Pesquisa sobre empresas juniores em instituições de ensino superior do Distrito Federal: estudo de caso com foco no Centro Universitário IESB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v9i3.790

Palavras-chave:

Empresa Júnior, Teoria-Prática, Aprendizagem, Integração IES-Empresa, Desenvolvimento Profissional

Resumo

Busca-se apresentar as características de empresas juniores instaladas em Instituições de Ensino Superior [IES], constituídas prioritariamente por discentes com o auxílio e gestão de docentes, para atender às necessidades do mercado e auxiliar no desenvolvimento da economia local e regional, capacitando os alunos e possibilitando experiências práticas, profissionais e oportunidades para obterem conhecimentos complementares fora das salas de aulas, bem como aumentar a visibilidade dos cursos das IES que aderirem ao modelo. Trata-se de pesquisa exploratória e bibliográfica, aplicada às IES localizadas no Distrito Federal, que possuem empresas juniores federadas ou qualquer outro modelo que se assemelhe. Foram realizadas entrevistas com os gestores das empresas juniores e aplicados questionários a uma amostra de alunos do curso de Administração de uma IES específica. Foram identificados, em documentos das empresas juniores, os erros mais comuns e as medidas frequentemente adotadas para corrigi-los ou evitá-los. Espera-se que as IES e os alunos que tenham a intenção de criar uma empresa universitária, possam utilizar os resultados auferidos no estudo para se orientarem, a fim de se obter melhores resultados no desempenho das empresas durante os seus primeiros anos de funcionamento.

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Biografia do Autor

Roberto Campos da Rocha Miranda, Centro Universitário IESB

Graduado em Administração Postal pela Escola Superior de Administração Postal (1986), Bacharel em Administração - com habilitação pública e privada - pela União Pioneira de Integração Social (1993), Especialista em Gestão de Pessoas no Setor público pela Universidade Cândido Mendes (2011), Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1999) e Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2004). É professor do Instituto de Educação Superior de Brasília e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados na área de Recursos Humanos, atuando na Coordenação de Pós-Graduação como pesquisador. É professor do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Treinamento - Cefor, da Câmara dos Deputados, atuando nos cursos de especialização e no Mestrado Profissional em Poder Legislativo. Participou como consultor e coodenador de Projetos no(a) Ministério das Comunicações, ECT, IBICT, UPU, UPAEP, CNI, CLDF e IESB. Tem experiência nas áreas de Administração e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Informação e do Conhecimento e foco em gestão, tecnologia e pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, gerenciamento da informação, gestão do conhecimento estratégico, gestão estratégica, gestão de pessoas, organização, sistemas e métodos, inteligência competitiva, tecnologias da informação e aprendizagem organizacional.

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Publicado

2019-01-07

Como Citar

Medeiros, M. da C., & Miranda, R. C. da R. (2019). Pesquisa sobre empresas juniores em instituições de ensino superior do Distrito Federal: estudo de caso com foco no Centro Universitário IESB. Revista De Gestão E Secretariado, 9(3), 151–177. https://doi.org/10.7769/gesec.v9i3.790

Edição

Seção

Artigos