Redes de colaboração científica no Secretariado: uma análise entre os pesquisadores da ABPSEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v13i2.1289

Resumo

Os estudos de colaboração científica têm ganhado expressividade nas mais diferentes áreas do conhecimento, pois demonstram ser um importante componente para a sedimentação dos campos de pesquisa. Considerando a importância do fenômeno colaborativo para a área de Secretariado Executivo, esse trabalho objetivou: a) analisar a existência de uma rede de colaboração científica entre os pesquisadores associados à ABPSEC, no período de 2016 a 2020; b) compreender o comportamento dos pesquisadores e as características e propriedades dessa rede. Conduzida à luz da Teoria de Redes e Ações Coletivas, trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, predominantemente exploratória, que utiliza do estudo de caso como método de coleta de dados e da cientometria como método de análise. O objeto de investigação foi constituído pela produção bibliográfica dos membros da ABPSEC, associados entre janeiro de 2020 a junho de 2021, considerando os trabalhos completos publicados em anais de eventos e os artigos publicados em periódicos nos últimos cinco anos (2016-2020). Após a análise final de 639 publicações, os resultados apontaram a existência de uma rede científica formada entre os membros da ABPSEC, com ênfase para os laços fortes e capitaneada por um núcleo de pesquisadores e instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Maria Schmidt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Pós-doutora pela FURB. Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Docente do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Ivanete Daga Cielo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Pós-doutora pela PUC/PR. Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Docente do curso de Secretariado Executivo Trilíngue na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

http://orcid.org/0000-0002-9629-8571

Fernanda Cristina Sanches-Canevesi, King Abdullah University of Science and Technology (KAUST)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Assistente Executiva na King Abdullah University of Science and Technology (KAUST) – Arábia Saudita.

Rúbia Wanessa dos Reis Cruz, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Bacharel em Secretariado Executivo. Mestre em Ciência da Informação. Doutoranda em Ciência da Informação (UFPE).

http://orcid.org/0000-0002-6411-0941

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Schmidt, C. M. ., Daga Cielo, I. ., Sanches-Canevesi, F. C., & dos Reis Cruz, R. W. . (2022). Redes de colaboração científica no Secretariado: uma análise entre os pesquisadores da ABPSEC. Revista De Gestão E Secretariado, 13(2), 172–200. https://doi.org/10.7769/gesec.v13i2.1289

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)