O Imaginário do Técnico em Secretariado

Autores

  • Alberto Carlos Alvarães Faculdade Internacional Signorelli
  • Alexandra Abreu Rocha Faculdade Internacional Signorelli

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v3i1.89

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar os símbolos presentes no imaginário de estudantes ingressantes do curso de Técnico em Secretariado acerca de sua futura profissão. No referencial teórico foi explorado o conceito de animal symbolicum de Cassirer apoiado por autores contemporâneos como Fernandes (2006), Barreto (2008) e o conceito de imaginário desenvolvido por Werneck (2003). Metodologicamente foi utilizado o instrumento da construção de desenhos buscando-se fundamentação em Vergara (2008), Trinca (1976) e Bauer e Gaskell (2002). A partir deste estudo foi possível constatar que no imaginário desses estudantes há a predominância de que o Técnico em Secretariado é uma profissão essencialmente operacional não havendo relevantes constatações do perfil generalista também exigido pelas diretrizes oficiais.

DOI:10.7769/gesec.v3i1.89

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Carlos Alvarães, Faculdade Internacional Signorelli

Mestre em Educação (UCP), Bacharel em Administração (UFRRJ) , especialista em Filosofia (UCB), Docência do Ensino Médio, Docência do Ensino Superior e Pedagogia Empresarial (UCAM). Atualmente professor do ensino técnico da FAETEC-RJ, professor titular do curso de Administração da Faculdade Internacional Signorellli e da Uniabeu Centro Universitário, coordenador de pós-graduação de negócios da Uniabeu Centro Universitário. Atuou como professor substituto do curso de Secretariado do IFRJ campus Pinheiral.

Alexandra Abreu Rocha, Faculdade Internacional Signorelli

Mestre em Educação (UCP), Bacharel em Administração (UFRRJ), especialista em Marketing e em Recursos Humanos (UCAM). Coordenadora do curso de Administração da Faculdade Internacional Signorelli.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

Alvarães, A. C., & Rocha, A. A. (2012). O Imaginário do Técnico em Secretariado. Revista De Gestão E Secretariado, 3(1), 68–93. https://doi.org/10.7769/gesec.v3i1.89

Edição

Seção

Artigos