A Atuação dos(as) Secretários(as) na Gestão dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v9i2.666Palavras-chave:
Gestão da Pós-Graduação, Capital humano, Competências dos SecretáriosResumo
O artigo discute sobre a atuação dos profissionais do secretariado no contexto da gestão dos Programas de Pós-graduação (PPG) em Educação na região Sul do Brasil. A pesquisa teve como objetivo investigar a atuação profissional dos secretários ou secretárias dos Programas de Pós-graduação em Educação da Região Sul do Brasil de modo a reunir informações que pudessem dar visibilidade à ação destes profissionais do Secretariado. Da mesma forma, busca subsidiar uma reflexão desses profissionais e dos próprios programas acerca de suas práticas laborais, visando ao aprimoramento dos processos e práticas de gestão no âmbito da Pós-graduação stricto sensu em educação a partir da visão da Secretaria. A metodologia consistiu na realização de um levantamento tipo survey exploratório-descritivo. A pesquisa se justificativa porque a gestão do capital humano dedicado à produção da pesquisa no contexto da pós-graduação não tem sido analisada sob o ponto de vista das competências dos/as Secretários/as. Como resultados, apresentamos à comunidade acadêmica e tecemos breves reflexões sobre uma primeira lista com as principais atividades realizadas pelos/as secretários/as em relação aos quesitos da Plataforma Sucupira que subsidia o sistema de avaliação da Pós-graduação em Educação no Brasil.
Downloads
Referências
Andrietta, J. M. & Miguel, P. A. C. (2007, maio-ago.). Aplicação do programa Seis Sigma no Brasil: resultados de um levantamento tipo survey exploratório-descritivo e perspectivas para pesquisas futuras. Gestão & Produção, 14(2), 203-219.
Anped Sul (2015). Fórum de Secretários(as) de Programas de Pós-graduação em Educação da região Sul. Recuperado em 6 de maio de 2015, de <http://www.portalanpedsul.com.br/home.php?link= secretarios&sublink=secretarios>.
Barbosa, J. P. P. & Campanhol, E. M. (2006). A indústria de confecção de Passos/MG e a capacitação de sua mão de obra. REA - Revista Eletrônica de Administração. Recuperado em 21 de maio de 2015, de <http://periodicos.unifacef.com.br/ index. php/rea/article/view/193>.
Capes - Coordenação de aperfeiçoamento de nível superior. (2014). Mestrados/Doutorados Reconhecidos. Recuperado em 9 de abril de 2014, de <http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisarRegiaoIes&codigoRegiao=4&descricaoRegiao=Sul#>.
Capes. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2014). História e Missão. Recuperado em 18 de abril de 2014, de http://www.capes.gov.br/sobre-a-capes/historia-e-missao.
Capes. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2014). Educação Documento de Área e Comissão. Recuperado em 4 de maio de 2014, de <http://www.avaliacaotrienal2013. capes.gov.br/documento-de-area-e-comissao>.
Capes. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2014). Caracterização do Sistema de avaliação da Pós-graduação. Recuperado em: 7 de setembro de 2014, de <http://www.capes.gov.br/cursos-recomendados/91-conteudo-estatico/avaliacao-capes/6871-caracterizacao-do-sistema-de-avaliacao-da-pos-graduacao>.
Caravantes, G. R. (2002). O ser total: talentos humanos para o novo milênio (2a ed.). Porto Alegre: AGE.
Chiavenato, I. (2006). Recursos Humanos: O capital humano das organizações (8a ed.). São Paulo: Editora Atlas S.A.
Chiavenato, I. (2010). Administração Geral e Pública. Serie Provas e Concursos. (6ª reimpressão). Rio de Janeiro: Elsevier.
Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes; consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição Dirceu da Silva. (3a ed.). Porto Alegre: Artmed.
Cury, C. R. J. (2005, set./out./nov./dez.). Quadragésimo ano do parecer CFE nº 977/65. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, (30), pp.7-20.
Dalmoro, M., & Vieira, K. M. (2013) Dilemas na construção de escalas tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados? RGO Revista Gestão Organizacional, Chapecó/SC, 6 (edição especial). Recuperado em 7 de agosto, 2017, de <https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/view/1386/1184>.
Freire, P. (1979). Educação e mudança (2a ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra. (Educação e comunicação).
Freitas, H.; Oliveira, M.; Sacco, A. Z., & Moscarola, J. (jul./set. 2000). O método de pesquisa survey. Revista de Administração, 35(3), 105-112. Recuperado em 6 de agosto, 2017, de <http://www.utfpr.edu.br/curitiba/estrutura-universitaria/diretorias/dirppg/especializacoes/pos-graduacao-dagee/leanmanufacturing/ PesquisaSurvey 012.pdf/at_ download/file>.
Guterres, C. R. J. (2002). A Faculdade Interamericana de Educação. Cadernos de Educação Especial, (1)19. Santa Maria. Recuperado em 18 de abril, 2014, de <http://coralx.ufsm.br/ revce/ceesp/2002/01/a11.htm>.
Melo, P. A. (2012). Qualificações, competências, desafios e perspectivas dos profissionais que atuam nas secretarias de programas de Pós-graduação em Educação. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra). Caxias do Sul/RS, Brasil; Evento: VII Fórum de Secretários de Programas de Pós-graduação em Educação; Inst. promotora/financiadora: Universidade Caxias do Sul. Informação do Lattes: <http://lattes.cnpq.br/3852153573907873>.
Menegat, J. & Colossi, N. (2009, jul/dez.). Gestão do capital humano em Instituições de Ensino Superior. Dialogo, Canoas, 15, 73-88.
Silva, A. A. da & Oliveira, E. C. W. L. (2009, jun.) Gestão de Pessoas: Uma abordagem sobre os programas de incentivos nas organizações. Revista Multidisciplinar da Uniesp. Saber Acadêmico, Presidente Prudente, (7). Recuperado em 11 de maio, 2015, de <http://www.uniesp.provisorio.ws/revista/revista7/pdf/25_gestao_pessoas.pdf>.
Silva, C. D. da (2011) Gestão Educacional: Um estudo de caso na rede La Salle. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação do Unilasalle. Recuperado em 11 de maio, 2015, de <http://biblioteca.unilasalle.edu.br/docs_online/tcc/mestrado/educacao/2011/cdsilva.pdf.
PDI – Unilasalle (2015). Plano de Desenvolvimento Institucional, 2014-2018. Recuperado em 2 de fevereiro de 2015, de <http://unilasalle.edu.br/public/media/4/files/pdi_livreto_web.pdf>.
Sucupira, N. (Relator) (2005). Parecer CFE nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1965. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, (30) 162-173. Recuperado em 20 de janeiro, 2015, de <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n30/a14n30.pdf>.
Yin, R. K. (2006). Estudo de caso: planejamento e métodos (3a ed.). Porto Alegre: Bookman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
• 1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
• 2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
• 3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
• 4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
• 5. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
• 6. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html