CAPTAÇÃO DE RECURSOS NA ONG “X”: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR ENTRE PROFISSIONAIS ADMINISTRAÇÃO E SECRETARIADO EXECUTIVO

Autores

  • Juliane Sachser Angnes Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)
  • Mábia Camargo Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)
  • Luciano Ferreira de Lima Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)
  • Marcel Luciano Klozovski Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v2i2.85

Palavras-chave:

Captação de Recursos, Responsabilidade Social, ONGs

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa, com enfoque interdisciplinar, realizado em parceria por professores dos cursos de Administração e Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), no ano de 2011, o qual se propôs auxiliar, a partir da realidade local, na elaboração de um plano para captação de recursos destinado a ONG “X”, localizada na cidade de Guarapuava/PR, uma vez que desde o ano de 2006 houve uma redução dos recursos investidos pelos principais financiadores - Agências de Cooperação Internacional - nesta organização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com proposição de planos, que utilizou a pesquisa bibliográfica, documental e a observação participante seguida de reuniões com o dirigente e funcionários da ONG como principais técnicas de pesquisa. Percebeu-se que esta organização depende quase que integralmente dos recursos captados junto às fontes externas e, no entanto, não possui efetivamente ações planejadas de captação de recursos. Por sua vez, o estudo empírico demonstrou que há possibilidade de se ampliar as fontes e possibilidades de captação de recursos para esta ONG na região de Guarapuava desde que se tenha um projeto bem estruturado. Desta maneira, observou-se a relevância em se trabalhar interdisciplinarmente, visto que a área de assessoria permite um esforço coordenado de várias disciplinas em torno de um objetivo comum, que, neste estudo configura-se uma proposição na área de Responsabilidade Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Sachser Angnes, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Professora Doutora na área de Educação, vinculada ao Departamento de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), atuando nos Cursos de Secretariado Executivo e Administração. Possui experiência na área administrativa com ênfase em Secretariado Executivo, atuando principalmente nas seguintes áreas temáticas: Planejamento e Organização de Eventos, Cerimonial e Protocolo, Etiqueta Social e Comportamental, Redação Técnica Oficial e Empresarial, Responsabilidade Social.

Mábia Camargo, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)

É professora no curso de graduação em Secretariado Executivo na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Cursa Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Luciano Ferreira de Lima, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)

É professor do curso de graduação em Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Atualmente exerce a função de Diretor Administrativo Financeiro na Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro (FAU). Tem experiência nas áreas de Administração Pública, Planejamento Estratégico, Mercado Acionário e Finanças Públicas, bem como em Análise de Custos e de Investimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, capital e trabalho, custos, investimentos, estratégia e mercado de capitais.

Marcel Luciano Klozovski, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)

É professor do curso de graduação em Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Atua nas áreas de logistica, gestão estratégica, gestão de custos e pesquisa de mercado. Cursa Mestrado na área de Contabilidade e Finanças na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2012-05-08

Como Citar

Sachser Angnes, J., Camargo, M., Ferreira de Lima, L., & Klozovski, M. L. (2012). CAPTAÇÃO DE RECURSOS NA ONG “X”: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR ENTRE PROFISSIONAIS ADMINISTRAÇÃO E SECRETARIADO EXECUTIVO. Revista De Gestão E Secretariado, 2(2), 5–32. https://doi.org/10.7769/gesec.v2i2.85

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)