Estudo bibliométrico da produção científica internacional sobre empreendedorismo digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v13i2.1236

Palavras-chave:

Empreendedorismo digital. Transformação digital. Redes bibliométricas.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi mapear a produção científica internacional sobre empreendedorismo digital. Para alcançar esse propósito, foi conduzida uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva e bibliométrica, com abordagem quantitativa. A mensuração da produção científica foi baseada nas três leis clássicas da bibliometria: Lei de Bradford, Lei de Zipf e Lei de Lotka. O estudo seguiu as etapas definidas por Sousa, Fontenele, Silva e Filho (2019) para a condução de pesquisas bibliométricas, a saber: seleção da base de dados e do software bibliométrico, definição da amostra, levantamento da amostra, tabulação e tratamento de dados descritivos, e análise dos dados. Os dados foram coletados do banco de dados da Web Of Science e tabulados no software Excel. Para analisar as redes bibliométricas de coocorrência de palavras-chave e de citação (autores e periódicos) utilizou-se o software VOS Viewer. Este estudo mostra de forma geral as principais correntes temáticas exploradas em cenário internacional sobre o empreendedorismo digital: Transformação Digital, Estratégia, Data Science e Inovação Digital. Também sinaliza outros aspectos relacionados ao construto, oferecendo um respaldo teórico para outras pesquisas, sobretudo para ampliar o campo do conhecimento sobre o assunto analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Rayane Silva Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e é Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande (PPGA/UFCG), com área de concentração em Gestão Social e Ambiental. Interesses de pesquisa: Estudos Organizacionais; Governança; Desenvolvimento Sustentável.

Sandra Maria Araújo de Souza, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2002) e mestrado em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba (2005) e é doutora pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da UFCG. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba, atuando principalmente nos seguintes temas: terceira idade, consumidor, governança e desenvolvimento sustentável.

Geuda A. Da Costa Gonçalves, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1993), Mestre em Organizações e Recursos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Atualmente é professora titular do Departamento de Administração e Economia da Universidade Estadual da Paraíba e desenvolve pesquisas na área de administração política,administração pública municipal e desenvolvimento sustentável

Referências

Balocco, R., Cavallo, A., Ghezzi, A., & Berbegal-Mirabent, J. (2019). Lean business models change process in digital entrepreneurship. Business Process Management Journal, 25(7), 1520–1542. https://doi.org/10.1108/BPMJ-07-2018-0194

Beliaeva, T., Ferasso, M., Kraus, S., & Damke, E. J. (2019). Dynamics of digital entrepreneurship and the innovation ecosystem: A multilevel perspective. International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research, 26(2), 266–284. https://doi.org/10.1108/IJEBR-06-2019-0397

Berman, S. J. (2012). Digital transformation: Opportunities to create new business models. Strategy and Leadership, 40(2), 16–24. https://doi.org/10.1108/10878571211209314

Bharadwaj, A., El Sawy, O. A., Pavlou, P. A., & Venkatraman, N. (2013). Digital business strategy: Toward a next generation of insights. MIS Quarterly: Management Information Systems, 37(2), 471–482. https://doi.org/10.25300/MISQ/2013/37:2.3

Bouncken, R. B., Kraus, S., & Martínez-Pérez, J. F. (2020). Entrepreneurship of an institutional field: the emergence of coworking spaces for digital business models. International Entrepreneurship and Management Journal, 16(4), 1465–1481. https://doi.org/10.1007/s11365-020-00689-4

Cavallo, A., Ghezzi, A., Dell’Era, C., & Pellizzoni, E. (2019). Fostering digital entrepreneurship from startup to scaleup: The role of venture capital funds and angel groups. Technological Forecasting and Social Change, 145(August 2018), 24–35. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2019.04.022.

Cintra, F. C. (2010). Marketing Digital: a era da tecnologia on-line. Investigação, 10(1), 6–12. https://doi.org/10.26843/investigacao.v10i1.147

Coraiola, D. M., Mello, C. M. de, & Jacometti, M. (2012). Estruturação da estratégia-como-prática organizacional: possibilidades analíticas a partir do institucionalismo organizacional. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 13(5), 204–231. https://doi.org/10.1590/s1678-69712012000500008

Ferreira, K. M., Mexas, M. P., Abreu, W., & Mello, P. L. (2016). Economia compartilhada e consumo colaborativo: uma revisão de literatura. Artigo apresentado no XII Congresso Nacional Em Excelência Em Gestão & III INOVARSE - Responsabilidade Social Aplicada, 2016, Rio de Janeiro, Brasil.

