Pesquisa sobre empresas juniores em instituições de ensino superior do Distrito Federal: estudo de caso com foco no Centro Universitário IESB
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v9i3.790Palavras-chave:
Empresa Júnior, Teoria-Prática, Aprendizagem, Integração IES-Empresa, Desenvolvimento ProfissionalResumo
Busca-se apresentar as características de empresas juniores instaladas em Instituições de Ensino Superior [IES], constituídas prioritariamente por discentes com o auxílio e gestão de docentes, para atender às necessidades do mercado e auxiliar no desenvolvimento da economia local e regional, capacitando os alunos e possibilitando experiências práticas, profissionais e oportunidades para obterem conhecimentos complementares fora das salas de aulas, bem como aumentar a visibilidade dos cursos das IES que aderirem ao modelo. Trata-se de pesquisa exploratória e bibliográfica, aplicada às IES localizadas no Distrito Federal, que possuem empresas juniores federadas ou qualquer outro modelo que se assemelhe. Foram realizadas entrevistas com os gestores das empresas juniores e aplicados questionários a uma amostra de alunos do curso de Administração de uma IES específica. Foram identificados, em documentos das empresas juniores, os erros mais comuns e as medidas frequentemente adotadas para corrigi-los ou evitá-los. Espera-se que as IES e os alunos que tenham a intenção de criar uma empresa universitária, possam utilizar os resultados auferidos no estudo para se orientarem, a fim de se obter melhores resultados no desempenho das empresas durante os seus primeiros anos de funcionamento.
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