PERFIL DOS DISCENTES (INGRESSANTES E CONCLUINTES) DE SECRETARIADO EXECUTIVO: UM ESTUDO COMPARATIVO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PÚBLICAS

Autores

  • Vania Souza Bilert Unioeste
  • Fabiana Veloso Biscoli Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v2i2.54

Palavras-chave:

Perfil, Secretariado Executivo, Instituições de Ensino Superior (IES)

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar o perfil dos discentes, ingressantes e concluintes, dos cursos de graduação em secretariado executivo. A pesquisa foi realizada com os discentes de 11 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras, estaduais e federais. O estudo configura-se como descritivo-exploratório, fazendo parte da amostra 507 discentes, sendo 311 ingressantes e 196 concluintes. Os principais resultados indicam que os discentes atuam em empresas de diversos segmentos, com destaque ao comércio e prestação de serviços; 87% são do gênero feminino e a faixa etária predominante é entre 17 a 24 anos. Destaca-se, como fator positivo, a atuação profissional dos discentes desde o início da graduação, exercendo as atribuições pertinentes ao profissional de secretariado executivo, o que revela que os discentes conseguem relacionar o que é aprendido em sala de aula com a prática profissional, o que também evidencia a aceitação do empresariado pelos profissionais de secretariado executivo.

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Biografia do Autor

Vania Souza Bilert, Unioeste

Docente do Curso de Secretariado Executivo da UNIOESTE. Membro do Grupo de Pesquisa em Secretariado Executivo.

Fabiana Veloso Biscoli, Unioeste

Mestre em Administração de Negócios/UEL. Docente do Curso de Secretariado Executivo da UNIOESTE. Membro do Grupo de Pesquisa em Secretariado

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Publicado

2012-05-08

Como Citar

Bilert, V. S., & Biscoli, F. V. (2012). PERFIL DOS DISCENTES (INGRESSANTES E CONCLUINTES) DE SECRETARIADO EXECUTIVO: UM ESTUDO COMPARATIVO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PÚBLICAS. Revista De Gestão E Secretariado, 2(2), 33–57. https://doi.org/10.7769/gesec.v2i2.54

Edição

Seção

Artigos