Franzoni, G. B., & Da Silva, T. N. (2016). Inovação Social e Tecnologia Social: o caso da Cadeia Curta de Agricultores Familiares e a Alimentação Escolar em Porto Alegre/RS. Desenvolvimento Em Questão, 14(37), 353. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.353-386

Ghezzi, A. (2019). Digital startups and the adoption and implementation of Lean Startup Approaches: Effectuation, Bricolage and Opportunity Creation in practice. Technological Forecasting and Social Change, 146(December 2017), 945–960. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2018.09.017

Ghezzi, A., & Cavallo, A. (2020). Agile Business Model Innovation in Digital Entrepreneurship: Lean Startup Approaches. JOURNAL OF BUSINESS RESEARCH, 110(March 2020), 519–537. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2018.06.013

Gomes, G. de S., & Neto, J. D. de O. (2017). Bibliometria como suporte aos processos de pesquisa – uma contribuição didática à área contábil. Proceedings of the 14th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 14(May), 889–910. https://doi.org/10.5748/9788599693131-14contecsi/ps-4507

Hagberg, J., Sundstrom, M., & Egels-Zandén, N. (2016). The digitalization of retailing: an exploratory framework. International Journal of Retail and Distribution Management, 44(7), 694–712. https://doi.org/10.1108/IJRDM-09-2015-0140

Kim, K., Mithas, S., & Kimbrough, M. (2017). Information Technology Investments And Firm Risk Across Industries: Evidence From The Bond Market. Mis Quarterly, 41(4), 1347-1367. https://doi.org/10.25300/MISQ%2F2017%2F41.4.15

Kleine, D. (2013). Technologies of Choice? – ICTs, development and the capabilities approach (MIT Press (ed.)).

Knutas, A., Hajikhani, A., Salminen, J., Ikonen, J., & Porras, J. (2015). Cloud-based bibliometric analysis service for systematic mapping studies. Proceedings of the 16th International Conference on Computer Systems and Technologies, 25(June 2015),184–191. https://doi.org/10.1145/2812428.2812442

Kraus, S., Palmer, C., Kailer, N., Kallinger, F. L., & Spitzer, J. (2019). Digital entrepreneurship: A research agenda on new business models for the twenty-first century. International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research, 25(2), 353–375. https://doi.org/10.1108/IJEBR-06-2018-0425

Kraus, S., Roig-Tierno, N., & Bouncken, R. B. (2019). Digital innovation and venturing: an introduction into the digitalization of entrepreneurship. Review of Managerial Science, 13(3), 519–528. https://doi.org/10.1007/s11846-019-00333-8

Law, D. (2020). Conhecendo a Lei De Dados Do Brasil. Recuperado em 7 junho, 2020, de https://www.daniel-ip.com/wp-content/uploads/2019/02/Daniel_Cartilha_LGPD_atual_fev2019.pdf

Marques, L. da S., Kniess, C. T., Meira, S. R., & Ruiz, M. S. (2017). A Pesquisa em Estratégia e Sustentabilidade: Proposta de Agenda de Pesquisa a Partir de um Estudo Bibliométrico. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 16(03), 05–21. https://doi.org/10.5585/riae.v16i3.2544

Mendes, N. S., Caldas, T., & Ata, G. (2011). Alinhamento Estratégico entre Negócios e Tecnologias da Informação e Comunicação em Micro e Pequenas Empresas de Base Tecnológica. Encontro de Estudos Em Estratégia. Artigo apresentado no V Encontro de Estudos em Estratégia, 2011, Porto Alegre, Brasil.

Mithas, S., Agarwal, R., & Courtney, H. (2012). Digital business strategies and the duality of IT. IT Professional, 14(5), 1–4. https://doi.org/10.1109/MITP.2012.96

Mithas, S., Tafti, A., & Mitchell, W. (2013). How A Firm’s Competitive Environment And Digital Strategic Posture Influence Digital Business Strategy. Mis Quarterly, 37(2), 511–536. https://doi.org/10.25300/MISQ/2013/37.2.09

Moreira, P. S. da C., Guimarães, A. J. R., & Tsunoda, D. F. (2020). Qual Ferramenta Bibliométrica Escolher? um estudo comparativo entre softwares. P2P E Inovação, 6(March), 140–158. https://doi.org/10.21721/p2p.2020v6n2.p140-158.

