Os desafios do secretário executivo como sujeito pesquisador

Autores

  • Juliana Cidrack Freire do Vale Universidade Federal de Santa Catarina
  • Stefani de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elaine Rossi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kátia Denise Moreira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v11i1.1089

Palavras-chave:

secretariado executivo. pós-graduação stricto sensu. pesquisa científica.

Resumo

Em níveis mais avançados, a pesquisa se materializa por meio da pós-graduação stricto sensu, cujo objetivo é a formação de alto nível, naquilo que se refere ao exercício de funções relacionadas à produção de conhecimento. Todavia, a inserção nesses programas acontece por meio de processo seletivo rígido, que exige do candidato, dentre outros, a aproximação com as linhas de pesquisa ofertadas e considerável produção científica. Nessa direção, o secretariado encontra-se frente a uma barreira, visto que não há cursos de pós-graduação stricto sensu específicos para a área e, ainda, experiencia diversos desafios para a sua consolidação como campo de conhecimento. Dessa maneira, tem-se como objetivo deste estudo verificar quais foram os desafios enfrentados pelos servidores técnico-administrativos secretários-executivos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na inserção em um programa de pós-graduação stricto sensu. Para tanto, realizou-se um estudo de campo com os Secretários que já cursaram ou estão cursando mestrado e doutorado. Em termos metodológicos, este estudo caracteriza-se como básico, descritivo e de abordagem qualitativa. Como resultado, identificou-se que as adversidades são equilibradas, porém, acredita-se que todas têm uma mesma origem, qual seja, a falta de experiência/maturidade em termos de atuação no campo científico.

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

Vale, J. C. F. do, de Souza, S., Rossi, E., & Moreira, K. D. (2020). Os desafios do secretário executivo como sujeito pesquisador. Revista De Gestão E Secretariado, 11(1), 226–244. https://doi.org/10.7769/gesec.v11i1.1089

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