PERFIL DOS DISCENTES (INGRESSANTES E CONCLUINTES) DE SECRETARIADO EXECUTIVO: UM ESTUDO COMPARATIVO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PÚBLICAS

Vania Souza Bilert, Fabiana Veloso Biscoli

Resumo


O objetivo deste artigo é identificar o perfil dos discentes, ingressantes e concluintes, dos cursos de graduação em secretariado executivo. A pesquisa foi realizada com os discentes de 11 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras, estaduais e federais. O estudo configura-se como descritivo-exploratório, fazendo parte da amostra 507 discentes, sendo 311 ingressantes e 196 concluintes. Os principais resultados indicam que os discentes atuam em empresas de diversos segmentos, com destaque ao comércio e prestação de serviços; 87% são do gênero feminino e a faixa etária predominante é entre 17 a 24 anos. Destaca-se, como fator positivo, a atuação profissional dos discentes desde o início da graduação, exercendo as atribuições pertinentes ao profissional de secretariado executivo, o que revela que os discentes conseguem relacionar o que é aprendido em sala de aula com a prática profissional, o que também evidencia a aceitação do empresariado pelos profissionais de secretariado executivo.


Palavras-chave


Perfil; Secretariado Executivo; Instituições de Ensino Superior (IES)

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v2i2.54

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Vania Souza Bilert, Fabiana Veloso Biscoli

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

GeSec - Revista de Gestão e Secretariado | São Paulo, São Paulo, Brasil | e-ISSN:2178-9010

Para referências:

R. G. Secr., GESEC.

Licença Creative Commons
Esta Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia