Nível de alfabetização financeira pessoal de estudantes universitários brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v14i3.1752

Palavras-chave:

Educação Financeira, Conhecimento Financeiro, Atitude Financeira, Universitários

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar a alfabetização financeira de estudantes universitários de uma universidade do Sul do Brasil, por meio da análise do comportamento na atitude de consumo, o conhecimento relacionado a investimentos e organização financeira. Também foram consideradas variáveis sociodemográficas, como idade, sexo, renda. Como variável de controle foram usadas as dimensões conhecimento financeiro, organização e atitude financeira, denominada como alfabetização financeira, correlacionada às variáveis sociodemográficas.  Para executar o modelo foi realizada uma pesquisa survey enviada aos estudantes universitários de todos os cursos de graduação da universidade objeto de estudo. A pesquisa resultou em 276 respondentes e as informações foram testadas através de regressão linear múltipla. A motivação para realização deste estudo é identificar se os estudantes universitários são alfabetizados financeiramente e se a alfabetização é afetada por variáveis socioeconômicas e demográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGARWALLA, S. K. et al. A survey of financial literacy among students, Young employees and the retired in India. Indian Insitute of Management Ahmedabad, p. 1–32, 2012.

ANDERLONI, L.; VANDONE, D. Risk of Over-Indebtedness and Behavioural Factors. In: Risk Tolerance in Financial Decision Making. London: Palgrave Macmillan UK, 2011. p. 113–132. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230303829_5

ANDRADE, M. L. DE; LEITE, R. S.; IBRAHIM, S. T. C. DE A. Ética, Valores Pessoais e a Compra de Falsificados. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 19, n. 1, p. 104–133, 1 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.21529/RECADM.2020005

ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO BRASIL. Programa de Educação Financeira nas Escolas. Brasil: AEF Brasil, 2017. Disponível em: http://www.aefbrasil.org.br/ >. Acesso em: 26 jun. 2021.» http://www.aefbrasil.org.br/

ATKINSON, A.; MESSY, F.A. Measuring Financial Literacy: Results of the OECD / International Network on Financial Education (INFE) Pilot Study. OECD Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions, v. 15, 2012.

BRASIL. Casa Civil. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Brasília, 22 dez. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm >. Acesso em: 21 de junho de 2021.

BRASIL. Casa Civil. Decreto nº 10.393, de 9 de Junho de 2020. Brasília, 9 de junho de 2020. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10393.htm#art10. Acesso em: 22 de agosto de 2021.

BOGONI, N. M. et al. Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Revista Teoria e Evidência Econômica, v. 24, n. 50, p. 187–206, 12 dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5335/rtee.v24i50.8962

BROWN, M.; GRAF, R. Financial Literacy and Retirement Planning in Switzerland. Numeracy, v. 6, n. 2, jul. 2013. DOI: https://doi.org/10.5038/1936-4660.6.2.6

CALVOSA, M. V. D. Uma pesquisa bibliométrica sobre valores pessoais: a análise global de instrumentos de mensuração de valores pessoais. Anais do XXVII Simpósio De Gestão De Inovação Tecnológica da Associação do Programas de Pós-Graduação em Administração (2012), Salvador, BA, Brasil, XXVII, 2012.

CHEN, H.; VOLPE, R. P. An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review, v. 7, n. 2, p. 107–128, 1 jan. 1998. DOI: https://doi.org/10.1016/S1057-0810(99)80006-7

DELAVANDE, A.; ROHWEDDER, S.; WILLIS, R. J. Preparation for Retirement, Financial Literacy and Cognitive Resources. Michigan Retirement Research, 2008. DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.1337655

FÁVERO, Luiz Paulo Lopes; BELFIORE, Patrícia Prado; SILVA, Fabiana Lopes

da; CHAN, Betty Lilian. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de

decisões. 2009.

FERNANDES, D.; LYNCH, J. G.; NETEMEYER, R. G. Financial Literacy, Financial Education, and Downstream Financial Behaviors. Management Science, v. 60, n. 8, p. 1861–1883, ago. 2014. DOI: https://doi.org/10.1287/mnsc.2013.1849

FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando o SPSS-2. [S. l.]: Bookman Editora, 2009.

HAIR JR., Joseph; BABIN, Barry; SAMOUEL, Philip; MONEY, Arthur. Métodod de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HILGERT, M. A.; HOGARTH, J. M. Household financial management: the connection between knowledge and behavior. Federal Reserve Bulletin, v. 89, n. 7, 2003.

HOUTS, C. R.; KNOLL, M. A. Z. The Financial Knowledge Scale: New Analyses, Findings, and Development of a Short Form. Journal of Consumer Affairs, v. 54, n. 2, p. 775–800, 3 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/joca.12288

HUSTON, S. J. Measuring Financial Literacy. Journal of Consumer Affairs, v. 44, n. 2, p. 296–316, jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1745-6606.2010.01170.x

IBGE divulga rendimento domiciliar per capita 2020. IBGE notícias. 2021. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/30129-ibge-divulga-o-rendimento-domiciliar-per-capita-2020> Acesso em 30.11.2021.

