GÊNEROS DISCURSIVOS: UM OLHAR SOBRE A ENTREVISTA DE SELEÇÃO DE EMPREGO SOB A PERSPECTIVA DE BAKHTIN

Francisca Janete Adelino, Erivaldo Pereira Nascimento

Resumo


Este trabalho investiga o gênero entrevista de seleção de emprego, a partir das contribuições de Bakthin (2011). Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como teórica e documental, de caráter descritivo e interpretativo. O corpus é composto por três entrevistas gravadas em uma instituição de ensino superior de Natal – RN durante o processo de recrutamento e seleção de professores para cursos técnicos profissionalizantes, vinculados ao PRONATEC. A pesquisa objetiva analisar o conteúdo temático, a estrutura composicional e o estilo verbal do gênero em tela, e, além disso, especificamente, busca identificar alguns elementos linguístico-discursivos que são característicos do gênero. As análises revelam que o conteúdo temático é marcado por temas relativos à experiência profissional, disponibilidade de tempo, planejamento de aula, remuneração, horário, local das aulas e perfil dos alunos; além de uma introdução, cujo objetivo é abrir esse evento social com os cumprimentos e a contextualização do processo seletivo, e também de um encerramento, composto de agradecimentos e de informações relacionadas às próximas fases do processo seletivo. Quanto à construção composicional, esse gênero organiza um evento oficial dentro de uma esfera social, que é coordenado por um representante legal com poderes para conduzir o evento, por meio de questionamentos relativos ao propósito do cargo.  Sobre o estilo, observamos o uso de recursos tais como a da entonação de ênfase; da repetição; de marcadores conversacionais de concordância e de construções frasais na interrogativa.  


Palavras-chave


Gêneros Discursivos. Entrevistas de Seleção de Emprego. Elementos Caracterizadores.

Texto completo:

PDF

Referências


Bakhtin, Mikhail Mikhailovitch. (2011). Estética da criação verbal. 6ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes.

Bakhtin, Mikhail Mikhailovitch & Voloshinov, V. N. (2009). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 13 ed. São Paulo: Hucitec.

Espíndola, L. C. A entrevista: um olhar argumentativo. (2004). João Pessoa: EDUFPB.

Fávero, Leonor Lopes. (2000). A entrevista na fala e na escrita. In. PRETI, Dino. (Org.) Fala e escrita em questão. São Paulo: Humanitas.

Fávero, L. L. & Andrade, M. L. C. V. O. & Aquino, Z. G. O. (2005). Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 5.ed. São Paulo: Cortez.

Jubran, Clélia Cândida Abreu Spinardi. (2006). Tópico discursivo. In: Gramática do português culto falado no Brasil. Jubran, Clélia Cândida Abreu Spinardi & Koch, Ingedore Grunfeld Villaça (Org). Campinas: Editora da Unicamp.

Koch, Ingedore Grunfeld Villaça. (2010). A inter-ação pela linguagem. 10 ed. São Paulo: Contexto.

Marcuschi, Luiz Antônio. (1986). Análise da conversação. São Paulo: Ática.

_____. Assimetria, poder e adequação na interação verbal. (1995). In: Investigações: linguística e teoria literária. (Org.) Dino Pret. São Paulo: Humanistas/FFLCH/USP, v. 5, dez, p. 80-93.

_____. Atividades de compreensão na interação verbal. (1995). In: Estudos de língua falada: variações e confrontos. Recife - PE, v. 5, dez.

Nascimento, Erivaldo Pereira do. Silva, Joseli Maria da. (2012). O fenômeno da Modalização. In: Nascimento, Erivaldo Pereira do. A redação comercial oficial: estratégias semântico-discursivas em gêneros formulaicos. João Pessoa, Editora Universitária/UFPB.




DOI: http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v8i2.601

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Francisca Janete Adelino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Revista de Gestão e Secretariado - GeSeC e-ISSN:2178-9010

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia