Satisfação acadêmica de estudantes de ensino superior: o caso de um universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v11i3.1082

Palavras-chave:

Satisfação Discente. Estudante Universitário. Avaliação Discente.

Resumo

O objetivo desse trabalho é identificar o grau de satisfação acadêmica dos alunos dos cursos de Ensino Superior de uma instituição pública do Rio Grande do Sul acerca da satisfação com o curso, oportunidades de desenvolvimento e satisfação com a instituição. Os dados foram coletados por meio de um questionário com 384 acadêmicos e analisados com o auxílio do software SPSS por meio dos testes estatísticos U Mann Whitney para até dois grupos e o de Kruskal Wallis para mais de dois grupos, a fim de verificar as diferenças de comportamento de satisfação quanto as variáveis de perfil. As questões qualitativas foram analisadas por meio da nuvem de palavras realizadas no software Word Art. Os resultados apresentaram significância para o sexo, curso, idade e se os acadêmicos trabalhavam ou não. Pelos resultados, identificou-se que homens, estudantes do curso de Economia e pessoas mais velhas possuem experiências mais satisfatórias com sua formação acadêmica. Nas questões de cunho qualitativo, identificou forte influência do professor para a satisfação com o curso, além de serem verificadas limitações entre a integração de teoria e prática nas disciplinas. Buscou-se por meio desse trabalho entender como se dá o processo de interação dos estudantes com a instituição, pois é uma questão de planejamento para as universidades.

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Biografia do Autor

Vanessa Piovesan Rossato, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Graduada do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria - Campus de Palmeira das Missões. Participou como consultora de gestão de pessoas da empresa Visão Júnior, uma empresa vinculada a universidade que presta serviços de consultoria aos empreendimentos da cidade. Foi bolsista de iniciação científica FIPE na linha de pesquisa Economia, controle e finanças da Universidade Federal de Santa Maria, dedicando-se a pesquisa e a graduação

Nelson Guilherme Machado Pinto, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lotado no Departamento de Administração no Campus Palmeira das Missões, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (PPGOP/UFSM). Atualmente é Chefe do Departamento de Administração da UFSM, Coordenador do Grupo de Estudos em Administração Pública, Econômica e Financeira (GEAPEF), participante do Grupo de Extensão e Pesquisa em Estratégia Organizacional (GEPEO) e Líder da linha de pesquisa Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública do PPGOP/UFSM. Doutor em Administração pela UFSM na linha de pesquisa de Economia, Controle e Finanças. Mestre em Administração pela UFSM na linha de pesquisa de Economia, Controle e Finanças. Bacharel em Administração pela UFSM. Atua nos seguintes temas: Administração Pública, Governança Pública, Inadimplência, Análise de Eficiência, Desenvolvimento Regional e Finanças Comportamentais.

Andressa Petry Müller, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada do curso de Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - campus Palmeira das Missões. Foi bolsista de Iniciação Científica-CNPQ e FAPERGS. Também foi vice-presidente do Diretório Acadêmico do curso de Administração, sendo representante discente em comissões e colegiados do curso. Tem experiência como bolsista e estagiária na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas

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Publicado

2020-12-11

Como Citar

Rossato, V. P., Pinto, N. G. M., & Müller, A. P. (2020). Satisfação acadêmica de estudantes de ensino superior: o caso de um universitário. Revista De Gestão E Secretariado, 11(3), 185–211. https://doi.org/10.7769/gesec.v11i3.1082