Subsídios à ação criativa e intencional em instituições financeiras brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v12i2.1170

Palavras-chave:

Recursos humanos. Gestão de pessoas. Criatividade. Felicidade no trabalho. Instituições financeiras.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar as práticas de gestão de pessoas (GP) associadas às ações criativa e intencional. Para esta investigação, utilizaram-se os relatórios administrativos e as notas explicativas do Itaú Unibanco S.A., Banco Bradesco S.A. e Banco do Brasil S.A, instituições financeiras com ações na bolsa de valores brasileira (B3) possuidoras dos maiores índices de felicidade no trabalho. Como resultados, destaca-se o compromisso das organizações com as adaptações necessárias ao contexto competitivo atual marcado pelos avanços tecnológicos, o que configurou uma remodelagem das práticas de GP visando o desenvolvimento das potencialidades humanas. Percebeu-se também que estas iniciativas dão suporte às ações criativas e intencionais das pessoas. Este trabalho contribui principalmente por pesquisar os vínculos entre as práticas de gestão de pessoas e os facilitadores de ações criativas e intencionais, evidenciando como um subsidia o desenvolvimento do outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Teles Firmino, Professora de administração na UFPB e doutoranda em administração na UnP

Professora de administração na UFPB e doutoranda em administração na UnP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1015426534891188

César Ricardo Maia de Vasconcelos, Professor na Universidade Potiguar (UnP)

Professor na Universidade Potiguar (UnP). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8304607424160090

Referências

Alencar, E. M. L. S., & Bruno-Faria, M. de (1997). Characteristics of an organizational environment which stimulate and inhibit creativity. Journal of Creative Behavior, 31(4), 271-281. https://doi.org/10.1002/j.2162-6057.1997.tb00799.x

Amabile, T. M., Conti, R., Coon, H., Lazenby, J., & Herron, M. (1996). Assessing the work environment for creativity. Academy of Management Journal, 39(5), 1154-1185. https://doi.org/10.5465/256995

Banco Bradesco S.A. (2019). Relatório integrado 2018 – Versão Complementar. Osasco: Autor. Recuperado de https://www.bradescori.com.br/siteBradescoRI/uploads/file/Vers%C3%A3o%20final(6).pdf

Banco do Brasil S.A. (2019). Relatório anual 2018. Brasília: Autor. Recuperado de https://s3.amazonaws.com/mz-filemanager/5760dff3-15e1-4962-9e81-322a0b3d0bbd/4ae84766-e2fd-4317-80ed-0eb399a80b02_BB%20Relato%CC%81rio%20Anual%202018.pdf

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Bruch, H., & Ghoshal, S. (2004). Management is the art of doing and getting done. Business Strategy Review, 15(3), 4-13. https://doi.org/10.1111/j.1467-8616.2010.00666.x

Carvalho, I. (2018). Amazon pretende abrir 3 mil lojas sem caixas até 2021. StartSe. Recuperado de https://www.startse.com/noticia/corporate/55250/amazon-pretende-abrir-3-mil-lojas-sem-caixas-ate-2021

Conto, S. M., Antunes Júnior, J. A. V., & Vaccaro, G. L. R. (2016). A inovação como fator de vantagem competitiva: estudo de uma cooperativa produtora de suco e vinho orgânicos. Gestão & Produção, 23(2), 397-407. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x1677-14

Danquah, M., & Amankwah-Amoah, J. (2017). Assessing the relationships between human capital, innovation and technology adoption: Evidence from sub-Saharan Africa. Technological Forecasting & Social Change, 122, 24-33. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2017.04.021

Denning, S. (2018). The emergence of Agile people management. Strategy & Leadership, 46(4), 3-10. https://doi.org/10.1108/SL-04-2018-0042

Donato, V. (2011). Quase metade dos brasileiros trabalha até onze horas por dia. Jornal Hoje. Recuperado de http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/12/quase-metade-dos-brasileiros-trabalha-ate-onze-horas-por-dia.html

Dutra, J. S., Dutra, T. A., & Dutra, G. A. (2017). Gestão de Pessoas: realidade atual e desafíos futuros. São Paulo: Atlas.

