PERFIL DOS DISCENTES (INGRESSANTES E CONCLUINTES) DE SECRETARIADO EXECUTIVO: UM ESTUDO COMPARATIVO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v2i2.54Palavras-chave:
Perfil, Secretariado Executivo, Instituições de Ensino Superior (IES)Resumo
O objetivo deste artigo é identificar o perfil dos discentes, ingressantes e concluintes, dos cursos de graduação em secretariado executivo. A pesquisa foi realizada com os discentes de 11 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras, estaduais e federais. O estudo configura-se como descritivo-exploratório, fazendo parte da amostra 507 discentes, sendo 311 ingressantes e 196 concluintes. Os principais resultados indicam que os discentes atuam em empresas de diversos segmentos, com destaque ao comércio e prestação de serviços; 87% são do gênero feminino e a faixa etária predominante é entre 17 a 24 anos. Destaca-se, como fator positivo, a atuação profissional dos discentes desde o início da graduação, exercendo as atribuições pertinentes ao profissional de secretariado executivo, o que revela que os discentes conseguem relacionar o que é aprendido em sala de aula com a prática profissional, o que também evidencia a aceitação do empresariado pelos profissionais de secretariado executivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
• 1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
• 2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
• 3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
• 4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
• 5. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
• 6. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html