ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO: UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO EFICAZ DO TEMPO COMO FERRAMENTA PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E WORK LIFE BALANCE

Maria do Carmo Ferreira Lima, Simone Batista Jesus

Resumo


A Administração do Tempo vem sendo um tema de alta relevância, e muito discutido, principalmente no mundo corporativo. Desde os primeiros estudos da Administração Clássica, como o “Estudo dos Tempos e Movimentos”, realizado por Taylor, na época da Revolução Industrial, passando pela Revolução Tecnológica no início dos anos 90 até os dias atuais, sempre existiu o questionamento sobre como seria possível administrar melhor o tempo. O desafio não é gerenciar o tempo, mas a pessoa e gerar ou preservar relacionamentos. O objetivo geral deste trabalho foi compreender como a adoção de técnicas para Administração do Tempo pode servir de ferramenta para o aumento da produtividade e equilíbrio da equação vida profissional versus vida pessoal. A revisão da literatura foi sustentada por uma pesquisa em duas etapas. Na primeira etapa foi aplicada uma pesquisa descritiva, com a intenção de identificar quais eram os chamados “ladrões de tempo” mais comuns dentro da amostra pesquisada e diagnosticar o perfil de gerenciamento do tempo do conjunto de participantes. Na etapa posterior, foi realizado um estudo de caso, onde pelo período de 30 dias a participante voluntária foi instruída a utilizar algumas das ferramentas, como softwares e formulários disponíveis no mercado para organização e administração eficaz do tempo. Os resultados comprovaram ser considerável o número pessoas que assumem não saber administrar bem o seu tempo e que sofrem com os efeitos negativos da sobrecarga de trabalho e a desmotivação que constantemente está atrelada a esse cenário. O resultado do estudo de caso apurou que as ferramentas de organização e gestão de tempo disponíveis são capazes de promover boa melhora na forma como se administra o tempo, porém é necessário comprometimento e disciplina daquele que se propõe a utilizar os mecanismos, pois a mudança na forma como se gerencia o próprio tempo é acima de tudo uma mudança comportamental.


Palavras-chave


Administração do Tempo; Work-life balance; Ferramentas para organização e gestão do tempo

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DOI: http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v2i2.48

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Revista de Gestão e Secretariado - GeSeC e-ISSN:2178-9010

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