Uma breve análise do potencial da formação continuada como instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v10i1.701Palavras-chave:
Aperfeiçoamento. Motivação. Desenvolvimento de habilidades. Crescimento profissional.Resumo
Este artigo discute a importância da formação continuada para o desenvolvimento pleno das competências e habilidades de profissionais de Secretariado Executivo, requeridas pelo mercado de trabalho. Ao longo do texto é feita uma breve exposição teórica que abarca a atuação desse profissional no mercado de trabalho através dos tempos, destaca seu perfil, ideal e real, suas necessidades e motivações, além de dialogar com aspectos da valorização dada ao capital intelectual pelas empresas, atualmente. Procurou-se adotar uma metodologia de pesquisa que considerasse a complexidade, a variabilidade e a multiplicidade dos objetos, objetivos e problemas próprios das Ciências Humanas e do contexto sócio-organizacional. Para isto, foram utilizados questionários semiestruturados na análise dos dados, com os quais se buscou compreender a percepção e a importância dada por esses profissionais ao tema investigado Por fim, são apresentadas as discussões a partir das respostas obtidas junto ao universo abordado.
Downloads
Referências
Boog, G. G. (Coord.). (2001). Manual de Treinamento e Desenvolvimento: um guia de operações - manual oficial da ABTD. São Paulo: Makron Books.
Breunig, J. (s. d). Especialista e multifuncional. Recuperado em 08 de julho, 2014, de < http://www.institutokenntnis.com.br/?page=artigos&a=2>
Canabrava, T., & Vieira, O. de F. A. (2006). Treinamento e desenvolvimento para empresas que aprendem. Brasília: SENAC/DF.
Chiavenato, I. (2000). Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus.
Chiavenato, I. (2003). Introdução à teoria geral da administração (6a ed.). Editora Campus: Rio de Janeiro.
DIEESE. (2007). Formação profissional continuada nas empresas: diretrizes para pesquisa. Convênio TEM/DIEESE. Recuperado em 14 de fevereiro, 2014, de
Fiorese, R. (2003). Metodologia da pesquisa: como planejar, executar e escrever um trabalho científico. João Pessoa: EDU.
Galindo, A. G., Souza, E. C. P., & Carvalho, I. C. (2012). Competências declaradas para atuação do profissional de secretariado executivo sob a perspectiva dos acadêmicos da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Recuperada em 07 de julho, 2014, de http://www.fenassec.com.br/xviii_consec_2012/1_lugar_artigo_competencias_declaradas.pdf.
Medeiros, J. B., & Hernandes, S. (2006). Manual da secretária (10a ed.). São Paulo: Atlas
Moresi, E. (Org). (2003). Metodologia de pesquisa. Brasília: UCB.
Motta, P. R. (2007). Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente (16a ed.). Rio de Janeiro: Record.
Perrenoud, P., & Magne, B. C. (1999). Construir: as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed.
Ramos, M. N. (2001). A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez.
Sabino, R. F., & Rocha, F. G. (2004). Secretariado: do escriba ao web writer. Rio de Janeiro: Brasport.
Universidade Federal de Viçosa. (2013). Secretariado Executivo Trilíngue: o curso: profissão. Recuperada em 19 de novembro, 2014, de <http://www.secretariadoexecutivo.ufv.br/?area=profissao>.
Wanser, E. (2010). A Secretária que faz: vivências e convivências. Blumenau: Nova Letra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
• 1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
• 2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
• 3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
• 4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
• 5. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
• 6. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html