Secretariado Executivo no Brasil: profissão ou ocupação?

Autores

  • Jéssica Oliveira Vieira Universidade Federal de Viçosa
  • Débora Carneiro Zuin Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v6i3.341

Palavras-chave:

Secretariado Executivo, Sociologia das profissões, Ocupação

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento e os resultados de um estudo que consistiu em averiguar o perfil do Secretariado Executivo no Brasil como profissão ou ocupação. Seus objetivos propuseram apresentar o conceito de profissão e de ocupação; elaborar um quadro de referência, a partir da literatura consultada, evidenciando as características de uma profissão; fazer um levantamento historiográfico do Secretariado Executivo no Brasil; verificar a importância do Conselho Federal de Secretariado (CFSEC). Dessa forma, foi realizada uma análise de vagas de emprego na Região Sudeste, além de entrevistas com integrantes de associações da classe secretarial, sendo elas a Fenassec, e dois sindicatos estaduais; e um levantamento bibliográfico, utilizando-se a metodologia qualitativa.  Visando uma interpretação e explicação dos dados obtidos, a análise de conteúdo foi empregada. 

 

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Biografia do Autor

Jéssica Oliveira Vieira, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa.

Email: [email protected] (Brasil)

Débora Carneiro Zuin, Universidade Federal de Viçosa

Professora e Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue - UFV

Doutora em Estudos Organizacionais pela University of Edinburgh Business School (Reino Unido). Mestre em Línguas e Marketing Europeu – Edinburgh Napier University (Reino Unido).

Email: [email protected] (Brasil)

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

Vieira, J. O., & Zuin, D. C. (2015). Secretariado Executivo no Brasil: profissão ou ocupação?. Revista De Gestão E Secretariado, 6(3), 21–45. https://doi.org/10.7769/gesec.v6i3.341

Edição

Seção

Artigos