O PROCESSO DE ASSOCIAÇÃO ENTRE MARCAS E GERADORES DE CONTEÚDO NO YOUTUBE: CASOS BRASILEIROS

Autores

  • Durval Lucas Júnior Universidade Federal de São Carlos
  • Camila Mayumi Adati Universidade Federal de São Carlos
  • Bárbara de Lima Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v8i2.628

Palavras-chave:

Associação de marca, Relacionamento comercial, Redes sociais, Geradores de conteúdo, Novas mídias.

Resumo

O desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação fez com que os geradores de conteúdo nas redes sociais ganhassem destaque perante o público. Diversas empresas começaram a perceber que ao se associar aos geradores de conteúdo, elas poderiam se aproximar de seu público-alvo e aumentar o volume de vendas, por um custo inferior se comparado às mídias tradicionais. O objetivo deste artigo é compreender e descrever o processo de associação entre marcas e geradores de conteúdo. Para isso, utilizou-se o estudo de casos múltiplos. Os resultados revelam que este processo pode ser dividido em cinco etapas principais: Contato, Negociação, Ação, Remuneração, e Avaliação e Manutenção de relacionamento. Por fim, é possível concluir que esse tipo de associação está crescendo, tornando-se uma nova opção para as empresas comunicarem com os consumidores, assim como se tornou para os geradores de conteúdo, uma fonte de renda e uma forma para conquistar notoriedade. 

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Biografia do Autor

Durval Lucas Júnior, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Professor Adjunto do Departamento de Administração – Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Sorocaba, Brasil.

Camila Mayumi Adati, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Sorocaba, Brasil. Assistente de Marketing no Grupo Sapa, Brasil.

Bárbara de Lima, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Sorocaba, Brasil. Assistente de Materiais na Flextronics, Brasil.

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Publicado

2017-08-01

Como Citar

Lucas Júnior, D., Adati, C. M., & de Lima, B. (2017). O PROCESSO DE ASSOCIAÇÃO ENTRE MARCAS E GERADORES DE CONTEÚDO NO YOUTUBE: CASOS BRASILEIROS. Revista De Gestão E Secretariado, 8(2), 228–248. https://doi.org/10.7769/gesec.v8i2.628

Edição

Seção

Artigos