Narrativas de uma Bacharela sobre A Construção de Suas Práticas de Professora na Universidade Pública

Autores

  • Rosalia Beber Souza Universidade Federal de Viçosa
  • Douglas Candido Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v9i1.731

Palavras-chave:

Secretariado Executivo, Ensino, Universidade Pública

Resumo

Este estudo de caso objetiva traçar reflexões acerca da formação de professores, especificamente em uma universidade pública, com base nos relatos obtidos através das histórias pedagógicas de uma bacharela que se tornou professora. Constatou-se que a identidade profissional da participante foi construída calcada em seus modelos de professores durante a vida escolar bem como em métodos de ensino. Percebeu-se também que suas crenças a respeito de ensino e aprendizagem foram adquiridas e fortificadas ao longo do tempo. Mais precisamente, a ênfase de nossa análise é dada nas ligações significativas entre as experiências passadas e as práticas atuais desta profissional em uma universidade pública que não teve formação específica para atuar como professora durante sua graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosalia Beber Souza, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda em Administração pela UFLA; Mestra em Letas pela UFV; Professora de Secretariado Executivo pela UFV.

Douglas Candido Ribeiro

Mestre em Letras pela UFV

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Linguística Aplicada: Ensino de línguas e comunicação. Campinas, São Paulo. Pontes Editores e Artelíngua, 2005.

BARCELOS, A. M. F. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Vieira & BARCELOS, A. M. F. (orgs.). Crenças e ensino de Línguas: foco no professore, no aluno e na formação de professores. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2006, p. 15-42.

BORG. S. Teacher cognition in language teaching: A review of research on what teachers think, know, believe and do. Language Teacher, v. 36, p. 81-109, 2003.

CELANI, M. A. A. Ensino de línguas estrangeiras: ocupação ou profissão? In: LEFFA, V. J. (Org.) O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: EDUCAT/ALAB. 2001, p. 21-40.

FREEMAN, D.; JOHNSON, K. Reconceptualizing the knowledge-base of language teacher education. TESOL Quarterly, v. 32, n.3. p. 397-417, 1998.

GIL, G. Mapeando os estudos de formação de professores de línguas no Brasil. In: FREIRE, Maximina M, ABRAHÃO, Maria helena Vieira, BARCELOS, A. M. F. (Orgs.) Linguística Aplicada e Contemporaneidade, São Paulo: Pontes/ALAB, 2005, p. 173-182.

GIMENEZ, T. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da Lingüística Aplicada. In: FREIRE, Maximina M, ABRAHÃO, Maria Helena Vieira, BARCELOS, A. M. F. (Orgs). Lingüística Aplicada e Contemporaneidade. Sao Paulo: Pontes/ALAB, 2005, p. 182-201.

GRISI, R.. Didática mínima. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1971. Disponível em: http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/132/31/1/0/

LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra

oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, S. G. &

GHEDIN, E. (orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica

de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002, p. 53-79.

MATEUS, E. F. Educação contemporânea e o desafio da formação continuada. In: GIMENEZ, T. (org.). Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: EDUEL, 2002, p. 3-14.

NESPOR, J. The role of beliefs in the practice of teaching. Journal of Curriculum Studies, v. 19, n. 4, p. 317-328. 1987.

PAJARES, M. F. Teachers’ beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, v. 62, n.3, p. 307-332, 1992.

SIQUEIRA, R. A. R & MESSIAS, R. A. L. Reflexão e ações na formação e atuação do professore de língua portuguesa: o diálogo como condição de autoria na prática educativa. Linguagem & Ensino, v. 11, n. 2, p. 377-392, 2008. Disponível em: rle.ucpel.tche.br/edições/v11n2/05Rosana.pdf

TARONE, E. & ALLWRIGHT, D. Second language teacher learning and student second language learning: shaping the knowledge base. In: TEDICK, D. J. (Org.). Second language teacher education. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2005, p. 5-23.

TELLES, J. A. Reflexão e identidade profissional do professor de LE: Que histórias contam os futuros professores? RBLA, v.4, n2, p. 57-83, 2004. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/rbla/2004_2/03JoaoTelles.pdf

VIANNA, C. Os nós do “nós”: crise e perspectiva da ação coletiva docente em São Paulo. São Paulo: Xamã, 1999.

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Metodologia na investigação das crenças. In:

A.M.F. Barcelos e M. H. Vieira-Abrahão (orgs.). Crenças e ensino de

línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores.

Campinas: Pontes, p. 219-230, 2006.

ZEICHNER, K. M. Educating reflective teachers for learner centred-education: possibilities and contradictions. In: GIMENEZ, T. (Org.) Ensinando e aprendendo inglês na universidade: formação de professores em tempos de mudança. ABRAPUI: Londrina, 2003, p. 3-19.

Downloads

Publicado

2018-04-01

Como Citar

Souza, R. B., & Ribeiro, D. C. (2018). Narrativas de uma Bacharela sobre A Construção de Suas Práticas de Professora na Universidade Pública. Revista De Gestão E Secretariado, 9(1), 90–107. https://doi.org/10.7769/gesec.v9i1.731

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.