A Importância da Língua Portuguesa na Matriz Curricular dos Cursos Superiores de Secretariado Executivo
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v7i3.488Palavras-chave:
Comunicação. Língua Portuguesa. Matriz Curricular. Secretariado ExecutivoResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a oferta da disciplina da Língua Portuguesa e correlatas na matriz curricular dos cursos superiores de Secretariado Executivo oferecidos na modalidade bacharelado. Conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) preestabelecidas pelo Ministério da Educação, o profissional de Secretariado Executivo deve ter o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira; devendo, igualmente, obter condições de ensino-aprendizagem que propiciem o aprofundamento da língua nacional. Entretanto, o que constatamos nas matrizes curriculares dos cursos oferecidos em âmbito nacional é a ênfase ao ensino de línguas estrangeiras e a redução da carga horária para as disciplinas de Língua Portuguesa e correlatas. Desse modo, aspiramos demonstrar, por meio de pesquisas exploratória e documental, uma análise das matrizes curriculares do curso de Secretariado Executivo em universidades federais e particulares das cinco regiões brasileiras, no intuito de avaliar o impacto que tal ausência pode acarretar no desenvolvimento das competências de comunicação necessárias para a atuação do profissional de Secretariado Executivo na esfera corporativa. Após análise dos resultados, compreendemos que é necessária uma futura reformulação da matriz curricular com o foco na disciplina da Língua Portuguesa e correlatas, no intuito de aprimorar as competências do profissional em relação ao mercado de trabalho.
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