Mapeamento da produção científica internacional sobre intenção empreendedora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v10i3.901

Palavras-chave:

Intenção empreendedora. Produção científica internacional. Redes bibliométricas.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi mapear a produção científica internacional sobre intenção empreendedora. Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, no qual os dados coletados foram constituídos de 813 artigos científicos sobre “entrepreneurial intention”, indexados à base de dados da Scopus, publicados entre 1993 a 2018. Foram delineados a evolução da produção científica sobre o tema; os autores mais prolíficos; os periódicos com maior volume de publicações e as obras de maior impacto. Com auxílio do software bibliométrico VosViewer foi possível analisar as redes bibliométricas de: coautoria; cocitação, acoplamento bibliográfico e coocorrência de palavras-chave (no resumo, no título e nas palavras-chave). Os resultados indicaram interação entre os pesquisadores, evidenciando concentração no tocante a produção científica sobre intenção empreendedora. As principais linhas de pesquisa sobre “entrepreneurial intention” são: empreendedorismo social; variáveis de nível pessoal envolvendo gênero e traços de personalidade, educação empreendedora e modelos teóricos de intenção empreendedora. Com esta pesquisa buscou-se fornecer um panorama mais amplo acerca da produção científica internacional sobre intenção empreendedora, e contribuir com a categorização do arcabouço teórico da literatura atual sobre o tema.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evangelina da Silva Sousa, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela  Universidade Federal do Piauí (UFPI). É Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Administradora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem interesse em pesquisas na área de Administração, com ênfase nos temas: sustentabilidade e empreendedorism.

Raimundo Eduardo Silveira Fontenele, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Ciências Econômicas pela Université Paris 13 – Paris Nord. Atualmente, é Professor Titular do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará - UFC e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria - PPAC da UFC. Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Avaliação Econômica de Projetos, Desenvolvimento Sustentável e Economia de Recursos Naturais, Empreendedorismo e Planejamento e Política Públicas.

Áurio Lúcio Leocádio Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo FEA-USP (2008), Pós-doutorando em Gestão Internacional pela ESPM-SP, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2001). Professor Adjunto III do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da UFC. Atua, principalmente, nos seguintes temas: marketing, sustentabilidade, consumo sustentável e políticas públicas.

José Milton de Sousa Filho, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Pós-doutorado no Instituto Tecnologico Y de Estudios Superiores de Monterrey, ITESM, México. Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Tem interesse em pesquisas na área de Administração, com ênfase nos temas: Estratégia e Competitividade, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial e empreendedorismo.

Referências

Acedo, F. J., Barroso, C., Casanueva, C., & Galán, J. L. (2006). Co‐authorship in management and organizational studies: An empirical and network analysis. Journal of Management Studies, 43(5), 957-983.

Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50 (2), 179-211.

Araújo, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais (2006). Em Questão, 12(1), 11-32.

Bandura, A. (1989) Human agency in social cognitive theory. American Psychologist, 44 (9), 1175–1184.

Bernardo, E. G., Ramos, H. R., & Vils, L. (2019). Panorama da produção científica em empreendedorismo rural: um estudo bibliométrico. REGEPE-Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 8(1), 102-125.

Bird, B. (1988). Implementing entrepreneurial ideas: the case for intention. Academy of Management Review, 13 (3), 442–453.

Bufrem, L. S., & Prates, Y. (2005). O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Ciência da Informação, 34(2), 9-25.

Cantner, U., Goethner, M., & Silbereisen, R. K. (2017). Schumpeter’s entrepreneur–A rare case. Journal of Evolutionary Economics, 27(1), 187-214.

Capobiango, R. P., Silveira, S. D. F. R., Zerbato, C., & Mendes, A. C. A. (2011). Análise das redes de cooperação científica através do estudo das coautorias dos artigos publicados em eventos da Anpad sobre avaliação de políticas públicas. Revista de Administração Pública, 45(6), 1869-1890.

Cronin, B., Shaw, D.; & La Barre, K. (2003). A cast of thousands: co-authorship and subauthorship collaboration in the twentieth century as manifested in the scholarly literature of psychology and philosophy. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 54 (9), 855–871.

Davidsson, P. (1995). Culture, structure and regional levels of entrepreneurship. Entrepreneurship & Regional Development, 7(1), 41–62.

Ding, Y., Chowdhury, G. G. & Foo, S. (2001). Bibliometric cartography of information retrieval research by using co-word analysis. Information Processing & Management, 37(6), 817–842.

