Escalas concorrentes para mensuração da satisfação do paciente hospitalar

Autores

  • João Batista Moglia Junior Universidade Nove de Julho - UNINOVE Conjunto Hospitalar do Mandaqui http://orcid.org/0000-0002-1204-8621
  • Evandro Luiz Lopes Professor de Marketing do PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração e professor de Métodos Quantitativos do MPA-GSS - Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Sistemas da Saúde - Universidade Nove de Julho Professor Adjunto na EPPEN - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v9i3.776

Palavras-chave:

escala de satisfação, satisfação do paciente, cuidados de enfermagem.

Resumo

A satisfação do paciente hospitalar não é um tema novo, mas ganha importância diante do cenário atual de concorrência, principalmente nos serviços privados. A relevância está na contribuição de uma nova perspectiva de visualização da satisfação do paciente hospitalar. O objetivo geral desse trabalho é identificar para o contexto nacional, qual das escalas de satisfação do paciente é capaz de refletir melhor a avaliação geral do hospital. Para tanto, foram utilizadas três escalas de satisfação com o atendimento de enfermagem: A escala PSI (Patient Satisfaction Instrument), a escala NSNS (Newcastle satisfaction with nursing scales) e a escala GPNS (General Practice Nurse Satisfaction Scale) e, como variável dependente, utilizou-se a escala AGH (Avaliação Geral do Hospital). A análise dos dados foi feita por meio da análise equações estruturais. A escala NSNS mede melhor a avaliação geral do hospital seguida da escala GNPS. Contudo, a escala PSI não foi significante. Identificou-se que a escala NSNS é mais adequada para mensuração da qualidade da equipe de enfermagem que as demais escalas testadas.

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Biografia do Autor

João Batista Moglia Junior, Universidade Nove de Julho - UNINOVE Conjunto Hospitalar do Mandaqui

Mestre em Administração - Programa de Mestrado Profissional em Gestão em Sistemas de Saúde - PMPA-GSS - Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2015), Especialista em Podiatria Clinica pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2009), Docência do Ensino Técnico e Superior em enfermagem pela Faculdade de Campo Limpo Paulista - FACCAMP (2009), Bacharel em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2007), 01 ano de experiência como Enfermeiro Coordenador em Pronto Socorro Adulto - Conjunto Hospital Mandaqui - CHM, 06 meses como Enfermeiro Administrador em Unidade de Terapia Intensiva - Conjunto Hospital Mandaqui - CHM, atua desde 11/2015 na coordenação de Enfermagem das seguintes Unidades: Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Berçário, Pronto Socorro ginecológico e Obstétrico, Centro Obstétrico, Enfermaria de Ginecologia e Maternidade. Responsável Técnico pelo: Pronto Socorro Ginecológico e Obstétrico, Centro Obstétrico e Maternidade. Atua desde 02/2017 como Preceptor de Estágios na graduação de Enfermagem da Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Evandro Luiz Lopes, Professor de Marketing do PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração e professor de Métodos Quantitativos do MPA-GSS - Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Sistemas da Saúde - Universidade Nove de Julho Professor Adjunto na EPPEN - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

Pós-doutor em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (2016), possui Doutorado em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (2010) e Mestrado em Administração (Marketing) pela mesma instituição (2007). Atualmente é o Editor Científico da Revista Brasileira de Marketing (ReMark), professor de Marketing do PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e professor de Métodos Quantitativos do MPA-GSS - Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Sistemas da Saúde na mesma universidade. Atua também como Professor Adjunto na EPPEN - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, ministrando as disciplinas de Administração de Marketing, Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional e Pesquisa de Marketing. Coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq além de atuar como parecerista para renomados periódicos acadêmicos. Seus interesses de pesquisa estão concentrados no processo de decisão de compras e na avaliação de marcas no contexto do comportamento do consumidor.

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Publicado

2019-01-07

Como Citar

Moglia Junior, J. B., & Lopes, E. L. (2019). Escalas concorrentes para mensuração da satisfação do paciente hospitalar. Revista De Gestão E Secretariado, 9(3), 103–130. https://doi.org/10.7769/gesec.v9i3.776

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