Perfil sociodemográfico e acadêmico dos estudantes de Turismo em duas universidades públicas no sul do Brasil

Autores

  • Simone Portella Teixeira de Mello Professora Associada e Diretora da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0002-3798-1282
  • Gustavo da Rosa Borges Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0002-9869-376X
  • Patrícia Schneider Severo Universidade Federal do Pampa
  • Luís Felipe Freitas Becker Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v10i2.869

Palavras-chave:

Turismo. Perfil estudante turismo, Ensino Superior, Curso de turismo

Resumo

O turismo é uma área do conhecimento atrativa. Muitos jovens veem na profissão de turismólogo ou bacharel em turismo uma oportunidade de ampliar horizontes, conhecer novas culturas, outros idiomas, de emprego e de geração de renda. Este estudo tem como objetivo conhecer o perfil sociodemográfico e acadêmico de alunos da graduação em Turismo no extremo sul do Brasil. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, predominantemente quantitativo, por meio de dados primários junto aos estudantes do curso superior em turismo vinculados à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e à Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - Campus Jaguarão). Elaborou-se um questionário estruturado contendo questões referentes ao gênero, idade, renda familiar, naturalidade, forma de ingresso na universidade, semestre que estão cursando, estágios, trabalho, reprovação em disciplinas, previsão de conclusão e motivos de escolha e possível desistência do curso. O perfil traçado na pesquisa revela, entre outros aspectos, que mulheres jovens são predominantes. Parte dos estudantes são oriundos de escola pública e nasceram na mesma cidade onde estudam atualmente. Predomina aqueles que ingressaram na universidade por ampla concorrência, seguidos por cotistas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e posteriormente o por estudantes do estrato que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. De modo geral veem no curso de Turismo novas possibilidades de conhecimento, mas não necessariamente de empregabilidade. Os achados da pesquisa inferem que o ingresso no curso superior parece ser mais atrativo do que vislumbrar o ingresso no curso realmente desejado.

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Biografia do Autor

Simone Portella Teixeira de Mello, Professora Associada e Diretora da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, PPGA - UFSC. É Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP - Ministério da Educação - MEC - Brasil e Colaboradora da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP - Ministério do Planejamento - Brasil. Seus interesses de pesquisa concentram-se na área de administração pública, gestão de pessoas, desenvolvimento gerencial e de equipes, competências e gestão por competências. Atualmente é Professora Associada e Diretora da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, RS, Brasil.

Gustavo da Rosa Borges, Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, professor permanente do PPGA da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Doutor em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Patrícia Schneider Severo, Universidade Federal do Pampa

Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA atuando nos cursos de graduação e de especialização na área de Turismo. Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo pelo período de 2016 a 2018.

Luís Felipe Freitas Becker, Universidade Federal de Pelotas

Graduando do Bacharelado em Letras, Tradução Inglês/Português pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS/UFPel.

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Publicado

2019-08-12

Como Citar

Mello, S. P. T. de, Borges, G. da R., Severo, P. S., & Becker, L. F. F. (2019). Perfil sociodemográfico e acadêmico dos estudantes de Turismo em duas universidades públicas no sul do Brasil. Revista De Gestão E Secretariado, 10(2), 171–193. https://doi.org/10.7769/gesec.v10i2.869

Edição

Seção

Artigos