JOHNSON, A. C. Evaluating a financial assessment tool: the financial checkup. [s.l.] Utah State University, 2001.

KEHIAIAN, S. E. FACTORS AND BEHAVIORS THAT INFLUENCE FINANCIAL LITERACY IN U . S . HOUSEHOLDS. [s.l.] Nova Southeastern University, 2012.

LOPES, F. N. M.; ANDRADE, M. L. DE. ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA: MAPEAMENTO DOS ANTECEDENTES DA TOMADA DE DECISÃO EM RELAÇÃO ÀS FINANÇAS PESSOAIS. Horizontes Interdisciplinares da Gestão, v. 4, n. 2, p. 22–44, 2020.

LUSARDI, A. Financial Literacy Skills for the 21st Century: Evidence from PISA. Journal of Consumer Affairs, v. 49, n. 3, p. 639–659, nov. 2015. DOI: https://doi.org/10.1111/joca.12099

LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. Financial literacy and retirement planning in the United States. Journal of Pension Economics and Finance, v. 10, n. 4, p. 509–525, 11 out. 2011. DOI: https://doi.org/10.1017/S147474721100045X

MACEDO JÚNIOR, J. S. A árvore do dinheiro - Guia para cultivar sua idependência financeira. Florianópolis: Insular, 2013.

MARCOLIN, S.; ABRAHAM, A. Financial Literacy Research: current literature and future opportunities. Conference of Contemporary Business 2006. Anais...Leura: 2006Disponível em: <https://web.archive.org.au/awa/20080806090010mp_/http://ro.uow.edu.au/cgi/viewcontent.cgi?article=1233&context=commpapers>

MAROCO, João. Análise estatística: com utilização do SPSS. [S. l.: s. n.], 2007.

MATTA, R. O. B. Oferta e demanda de informação financeira pessoal : o Programa de Educação Financeira do Banco Central do Brasil e os universitários do Distrito Federal. [s.l.] Universidade de Brasilia - UNB, 2007.

PARABONI, A. L.; DA COSTA, N. Improving the level of financial literacy and the influence of the cognitive ability in this process. Journal of Behavioral and Experimental Economics, v. 90, p. 101656, 1 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.socec.2020.101656

POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M.; CERETTA, P. S. Nível de alfabetização financeira dos estudantes universitários: afinal, o que é relevante? Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 12, n. 3, p. 315–334, 31 dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.2013025

POTRICH, A. C. G.; VIEIRA, K. M.; KIRCH, G. Are you financially literate? Discover in the Financial Literacy Thermometer. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 13, n. 2, p. 153–170, 14 jan. 2016. DOI: https://doi.org/10.4013/base.2016.132.05

QUINTANA, A. C.; PACHECO, K. V. Percepção dos estudantes do ensino fundamental sobre a educação financeira e o consumo consciente. Educação Online, v. 13, n. 27, p. 130–150, 10 abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.36556/eol.v13i27.361

SCHERESBERG, C. DE B. Financial Literacy and Financial Behavior among Young Adults: Evidence and Implications. Numeracy, v. 6, n. 2, jul. 2013. DOI: https://doi.org/10.5038/1936-4660.6.2.5

SHOCKEY, S. S. Low-wealth adults’ financial literacy, money management behaviors, and associated factors, including critical thinking. [s.l.] The Ohio State University, 2002.

SILVA, G. DE O. E et al. Alfabetização Financeira Versus Educação Financeira: Um Estudo Do Comportamento De Variáveis Socioeconômicas E Demográficas. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 7, n. 3, p. 279–298, 2017.

VAN ROOIJ, M.; LUSARDI, A.; ALESSIE, R. Financial literacy and stock market participation. Journal of Financial Economics, v. 101, n. 2, p. 449–472, 1 ago. 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jfineco.2011.03.006

VITT, L. A. (INSTITUTE FOR SOCIO-FINANCIAL STUDIES). Consumers’ financial decisions and the psychology of values. Journal of Financial Services Professionals, 2011.

XU, L.; ZIA, B. Financial Literacy Around the World: An Overview of the Evidence with Practical Suggestions for the Way Forward. World Bank Policy Research Working Paper, 2016.

Downloads

Publicado

2023-03-03

Como Citar

Niehues , A. L. da S., Krause , R., de Aquino , R. F., & de Souza , J. C. L. (2023). Nível de alfabetização financeira pessoal de estudantes universitários brasileiros. Revista De Gestão E Secretariado, 14(3), 2814–2835. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i3.1752