GÊNEROS DISCURSIVOS: UM OLHAR SOBRE A ENTREVISTA DE SELEÇÃO DE EMPREGO SOB A PERSPECTIVA DE BAKHTIN

Autores

  • Francisca Janete Adelino Universidade Federal da Paraíba
  • Erivaldo Pereira Nascimento Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v8i2.601

Palavras-chave:

Gêneros Discursivos. Entrevistas de Seleção de Emprego. Elementos Caracterizadores.

Resumo

Este trabalho investiga o gênero entrevista de seleção de emprego, a partir das contribuições de Bakthin (2011). Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como teórica e documental, de caráter descritivo e interpretativo. O corpus é composto por três entrevistas gravadas em uma instituição de ensino superior de Natal – RN durante o processo de recrutamento e seleção de professores para cursos técnicos profissionalizantes, vinculados ao PRONATEC. A pesquisa objetiva analisar o conteúdo temático, a estrutura composicional e o estilo verbal do gênero em tela, e, além disso, especificamente, busca identificar alguns elementos linguístico-discursivos que são característicos do gênero. As análises revelam que o conteúdo temático é marcado por temas relativos à experiência profissional, disponibilidade de tempo, planejamento de aula, remuneração, horário, local das aulas e perfil dos alunos; além de uma introdução, cujo objetivo é abrir esse evento social com os cumprimentos e a contextualização do processo seletivo, e também de um encerramento, composto de agradecimentos e de informações relacionadas às próximas fases do processo seletivo. Quanto à construção composicional, esse gênero organiza um evento oficial dentro de uma esfera social, que é coordenado por um representante legal com poderes para conduzir o evento, por meio de questionamentos relativos ao propósito do cargo.  Sobre o estilo, observamos o uso de recursos tais como a da entonação de ênfase; da repetição; de marcadores conversacionais de concordância e de construções frasais na interrogativa.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Janete Adelino, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba.   Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal da Paraíba.                                                          

 

Erivaldo Pereira Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba.                                                          

Referências

Bakhtin, Mikhail Mikhailovitch. (2011). Estética da criação verbal. 6ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes.

Bakhtin, Mikhail Mikhailovitch & Voloshinov, V. N. (2009). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 13 ed. São Paulo: Hucitec.

Espíndola, L. C. A entrevista: um olhar argumentativo. (2004). João Pessoa: EDUFPB.

Fávero, Leonor Lopes. (2000). A entrevista na fala e na escrita. In. PRETI, Dino. (Org.) Fala e escrita em questão. São Paulo: Humanitas.

Fávero, L. L. & Andrade, M. L. C. V. O. & Aquino, Z. G. O. (2005). Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 5.ed. São Paulo: Cortez.

Jubran, Clélia Cândida Abreu Spinardi. (2006). Tópico discursivo. In: Gramática do português culto falado no Brasil. Jubran, Clélia Cândida Abreu Spinardi & Koch, Ingedore Grunfeld Villaça (Org). Campinas: Editora da Unicamp.

Koch, Ingedore Grunfeld Villaça. (2010). A inter-ação pela linguagem. 10 ed. São Paulo: Contexto.

Marcuschi, Luiz Antônio. (1986). Análise da conversação. São Paulo: Ática.

_____. Assimetria, poder e adequação na interação verbal. (1995). In: Investigações: linguística e teoria literária. (Org.) Dino Pret. São Paulo: Humanistas/FFLCH/USP, v. 5, dez, p. 80-93.

_____. Atividades de compreensão na interação verbal. (1995). In: Estudos de língua falada: variações e confrontos. Recife - PE, v. 5, dez.

Nascimento, Erivaldo Pereira do. Silva, Joseli Maria da. (2012). O fenômeno da Modalização. In: Nascimento, Erivaldo Pereira do. A redação comercial oficial: estratégias semântico-discursivas em gêneros formulaicos. João Pessoa, Editora Universitária/UFPB.

Downloads

Publicado

2017-08-01

Como Citar

Adelino, F. J., & Nascimento, E. P. (2017). GÊNEROS DISCURSIVOS: UM OLHAR SOBRE A ENTREVISTA DE SELEÇÃO DE EMPREGO SOB A PERSPECTIVA DE BAKHTIN. Revista De Gestão E Secretariado, 8(2), 107–227. https://doi.org/10.7769/gesec.v8i2.601

Edição

Seção

Artigos