Fayolle, A., & Liñán, F. (2014). The future of research on entrepreneurial intentions. Journal of Business Research, 67(5), 663–666.

Fayolle, A., Liñán, F., & Moriano, J. A. (2014). Beyond entrepreneurial intentions: values and motivations in entrepreneurship. International Entrepreneurship and Management Journal, 10(4), 679–689.

Galvão, A., Marques, C. S., & Marques, C. P. (2018). Antecedents of entrepreneurial intentions among students in vocational training programmes. Education + Training, 60(7/8), 719–734.

Goulart, S., & Carvalho, C. A. (2008). O caráter da internacionalização da produção científica e sua acessibilidade restrita. RAC-Revista de Administração Contemporânea, 12(3), 835-853.

Grácio, M. C. C. (2016). Acoplamento bibliográfico e análise de cocitação: revisão teórico-conceitual. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 21(47), 82-99.

Guerrero, M., Rialp, J., & Urbano, D. (2008). The impact of desirability and feasibility on entrepreneurial intentions: A structural equation model. International Entrepreneurship and Management Journal, 4(1), 35-50.

Jarneving, B. (2007). Bibliographic coupling and its application to research-front and other core documents. Journal of Informetrics, 1(4), 287-307.

Jeong, Y. K., Song, M., & Ding, Y. (2014). Content-based author co-citation analysis. Journal of Informetrics, 8(1), 197–211.

Kautonen, T., van Gelderen, M., & Fink, M. (2015). Robustness of the theory of planned behavior in predicting entrepreneurial intentions and actions. Entrepreneurship Theory and Practice, 39(3), 655-674.

Kessler, M. M. Bibliographic coupling between scientific papers (1963). American documentation, 14 (1), 10-25.

Kessler, M. M. (1965). Comparison of the results of bibliographic coupling and analytic subject indexing. American Documentation, 16 (3), 223–233.

Kibler, E. (2013). Formation of entrepreneurial intentions in a regional context. Entrepreneurship & Regional Development, 25(3-4), 293-323.

Klavans, R., & Boyack, K. W. (2006). Identifying a better measure of relatedness for mapping science. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 57(2), 251-263.

Knutas, A., Hajikhani, A., Salminen, J., Ikonen, J., & Porras, J. (2015, June). Cloud-based bibliometric analysis service for systematic mapping studies. In Proceedings of the 16th International Conference on Computer Systems and Technologies (pp. 184-191). ACM.

Krueger N.F. (2017). Entrepreneurial intentions are dead: long live entrepreneurial intentions. In: Brännback M., Carsrud A. (eds) Revisiting the Entrepreneurial Mind. International Studies in Entrepreneurship, vol 35. Springer, Cham.

Krueger, N. F. (1993). The impact of prior entrepreneurial exposure on perceptions of new venture feasibility and desirability. Entrepreneurship, Theory and Practice, 18(1), 5–21.

Krueger, N. F., & Carsrud, A. L. (1993). Entrepreneurial intentions: applying the theory of planned behaviour. Entrepreneurship & Regional Development, 5(4), 315-330.

Krueger, N. F., & Brazeal, D. (1994). Entrepreneurial potential and potential entrepreneurs. Entrepreneurship, Theory and Practice, 18(3), 91–104.

Krueger Jr, N. F., Reilly, M. D., & Carsrud, A. L. (2000). Competing models of entrepreneurial intentions. Journal of Business Venturing, 15(5-6), 411-432.

Landström, H., Harirchi, G., & Åström, F. (2012). Entrepreneurship: Exploring the knowledge base. Research Policy, 41(7), 1154-1181.

Liñán, F., & Fayolle, A. (2015). A systematic literature review on entrepreneurial intentions: citation, thematic analyses, and research agenda. International Entrepreneurship and Management Journal, 11(4), 907-933.

Martens, C. D. P., & Freitas, H. (2008). Orientação empreendedora nas organizações e a busca de sua facilitação. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, 6(1), 90-108.

Morris, S. A., & Veer Martens, B. V. (2008). Mapping research specialties. Annual Review of Information Science and Technology, 42(1), 213-295.

Nerur, S. P., Rasheed, A. A., & Natarajan, V. (2008). The intellectual structure of the strategic management field: An author co‐citation analysis. Strategic Management Journal, 29(3), 319-336.

Nowiński, W., & Haddoud, M. Y. (2019). The role of inspiring role models in enhancing entrepreneurial intention. Journal of Business Research, 96, 183–193.

