O PROCESSO DE ASSOCIAÇÃO ENTRE MARCAS E GERADORES DE CONTEÚDO NO YOUTUBE: CASOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v8i2.628Palavras-chave:
Associação de marca, Relacionamento comercial, Redes sociais, Geradores de conteúdo, Novas mídias.Resumo
O desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação fez com que os geradores de conteúdo nas redes sociais ganhassem destaque perante o público. Diversas empresas começaram a perceber que ao se associar aos geradores de conteúdo, elas poderiam se aproximar de seu público-alvo e aumentar o volume de vendas, por um custo inferior se comparado às mídias tradicionais. O objetivo deste artigo é compreender e descrever o processo de associação entre marcas e geradores de conteúdo. Para isso, utilizou-se o estudo de casos múltiplos. Os resultados revelam que este processo pode ser dividido em cinco etapas principais: Contato, Negociação, Ação, Remuneração, e Avaliação e Manutenção de relacionamento. Por fim, é possível concluir que esse tipo de associação está crescendo, tornando-se uma nova opção para as empresas comunicarem com os consumidores, assim como se tornou para os geradores de conteúdo, uma fonte de renda e uma forma para conquistar notoriedade.
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