Índice De Carência E Vulnerabilidade Municipal – ICV-M: Análise Crítica E Metodologica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v8i3.646

Palavras-chave:

Indicadores Sociais, Inclusão Social, Desenvolvimento Social, Indicador de Vulnerabilidade Social,

Resumo

Este artigo objetiva descrever a metodologia aplicada para definir o Índice de Carência e Vulnerabilidade Municipal (ICV-M), empregado na análise dos municípios do Estado de Santa Catarina. A metodologia proposta faz uso dos indicadores das bases de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e principalmente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), numa relação direta entre a criação de um índice indexado para análises e a implantação de programas governamentais direcionados para a inclusão social e o desenvolvimento. O estudo é parte de um trabalho de pesquisa e desenvolvimento dedicado à implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT’s) no Estado de Santa Catarina e, portanto, é uma das etapas iniciais da pesquisa. Foram identificados municípios que se encontram em situações preocupantes, nos aspectos sócio econômicos e de inclusão social. Os resultados apresentados demonstraram condições de identificar o mais alto Índice de Carência e Vulnerabilidade Municipal de cada município. A análise do índice apresentou resultados concretos que permitem medir cenários municipais o mais próximo possível da realidade, contribuindo para a implantação de programas específicos de inclusão social e desenvolvimento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deborah Bernett, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) pela Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC); Master em Gestão de Projetos de Inovação pela pela École de Mines de St. Ettienne FR. Graduada em Administração e Ciências Sociais. Pesquisadora na área de Ciência
Tecnologia e Inovação envolvendo as temáticas interdisciplinares: inovação, empreendedorismo,capital social, desenvolvimento regional e sustentabilidade. 

Edison Da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua a mais de 30 em nas linhas de pesquisa de Mecânica. Desenvolveu inúmeros trabalhos de parceria com empresas na forma de consultorias, cursos de curta e longa duração, coordenou vários convênios com órgãos de fomento. Participou da criação de inúmeros laboratórios e Grupos de Pesquisa, como o Grupo de Análise e Projeto Mecânico - GRANTE, do Laboratório de Projeto, hoje NEDIP, do Laboratório de Engenharia Biomecânica - LEBm e ultimamente do Laboratório de Inovação - LI, todos no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina. Na área administrativa participou da chefia do Dpto. de Engenharia Mecânica, das coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Mecânica, da diretoria da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina, diretor do Centro Tecnológico da UFSC e foi é Pró-Reitor de Extensão da UFSC na ultima gestão. 

Referências

Arraes, R. A.; Teles, V. K. (2000) Endogeneidade e exogeneidade do crescimento econômico: uma análise comparativa entre Nordeste, Brasil e países selecionados. Revista Econômica do Nordeste, 31, p. 754-776. Fortaleza.

Bernett, D. (2001) Indicadores para avaliação da influência dos ambientes de empreendedorismo inovador na geração de capital social. Tese, Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.

Banco Mundial (2010) Social capital in Guatemala: a mixed methods analysis. Disponível em: <http://microdata.worldbank.org/index.php/citations/2027> Acesso em:02/2011.

Carley (1985), Michael. Indicadores Sociais: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Zahar.

Comité Europeén de Normalisation (CEN). European Guide to good Practice in Knowledge Management (2004): Part 1 – 5. Brussels: European Committee for Standardization.

Durston, J (2000). Qué es el capital social comunitario? Santiago de Chile: CEPAL.

IPEA (2014), Instituto de Pesquisa Estatística Aplicada. ATLAS BRASIL, Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. 2014.

IPEA (2015), Instituto de Pesquisa Estatística Aplicada. ATLAS DA VULNERABILIDADE SOCIAL.

Jannuzzi, P.(2005) M. Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil, Revista do Serviço Público Brasília 56 (2): 137-160.

MDS 2016. Metodologia de cômputo das taxas de pobreza e extrema pobreza das PNADs 1992 a 2014.

MCTI/SECIS (2013). 10 Anos de CVT, 2003 – 2013.

OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (2000). A New Economy? The changing role of innovation and information technology and growth. OCDE. 92 p. Paris-FR.

______Factbook (2007). Economic, Environmental and Social Statistics. ISBN 92-64-029 Science and Technology. Research and Development (R&D). Expenditure on R&D.

______Governing Regional Development Policy (2009). The use of performance indicators.

Stern, S.; Warens, A.; Hellman (2016), T. The Social Progress Index Methodology, SPI.

Woolcock, Michael .(1998). “Social Capital and Economic Development: Towards a Theoretical Synthesis and Policy Framework.” Theory and Society 27:151–208. World Almanac and Book of Facts. 1975–94. New York: Newspaper Enterprise Association

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Bernett, D., & Da Rosa, E. (2017). Índice De Carência E Vulnerabilidade Municipal – ICV-M: Análise Crítica E Metodologica. Revista De Gestão E Secretariado, 8(3), 201–223. https://doi.org/10.7769/gesec.v8i3.646

Edição

Seção

Artigos