A Implementação da Pós-Venda na Empresa PS Pneus em Guarapuava/PR: Um Estudo Proposto pela Área de Assessoria

Autores

  • Enéia Viviane Antunes Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)
  • Juliana Aparecida Valus Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)
  • Marcel Luciano Klozovski Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)
  • Juliane Sachser Angnes Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v3i2.104

Palavras-chave:

Assessoria. Marketing de Relacionamento. Pós-Venda.

Resumo

Este estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa realizada no ano de 2011 que se propôs, por meio da área de assessoria, a implementar a pós-venda na empresa PS Pneus, localizada na cidade de Guarapuava – Paraná. Dessa forma, para realização da pesquisa utilizou-se a participação efetiva dos profissionais de secretariado, pois estes podem atuar em várias áreas da empresa, assessorando na elaboração de estratégias, para que os resultados almejados pela organização possam ser alcançados. Assim, elegeu-se como metodologia de pesquisa o estudo de caso exploratório com uma abordagem qualitativa e quantitativa em complemento com a pesquisa de campo. Como resultado principal elaborou-se uma proposição de melhoria para o relacionamento com o cliente, vinculada com a área de pós-venda. Assim, o estudo realizado partiu do pressuposto teórico, que no atual ambiente competitivo as empresas precisam de estratégias para alcançar a diferenciação e permanecer no mercado. Percebeu-se de forma concreta que o diferencial está em oferecer aos clientes serviços de qualidade, evidenciando a excelência no atendimento. Entretanto, torna-se necessário ir além e oferecer meios para que a empresa possa conhecer a opinião dos clientes, sendo indispensável, neste contexto, a disponibilização de um serviço de pós-venda, pois este permite a identificação de falhas no atendimento, na prestação dos serviços, bem como, nas oportunidades de novas vendas.

DOI:10.7769/gesec.v3i2.104

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Biografia do Autor

Enéia Viviane Antunes, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Juliana Aparecida Valus, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Marcel Luciano Klozovski, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Professor colaborador do Departamento de Administração da UNICENTRO. Mestrando em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Juliane Sachser Angnes, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Professora Efetiva do Departamento de Secretariado Executivo da UNICENTRO. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2012-12-14

Como Citar

Antunes, E. V., Valus, J. A., Klozovski, M. L., & Angnes, J. S. (2012). A Implementação da Pós-Venda na Empresa PS Pneus em Guarapuava/PR: Um Estudo Proposto pela Área de Assessoria. Revista De Gestão E Secretariado, 3(2), 24–46. https://doi.org/10.7769/gesec.v3i2.104

Edição

Seção

Artigos