Machado Junior, C., de Souza, M. T. S., Parisotto, I. R.S., & Palmisano, A. (2016). As leis da bibliometria em diferentes bases de dados científicos. Revista de Ciências da Administração, 18(44), 111-123. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p111

Porter, M. E. (1991). Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência (Campus (ed.)).

Teixeira Filho, N. (2012). Estudo do impacto do uso das metodologias ágeis no planejamento em sala de aula. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Nambisan, S. (2017). Digital Entrepreneurship: Toward a Digital Technology Perspective of Entrepreneurship. Entrepreneurship: Theory and Practice, 41(6), 1029–1055. https://doi.org/10.1111/etap.12254

Oliveira, A. A. S., Queiroz Neto, R. R. de, Queiroz, J. D. F. A., & Duarte, S. (2019). Empreendedorismo Digital: Suas Contribuições No Âmbito Econômico E Social. Organizações e Sociedade, 8(9), 56-68. https://doi.org/10.29031/ros.v8i9.436

Perianes-Rodriguez, A., Waltman, L., & van Eck, N. J. (2016). Constructing bibliometric networks: A comparison between full and fractional counting. Journal of Informetrics, 10(4), 1178–1195. https://doi.org/10.1016/j.joi.2016.10.006

Richter, C., Kraus, S., & Syrjä, P. (2015). The Smart City as an opportunity for entrepreneurship. International Journal of Entrepreneurial Venturing, 7(3), 211–226. https://doi.org/10.1504/IJEV.2015.071481

Sanasi, S., Ghezzi, A., Cavallo, A., & Rangone, A. (2020). Making sense of the sharing economy: a business model innovation perspective. Technology Analysis and Strategic Management, 32(8), 895–909. https://doi.org/10.1080/09537325.2020.1719058

Satalkina, L., & Steiner, G. (2020). Digital entrepreneurship and its role in innovation systems: A systematic literature review as a basis for future research avenues for sustainable transitions. Sustainability (Switzerland), 12(7), 27-64. https://doi.org/10.3390/su12072764

Secundo, G., Rippa, P., & Cerchione, R. (2020). Digital Academic Entrepreneurship: A structured literature review and avenue for a research agenda. Technological Forecasting And Social Change, 157(1), 01-17. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120118

Silva, M. R. Da, Hayashi, C. R. M., & Hayashi, M. C. P. I. (2011). Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. Revista de Ciência Da Informação E Documentação, 2(1), 110–129. https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i1p110-129

Sousa, E. da S., Fontenele, R. E. S., Silva, Á. L. L., & Filho, J. M. de S. (2019). Mapeamento da produção científica internacional sobre intenção empreendedora Mappingthe international scientific production about entrepreneurial. Revista de Gestão e Secretariado, 10(3), 114–139. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v10i3.901

Turban, E., King, D., Lee, J., Warkentin, M., & Michael Chung, H. (2002). Electronic Commerce 2002: A Managerial Perspective (P. College (ed.)).

Vallaster, C., Kraus, S., Kailer, N., & Baldwin, B. (2019). Responsible entrepreneurship: outlining the contingencies. International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research, 25(3), 538–553. https://doi.org/10.1108/IJEBR-04-2018-0206

Ylijoki, O., Sirkiä, J., Porras, J., & Harmaakorpi, V. (2019). Innovation capabilities as a mediator between big data and business model. Journal of Enterprise Transformation, 9(1), 1–18. https://doi.org/10.1080/19488289.2018.1548396

Zaheer, H., Breyer, Y., & Dumay, J. (2019). Digital entrepreneurship: An interdisciplinary structured literature review and research agenda. Technological Forecasting and Social Change, 148(June), 1-20. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2019.119735

Zhao, F. (2005). Exploring the synergy between entrepreneurship and innovation. International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research, 11(1), 25–41. https://doi.org/10.1108/13552550510580825

Zott, C., Amit, R., & Massa, L. (2011). The business model: Recent developments and future research. Journal of Management, 37(4), 1019–1042. https://doi.org/10.1177/0149206311406265

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Rayane Silva Bezerra, P., Maria Araújo de Souza, S., & Da Costa Gonçalves, G. A. (2022). Estudo bibliométrico da produção científica internacional sobre empreendedorismo digital. Revista De Gestão E Secretariado, 13(2), 75–100. https://doi.org/10.7769/gesec.v13i2.1236

Edição

Seção

Artigos