Estereótipos de gênero no curso de Secretariado Executivo: discussões a partir do olhar de estudantes do gênero masculino
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v13i1.1260Palavras-chave:
Secretariado Executivo, Gênero, Estereótipos, Mercado de trabalho.Resumo
Devido à predominância feminina no escopo profissional e no meio acadêmico do Secretariado Executivo, os discentes de gênero masculino se deparam com desafios específicos – como, por exemplo, o de romper possíveis estereótipos historicamente construídos sobre essa ocupação. Neste sentido, este estudo busca compreender como estudantes de gênero masculino do Secretariado Executivo enxergam os estereótipos relacionados ao curso e a atuação no mercado de trabalho. Os dados primários foram coletados mediante entrevistas, realizadas a partir de roteiro semiestruturado com 18 alunos do curso. A análise dos dados foi feita por meio do método de análise de conteúdo. Os estudantes identificaram que fazem parte de suas vivências os seguintes estereótipos: da secretária; da aparência; da subserviência; das relações interpessoais; e da orientação sexual. Ante o exposto, foi possível evidenciar que tais estereótipos se caracterizam no curso e no mercado de trabalho do Secretariado Executivo como uma questão de gênero, visto que a maioria dos relatos se relaciona a diferenciais de gênero que, por vezes, atuam gerando desvantagens para os homens nesta área, como é o caso das oportunidades de trabalho.
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