OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO DO GÊNERO MASCULINO NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Conceição de Maria Pinheiro Barros UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Diego Saulo Alves Izequiel UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Joelma Soares da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v2i1.50

Palavras-chave:

Secretariado Executivo, Gênero Masculino, Organizações Contemporâneas

Resumo

O profissional de secretariado executivo vem ocupando espaço cada vez mais evidente no mercado de trabalho e na estrutura organizacional, tanto em virtude da demanda de mercado, quanto das necessidades de dinamismo na administração moderna que demonstra o crescimento da referência deste profissional. Tem buscado em seu campo de trabalho visão e atitude de atuação com excelência cumprindo o seu papel com características próprias. Este trabalho tem como objetivo geral investigar os desafios para o profissional de secretariado executivo do gênero masculino nas organizações contemporâneas. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar a inserção do gênero masculino na profissão de secretariado executivo e identificar os desafios enfrentados pelo secretário executivo do gênero masculino para o seu desenvolvimento e crescimento profissional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa de campo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa por apresentar os dados coletados e, em seguida, fazer uma análise qualitativa dos resultados com base na literatura selecionada. A pesquisa foi efetuada em organizações da esfera pública e privada, do estado do Ceará. A amostra foi representada por profissionais do gênero masculino graduados em secretariado executivo pela Universidade Federal do Ceará e que atuam na área. Após a análise dos dados concluiu-se que apesar dos obstáculos a serem superados, a tendência é que essas as oportunidades de atuação para o profissional do gênero masculino crescem, sendo necessário que todos os atores da área busquem a equidade de gêneros na profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conceição de Maria Pinheiro Barros, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Experiência na área de educação como docente e na área de Secretariado Executivo. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Secretariado Executivo, com ênfase em gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: Secretariado Executivo, Responsabilidade Social e Gestão da Educação Superior, Educação em Secretariado.

Diego Saulo Alves Izequiel, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Graduado em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará.

Joelma Soares da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Aluna do Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui especialização em Gestão de IES e graduação em Secretariado Executivo. Atuou como professora em diversas intituições privadas e atualmente é Vice- coordenadora e professora do Curso de Secretetariado Executivo da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2011-10-21

Como Citar

Pinheiro Barros, C. de M., Alves Izequiel, D. S., & da Silva, J. S. (2011). OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO DO GÊNERO MASCULINO NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS. Revista De Gestão E Secretariado, 2(1), 158–176. https://doi.org/10.7769/gesec.v2i1.50

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)