O uso de blogs enquanto espaços colaborativos para a produção e o compartilhamento da informação na área de Secretariado Executivo

Kaysla Alves e Silva, Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger, Tabira de Souza Andrade, Maika Buéque Zampier

Resumo


A internet se constitui em um ambiente repleto de conteúdos, disseminados a partir de diferentes meios e formatos, destacando-se, dentre eles, os blogs. Estes websites são páginas que permitem a postagem de conteúdos e a interação de seus usuários, podendo funcionar como espaços virtuais para a criação de novos conhecimentos e disseminação da informação. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo investigar em que medida os blogs da área de Secretariado Executivo vêm sendo utilizados como ferramentas colaborativas para a construção de conhecimentos e disseminação da informação. Para tanto, procedeu-se a uma investigação exploratória de quatro blogs que versam sobre temas relacionados à área secretarial. Por meio da pesquisa realizada, cujos dados foram analisados a partir de uma abordagem quantiqualitativa, observou-se que os blogs analisados disponibilizam um grande volume de conteúdos relacionados às práticas profissionais de Secretariado Executivo, com dicas, relatos de experiências e assuntos que abordam o cotidiano do Secretário Executivo. Entretanto, apesar de todos funcionarem sob uma perspectiva colaborativa, oferecendo os espaços para a interação entre os seus usuários e possibilitando a construção de conhecimentos, apenas em um destes blogs foi possível identificar a interação entre os seus seguidores. Os resultados permitiram concluir que existe a necessidade de se empregar esforços para que as interações entre os seus usuários, a troca de experiências e o compartilhamento de conteúdos seja fomentado em todos os blogs da área secretarial, potencializando, assim, o aproveitamento destes espaços e das ferramentas que eles oferecem.

Palavras-chave


Blogs; Secretariado Executivo; Informação; Compartilhamento

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DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v8i3.710

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