A Relação entre a Prática Docente e a Síndrome de Burnout na Rede Pública de Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v12i1.1151

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Professores, Escolas públicas.

Resumo

O objetivo deste estudo consistiu em analisar a relação entre os fatores individuais, sociais, funcionais e organizacionais com a prevalência da SB em professores da rede pública de ensino. Para tanto, a pesquisa, de caráter descritivo e explicativo com abordagem quantitativa utilizou como instrumentos de coleta de dados dois questionários, o Maslach Burnout Inventory “Educators Survey-Es” (MBI-ED) e o Sócio-Funcional (QSF), adaptado de Carneiro (2010), aplicados com 65 professores efetivos de escolas do Estado do Rio Grande do Norte que ministram aulas no ensino médio. Os dados coletados foram submetidos a testes estatísticos envolvendo a correlação de Pearson e Anova com auxílio do SPSS versão 21. Os resultados apontaram que cerca de um quinto dos professores investigados apresentou alta prevalência da síndrome e outros 33% tendência a desenvolvê-la. Houve correlação significa entre um fator pessoal e dois fatores funcionais com uma das dimensões da SB. O estudo traz contribuições relevantes, uma vez que a conscientização organizacional acerca das nuances da síndrome e a adoção de medidas que visem amenizar seus impactos nos indivíduos pode tornar o ambiente de trabalho mais saudável e efetivo.

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Biografia do Autor

Brenda Fyamma Fernandes Pimenta, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)/Graduanda em Administração

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (Administração).

Agostinha Mafalda Barra de Oliveira, Doutor em Psicologia Social e Antropologia das Organizações pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha.

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) – Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Brasil

Juliana Carvalho de Sousa, Doutoranda em Administração (Universidade Potiguar - UnP).

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas/Administração

Pablo Marlon Medeiros da Silva, Universidade Potiguar/Doutor em Administração

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas/Administração

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Publicado

2021-04-10

Como Citar

Pimenta, B. F. F., de Oliveira, A. M. B., de Sousa, J. C., & da Silva, P. M. M. (2021). A Relação entre a Prática Docente e a Síndrome de Burnout na Rede Pública de Ensino. Revista De Gestão E Secretariado, 12(1), 1–25. https://doi.org/10.7769/gesec.v12i1.1151

Edição

Seção

Artigos