Uma breve análise do potencial da formação continuada como instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho

Autores

  • Lacy de Aguilar Univiçosa - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa, Minas Gerais
  • Rosalia Beber de Souza Universidade Federal de Viçosa - UFV, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v10i1.701

Palavras-chave:

Aperfeiçoamento. Motivação. Desenvolvimento de habilidades. Crescimento profissional.

Resumo

Este artigo discute a importância da formação continuada para o desenvolvimento pleno das competências e habilidades de profissionais de Secretariado Executivo, requeridas pelo mercado de trabalho. Ao longo do texto é feita uma breve exposição teórica que abarca a atuação desse profissional no mercado de trabalho através dos tempos, destaca seu perfil, ideal e real, suas necessidades e motivações, além de dialogar com aspectos da valorização dada ao capital intelectual pelas empresas, atualmente. Procurou-se adotar uma metodologia de pesquisa que considerasse a complexidade, a variabilidade e a multiplicidade dos objetos, objetivos e problemas próprios das Ciências Humanas e do contexto sócio-organizacional. Para isto, foram utilizados questionários semiestruturados na análise dos dados, com os quais se buscou compreender a percepção e a importância dada por esses profissionais ao tema investigado Por fim, são apresentadas as discussões a partir das respostas obtidas junto ao universo abordado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lacy de Aguilar, Univiçosa - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa, Minas Gerais

Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue e em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Rosalia Beber de Souza, Universidade Federal de Viçosa - UFV, Minas Gerais

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professora efetiva na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Referências

Boog, G. G. (Coord.). (2001). Manual de Treinamento e Desenvolvimento: um guia de operações - manual oficial da ABTD. São Paulo: Makron Books.

Breunig, J. (s. d). Especialista e multifuncional. Recuperado em 08 de julho, 2014, de < http://www.institutokenntnis.com.br/?page=artigos&a=2>

Canabrava, T., & Vieira, O. de F. A. (2006). Treinamento e desenvolvimento para empresas que aprendem. Brasília: SENAC/DF.

Chiavenato, I. (2000). Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus.

Chiavenato, I. (2003). Introdução à teoria geral da administração (6a ed.). Editora Campus: Rio de Janeiro.

DIEESE. (2007). Formação profissional continuada nas empresas: diretrizes para pesquisa. Convênio TEM/DIEESE. Recuperado em 14 de fevereiro, 2014, de

Fiorese, R. (2003). Metodologia da pesquisa: como planejar, executar e escrever um trabalho científico. João Pessoa: EDU.

Galindo, A. G., Souza, E. C. P., & Carvalho, I. C. (2012). Competências declaradas para atuação do profissional de secretariado executivo sob a perspectiva dos acadêmicos da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Recuperada em 07 de julho, 2014, de http://www.fenassec.com.br/xviii_consec_2012/1_lugar_artigo_competencias_declaradas.pdf.

Medeiros, J. B., & Hernandes, S. (2006). Manual da secretária (10a ed.). São Paulo: Atlas

Moresi, E. (Org). (2003). Metodologia de pesquisa. Brasília: UCB.

Motta, P. R. (2007). Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente (16a ed.). Rio de Janeiro: Record.

Perrenoud, P., & Magne, B. C. (1999). Construir: as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed.

Ramos, M. N. (2001). A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez.

Sabino, R. F., & Rocha, F. G. (2004). Secretariado: do escriba ao web writer. Rio de Janeiro: Brasport.

Universidade Federal de Viçosa. (2013). Secretariado Executivo Trilíngue: o curso: profissão. Recuperada em 19 de novembro, 2014, de <http://www.secretariadoexecutivo.ufv.br/?area=profissao>.

Wanser, E. (2010). A Secretária que faz: vivências e convivências. Blumenau: Nova Letra.

Downloads

Publicado

2019-04-24

Como Citar

Aguilar, L. de, & de Souza, R. B. (2019). Uma breve análise do potencial da formação continuada como instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho. Revista De Gestão E Secretariado, 10(1), 1–25. https://doi.org/10.7769/gesec.v10i1.701

Edição

Seção

Artigos