Análise do plano de gestão urbana da cidade de Tartarugalzinho/AP no período de 2002 a 2018.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v13i2.1243

Palavras-chave:

Plano emergencial, Planejamento urbano e Ações governamentais.

Resumo

Historicamente, o planejamento urbano brasileiro esteve voltado para uma postura urbanística do ambiente construído, onde priorizou-se a organização territorial, a construção arquitetônica e os equipamentos urbanos, do que a melhoria da qualidade de vida dos habitantes que vivem nas cidades. No Estado do Amapá o planejamento urbano fica aquém do esperado, notou-se que a questão do planejamento urbano não foi levada em consideração por longos anos, até que em 2002, a Secretaria de Estado da Infraestrutura do Amapá-SEINF/AP, realizou o Plano Emergencial de Gestão Urbana para as cidades amapaenses. Esse plano, consistia em um amplo levantamento das condições físicas relacionadas a infraestrutura urbana, econômica, social, cultural e ambiental, tendo como objetivo contribuir com a orientação de um plano de metas a ser desenvolvido em conjunto com as Prefeituras. A pesquisa foi realizada considerando um dos objetivos específicos do projeto inicial que é a análise do Plano de Gestão Urbana da cidade de Tartarugalzinho no período de 2002 a 2018. A presente pesquisa permitiu uma compreensão do que vem sem do sendo realizado no município no período proposto através dos dados coletados. Entre os principais resultados, foi que o município não possui um instrumento norteador para a realização das ações governamentais, existem apenas ações voltadas exclusivamente para as necessidades de curto prazo e médio prazo. A proposta apresentada deste artigo vislumbra contribuir no âmbito das pesquisas futuras que tem como foco a gestão pública através do planejamento urbano voltado para a melhoria e bem-estar dos munícipes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Bena Aguiar Junior, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2019), e bacharel em Secretariado Executivo (2009), ocupa o cargo de Secretário Executivo na UNIFAP desde 2011 e atualmente é coordenador do curso de Tecnologia em Secretariado. 

José Alberto Tostes, Universidade Federal do Amapá

Doutorado em Historia e Teoria da Arquitetura pelo Instituto Superior de Artes (2003) de Havana-Cuba. Curso de Aperfeiçoamento em Arquitetura Sustentável pela Twenty International da Alemanha (2006). É professor Titular da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, Urbanismo I, II, Projetos Urbanos I e II. Estágio de Pós Doutorado em Estudos Urbanos Regionais da Universidade de Coimbra e Salamanca na Espanha (2011), e em Arquitetura pela Universidade do Porto (2012). Professor do Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional na área de Planejamento Urbano Regional desde a criação no ano de 2006.

Downloads

Publicado

2022-04-18

Como Citar

Bena Aguiar Junior, A., & Alberto Tostes, J. (2022). Análise do plano de gestão urbana da cidade de Tartarugalzinho/AP no período de 2002 a 2018. Revista De Gestão E Secretariado, 13(1), 1–22. https://doi.org/10.7769/gesec.v13i2.1243

Edição

Seção

Artigos