Usuários avançados de games no Brasil: uma aplicação por uma empresa desenvolvedora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1586

Palavras-chave:

Inovação, Usuários Avançados, Jogos Eletrônicos, Games, Mídias Sociais

Resumo

Introdução/Problematização: No contexto da inovação, usuário avançado é o que desenvolveu um grau de conhecimento elevado sobre determinado produto. Na indústria de games, de curto ciclo de lançamentos, é crucial identificar rapidamente e aproveitar efetivamente os usuários avançados para aumentar as chances de sucesso. A questão problema abordada no artigo é: como implementar uma rápida identificação e o pleno aproveitamento de Lead Users em uma empresa brasileira desenvolvedora de games?Objetivo/proposta: Modelar um processo para a empresa desenvolvedora de games selecionada identificar, de forma ágil, e aproveitar melhor a contribuição potencial dos usuários avançados. Tal objetivo geral foi desdobrado nos objetivos específicos de analisar as práticas atuais da empresa em identificação e aproveitamento de usuários avançados; identificar os pontos de melhoria; e elaborar um novo fluxograma para o processo.Procedimentos Metodológicos: O estudo tem caráter qualitativo e descritivo, aplicando técnicas de coleta de dados em fontes bibliográficas, documentais e em entrevistas não estruturadas. Quanto à análise dos dados, foi empregada a análise de conteúdo.Principais Resultados: Quanto à identificação rápida de usuários avançados, foi constatado que a empresa apenas realizava a formulação de palavras-chave, tendo sido criado um fluxograma novo para este processo. Quanto à participação do usuário avançado no processo de desenvolvimento de novos jogos, observou-se que eles participavam apenas da promoção dos jogos, tendo sido revisado o fluxograma correspondente para abranger também as etapas de seleção de ideias, desenvolvimento do produto.Considerações Finais: Mesmo uma empresa bem-gerenciada e com produtos premiados pode melhorar o processo de desenvolvimento de novos produtos, identificando os usuários avançados e incorporando o conhecimento que eles possuem. A iniciativa demanda a revisão dos procedimentos internos.

Contribuições do Trabalho: O artigo contribui com um exemplo detalhado de aplicação da teoria dos usuários avançados (lead users) como fonte de inovação. A aplicação é feita em uma empresa da indústria de jogos eletrônicos, de reconhecida dinâmica inovativa e de expressivo crescimento econômico no momento, explorando as possibilidades geradas pelas mídias sociais.

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Publicado

2023-01-27

Como Citar

Pate, L. G., Cunha, L. S., Melo, L. G. G., & Marques, A. B. (2023). Usuários avançados de games no Brasil: uma aplicação por uma empresa desenvolvedora. Revista De Gestão E Secretariado, 14(1), 1199–1224. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1586

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