A Percepção dos Consumidores Quanto às Características Ecológicas: Análise de Viabilidade Baseada no Modelo Bertolini para Água Mineral

Autores

  • Raquel Adriana Gafuri Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jerry Adriani Johann Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcelo Roger Meneghatti Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v6i3.428

Palavras-chave:

Viabilidade de investimento, Produto ecológico, Água mineral, Modelo Bertolini

Resumo

A conscientização quanto às questões ambientais tem influenciado a decisão de compra e os padrões de consumo que podem indicar a disposição em adquirir um produto com características ecológicas. Este estudo de caso pretende averiguar se investimentos em características ecológicas seriam capazes de trazer retornos financeiros positivos para uma indústria de água mineral de 510 ml. Para tal verificação as análises são feitas com base no modelo proposto por Bertolini (2009), que consistiu em identificar as características ecológicas mais percebidas pelos consumidores, avaliar a disponibilidade em adquirir o produto com tais características, analisar a viabilidade econômica do projeto, além de realizar cruzamentos entre as variáveis. Apurou-se que o fator preço ainda se sobrepõe à conscientização ecológica, e que o consumidor está disposto a pagar o mesmo preço tanto para produto ecológico, quanto para produto convencional. Mesmo diante dessas condições, pode-se dizer que a utilização da ferramenta de análise foi capaz de apontar viabilidade para investimentos em características ecológicas para o produto água mineral de 510 ml.

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Biografia do Autor

Raquel Adriana Gafuri, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente do Mestrado Profissional em Administração da Unioeste. Especialista em Engenharia Econômica e Análise de Projetos pela Unioeste. Graduada em Administração pela Unioeste

Jerry Adriani Johann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do Mestrado Profissional em Administração, e do Doutorado em Engenharia Agrícola da Unioeste.

Marcelo Roger Meneghatti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste. Docente do curso de Administração - Unioeste.

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do Mestrado Profissional em Administração, do Mestrado em Contabilidade da Unioeste. Doutor em Engenharia da Produção.

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

Gafuri, R. A., Johann, J. A., Meneghatti, M. R., & Bertolini, G. R. F. (2015). A Percepção dos Consumidores Quanto às Características Ecológicas: Análise de Viabilidade Baseada no Modelo Bertolini para Água Mineral. Revista De Gestão E Secretariado, 6(3), 70–90. https://doi.org/10.7769/gesec.v6i3.428

Edição

Seção

Artigos