Avaliação de Marcas de Luxo: Um Estudo Experimental com Dois Fatores Moderadores

Andrea Kassouf Pizzinatto, Evandro Luiz Lopes, Suzane Strehlau, Nadia Kassouf Pizzinatto

Resumo


O marketing de marcas de luxo apresenta algumas particularidades em relação ao utilizado em outros mercados. O objetivo principal deste estudo é identificar os efeitos do endossamento de celebridades e do país de origem na avaliação de marcas de luxo. Para tanto, realizaram-se dois experimentos, nos quais as variáveis foram manipuladas por meio de anúncios publicitários desenvolvidos para este fim. Os resultados indicam que a) a avaliação da marca de luxo não é favorecida pela utilização de endossamentos, mesmo de celebridades, e b) existem indícios quanto ao efeito país de origem na moderação da avaliação realizada pelos consumidores em determinadas circunstâncias.

Palavras-chave


Marcas. Marcas de luxo. Endossador. Efeito país de origem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v7i3.506

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