Egan, T. M. (2005). Factors Influencing Individual Creativity in the Workplace: An Examination of Quantitative Empirical Research. Advances in Developing Human Resources, 7(2), 160-181. https://doi.org/10.1177/1523422305274527

Eriksson, T. (2014). Processes, antecedents and outcomes of dynamic capabilities. Scandinavian Journal of Management, 30(4), 65-82. https://doi.org/10.1016/j.scaman.2013.05.001

Fonseca, M. (2018). Pesquisa mostra o abismo entre bancos e fintechs – e seus clientes. Revista Exame. Recuperado de https://exame.abril.com.br/pme/pesquisa-mostra-o-abismo-entre-bancos-e-fintechs-e-seus-clientes/

Freitas, T. (2019). Esse é o drone que fará o delivery de refeições no Uber Eats. StartSe. Recuperado de https://www.startse.com/noticia/nova-economia/70296/uber-eats-drone

Gibb, S., & Waight, C. L. (2005). Connecting HRD and Creativity: From Fragmentary Insights to Strategic Significance. Advances in Developing Human Resources, 7(2), 271-286. https://doi.org/10.1177/1523422305274530

Granato, L. (2018). Conheça as 150 Melhores Empresas para Trabalhar de 2018. Revista Exame. Recuperado de https://exame.abril.com.br/carreira/conheca-as-150-melhores-empresas-para-trabalhar-de-2018/

Gratton, L., & Ghoshal, S. (2002). Improving the quality of conversations. Organizational Dynamics, 31(3), 209-223. https://doi.org/10.1016/S0090-2616(02)00110-9

Hemlin, S. (2009). Creative Knowledge Environments: An Interview Study with Group Members and Group Leaders of University and Industry R&D Groups in Biotechnology. Creative Knowledge Environments, 18(4), 278-285. https://doi.org/10.1111/j.1467-8691.2009.00533.x

Hemlin, S., Alwood, C. M., & Martin, B. R. (2008). Creative Knowledge Environments. Creativity Research Journal, 20(2), 196-210. https://doi.org/10.1007/978-1-4614-3858-8_200001

Hotho, S., & Champion, K. (2011). Small businesses in the new creative industries: innovation as a people management challenge. Management Decision, 49(1), 29-54. https://doi.org/10.1108/00251741111094428

International Labour Organization. (2019). Work for a brighter future. Geneva: Autor. Recuperado de https://drive.google.com/file/d/1SKkO_KeA40fX29ohyMHDs2EeWdH_B_TA/view

Itaú Unibanco Holding S.A. (2019). Relatório integrado 2018. São Paulo: Autor. Recuperado de https://www.itau.com.br/relacoes-com-investidores/relatorio-anual/2018/pdf/pt/relato-integrado-2018.pdf

Kang, S. C., Morris, S. S., & Snell, S. A. (2007). Relational archetypes, organizational learning, and value creation: Extending the human resource architecture. Academy of Management Review, 32(1), 236-256. https://doi.org/10.5465/amr.2007.23464060

Kianto, A., Sáenz, J., & Aramburu, N. (2017). Knowledge-based human resource management practices, intellectual capital and innovation. Journal of Business Research, 81, 11-20. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2017.07.018

Kramar, R. (2013). Beyond strategic human resource management: is sustainable human resource management the next approach? The International Journal of Human Resource Management, 25(8), 1069-1089. https://doi.org/10.1080/09585192.2013.816863

Krippendorff, K. (2018). Content analysis: an introduction to its methodology (4a ed.). Los Angeles: SAGE.

Lynn, G. S., & Akgün, A. E. (1998). Innovation strategies under uncertainty: a contingency approach for new product development. Engineering Management Journal, 10(3), 11-18. https://doi.org/10.1080/10429247.1998.11414991

Makkonen, H., Pohjola, M., Olkkonen, R., & Koponen, A. (2014). Dynamic capabilities and

firm performance in a financial crisis. Journal of Business Research, 67(1), 2707-2719. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2013.03.020

Malik, A., Froese, F. J., & Sharma, P. (no prelo). Role of HRM in knowledge integration: Towards a conceptual framework. Journal of Business Research, 2019. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.01.029

Marras, J. P. (2016). Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Saraiva.

Martinelli, D. P., Nielsen, F. A. G., & Martins, T. M. (2004). Negociação: conceitos e aplicações práticas. São Paulo: Atlas.

Merriam, S. B. (2009). Qualitative research: a guide to design and implementation. San Francisco: Jossey-Bass.

Moeller, M., Maley, J., Havey, M., & Dabic, M. (2016). People management and innovation in emerging market multinationals: a competency-based framework. Journal of Management Development, 35(4), 530-548. https://doi.org/10.1108/JMD-04-2015-0053

Moura, E. (2019). Comprometimento do pessoal: pré-requisito ou resultado? Revista ADNormas. Recuperado de https://revistaadnormas.com.br/2019/09/10/comprometimento-do-pessoal-pre-requisito-ou-resultado-2/

Ortega, J. (2019). Rappi oferece serviço de táxi em mais um passo para se tornar super app. StartSe. Recuperado de https://www.startse.com/noticia/startups/71532/rappi-taxi

Ortmann, G., & Sydow, J. (2018). Creativity in/of Organizations for Managing Things to Come – Lessons to Be Learnt from Philosophy. In H. Kramer & M. Wenzel (Eds.), Strategic entrepreneurship: Creating a new mindset (Cap. 4, pp. 67-88). London: Palgrave Macmillan.

Perry-Smith, J. E. (2006). Social yet creative: the role of social relationships in facilitating individual creativity. Academy of Management Journal, 49(1), 85-101. https://doi.org/10.5465/amj.2006.20785503

Picchi, F. A. (2019). Como a transformação digital pode influenciar no plano de carreira. Revista ADNormas. Recuperado de https://revistaadnormas.com.br/2019/09/17/como-a-transformacao-digital-pode-influenciar-no-plano-de-carreira/

Ployhart, R. E., & Moliterno, T. P. (2011). Emergence of the human capital resource: a multilevel model. Academy of Management Review, 36(1), 127–150. https://doi.org/10.5465/amr.2009.0318

Repórter Brasil. (2015, Janeiro 21). Carne, Osso. [Arquivo de vídeo]. Recuperado de https://vimeo.com/117457305

Rigolizzo, M., & Amabile, T. (2015). Entrepreneurial Creativity: The Role of Learning Processes and Work Environment Supports. In C. E. Shalley, M. A. Hitt, & J. Zhou (Eds.), The Oxford Handbook of Creativity, Innovation and Entrepreneurship (pp. 61-78). New York: Oxford University Press.

Silveira, C. B. (2019). O que é o hoshin kanri. Revista ADNormas. Recuperado de https://revistaadnormas.com.br/2019/09/10/o-que-e-o-hoshin-kanri/

Storey, J. (2005). Human resource policies for knowledge work. In S. Little, & T. Ray (Eds.), Managing Knowledge (pp. 199-220). London: SAGE.

Tsai, C. Y., Horng, J. S., Liu, C. H., & Hu, D. C. (2015). Work environment and atmosphere: The role of organizational support in the creativity performance of tourism and hospitality organizations. International Journal of Hospitality Management, 46, 26-35. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2015.01.009

Vasilieva, E. V. (2018). Developing the Creative Abilities and Competencies of Future Digital Professionals. Nauchno-Tekhnicheskaya Informatsiya, 2(10), 1-10. https://doi.org/10.3103/S0005105518050060

Waight, C. L. (2005). Exploring Connections Between Human Resource Development and Creativity. Advances in Developing Human Resources, 7(2), 151-159. https://doi.org/10.1177/1523422305274524

Zhu, Y. Q., Gardner, D. G., & Chen, H. G. (2018). Relationships between work team climate, individual motivation, and creativity. Journal of Management, 44(5), 2094-2115. https://doi.org/10.1177/0149206316638161

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Firmino, T. T., & Vasconcelos, C. R. M. de. (2021). Subsídios à ação criativa e intencional em instituições financeiras brasileiras. Revista De Gestão E Secretariado, 12(2), 253–272. https://doi.org/10.7769/gesec.v12i2.1170

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)