Oliveira, B. M. F.; Vieira, D. A.; Laguía, A.; Moriano, J. A. & Soares, V.J.S. (2016). Entrepreneurial intention among university students: adaptation and validation of a scale (QIE). Revista Avaliação Psicológica, 15 (2), 187–196.

Okubo, Y. (1997). Bibliometric indicators and analysis of research systems: methods and examples. OECD Science, Technology and Industry Working Papers, Paris, 1-70.

Paul, J., Hermel, P., & Srivatava, A. (2017). Entrepreneurial intentions—theory and evidence from Asia, America, and Europe. Journal of International Entrepreneurship, 15(3), 324–351.

Robinson, P. B., Stimpson, D., Huefner, J. C., & Hunt, H. K. (1991). An attitude approach to the prediction of entrepreneurship. Entrepreneurship, Theory and Practice, 15(4), 13–31.

Santos, F. J., Roomi, M. A., & Liñán, F. (2016). About gender differences and the social environment in the development of entrepreneurial intentions. Journal of Small Business Management, 54(1), 49–66.

Schlaegel, C., & Koenig, M. (2014). Determinants of entrepreneurial intent: a meta–analytic test and integration of competing models. Entrepreneurship Theory and Practice, 38(2), 291-332.

Serafim, M. C., Martes, A. C. B., & Rodriguez, C. H. L. (2012). “Segurando na mão de Deus”: organizações religiosas e apoio ao empreendedorismo. RAE-Revista de Administração de Empresas, 52(2), 217-231.

Silva, A. C. C.; Durante, D. G.; & Biscoli, F. R. V. Espiritualidade no ambiente de trabalho: estudo bibliométrico da produção acadêmica nacional 2010-2014. R.G.Secr. GESEC, 8(2), 108-127.

Shapero, A., & Sokol, L., (1982). The social dimensions of entrepreneurship. In: Kent, C.; Sexton, D. & Vesper, K. H. (eds.) The Encyclopedia of Entrepreneurship. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall. 72-90.

Shapero, A. (1984). The entrepreneurial event. In C. A. Kent (Ed.). The environment for entrepreneurship. Lexington: Lexington Books.

Shook, C. L., Priem, R. L., & McGee, J. E. (2003). Venture creation and the enterprising individual: a review and synthesis. Journal of Management, 29(3), 379–399.

Silva, J. T. M., Ablanedo-Rosas, J. H., & Rossetto, D. E. (2018). A longitudinal literature network review of contributions made to the academy over the past 55 years of the IJPR. International Journal of Production Research, 1-27.

Small, H. (1973). Co‐citation in the scientific literature: A new measure of the relationship between two documents. Journal of the American Society for Information Science, 24 (4), 265-269.

Soares, S. V., Picolli, I. R. A., & Casagrande, J. L. (2018). Pesquisa bibliográfica, pesquisa bibliométrica, artigo de revisão e ensaio teórico em administração e contabilidade. Administração: Ensino e Pesquisa, 19(2), 1-19.

Su, H.; Lee, P. (2010). Mapping knowledge structure by keyword co-occurrence: a first look at journal papers in Technology Foresight. Scientometrics, 85(1), 65-79.

Toledo, G. S. & Domingues, C. R. (2018). Produção sobre educação corporativa no Brasil: um estudo bibliométrico. R.G.Secr.,GESEC, 9(1), 1-19.

Van Eck, N., & Waltman, L. (2009). Software survey: VOSviewer, a computer program for bibliometric mapping. Scientometrics, 84(2), 523-538.

Vinogradov, E., Kolvereid, L., & Timoshenko, K. (2013). Predicting entrepreneurial intentions when satisfactory employment opportunities are scarce. Education + Training, 55(7), 719–737.

Wallin, J. A. (2005). Bibliometric methods: pitfalls and possibilities. Basic & Clinical Pharmacology & Toxicology, 97(5), 261-275.

Whittaker, J. (1989). Creativity and conformity in science: titles, keywords: and co-word analysis. Social Studies of Science, 19 (3), 473–496.

Downloads

Publicado

2019-12-08

Como Citar

da Silva Sousa, E., Fontenele, R. E. S., Silva, Áurio L. L., & de Sousa Filho, J. M. (2019). Mapeamento da produção científica internacional sobre intenção empreendedora. Revista De Gestão E Secretariado, 10(3), 114–139. https://doi.org/10.7769/gesec.v10i3.901

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)