado em 15 de janeiro, 2021, de https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/outras-estatisticas-economicas/9023-as-fundacoes-privadas-e-associacoes-sem-fins-lucrativos-no-brasil.html?edicao=10582&t=series-historicas.

Melo Neto, F. P., & Froes, C. (1999). Responsabilidade Social & Cidadania Empresarial. Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark.

Merege, L.C. O. (2001). Desafio da Sustentabilidade no Terceiro Setor: o caso das Ong/AIDS. In Ministério da Saúde, AIDS e Sustentabilidade: sobre as ações das organizações da sociedade civil. Brasília, Brasil.

Nascimento, J.F. (2011). A atuação do secretário executivo no processo administrativo. [Monografia de graduação]. Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape, PB.

Nonato Júnior, R. (2009). Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a fundação das ciências da assessoria. Fortaleza, CE: Expressão Gráfica.

Oliveira, C.P., & Monolescu, F.M.K. (2010). A importância do terceiro setor. In XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, Brasil. Recuperado de www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2010/anais/arquivos/0020_0210_01pdf.

Sabino, R.F., & Rocha, F.G. (2004). Secretariado: do escriba ao webwriter. Rio de Janeiro, RJ: Brasport.

Silva, C.E.G. (2010). Gestão, legislação e fontes de recursos no terceiro setor brasileiro: uma perspectiva histórica. Revista de Administração Pública, 44 (6), 1301-1325, Rio de Janeiro. Recuperado de https://www.scielo.br/j/rap/a/dmgXfwLTwhKpbCpHxgnpqcx/?format=pdf&lang=pt.

Veiga, D.R. (2010) Guia de secretariado: técnicas e comportamento (3a ed.) São Paulo, SP: Érica.

Universidade Federal da Paraíba. (2013, 02 de julho). Projeto Pedagógico do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue – UFPB. Recuperado de http://www.ccae.ufpb.br/secretariado/.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Angeluce Soares Perônico Barbotin, M., Géssoca Silva da Costa, M., Balbino Ferreira, T., & Izabel Carneiro Barreiro, W. (2022). Secretariado Executivo e terceiro setor: um estudo de caso na ESSOR Brasil. Revista De Gestão E Secretariado, 13(2), 201–225. https://doi.org/10.7769/gesec.v13i2.1268

Edição

Seção

Artigos