Empreendedorismo por estilo de vida: estudo exploratório sobre fatores motivacionais, características e gestão
DOI:
https://doi.org/10.7769/gesec.v7i1.439Palavras-chave:
Empreendedorismo por estilo de vida, Motivação, Características, GestãoResumo
Esse artigo tem como proposta compreender o empreendedorismo por estilo de vida, temática contemporânea e considerada de fronteira do conhecimento, dada a não homogeneidade entre os estilos de empreendedores e a consequente falta de convergência de dados empíricos. Considerado como um tipo que nasce do contexto da atualidade, o empreendedorismo por estilo de vida considera o empreendedor em sua individualidade e o negócio por ele iniciado voltado para a paixão pela própria atividade em si, e não apenas para o propósito financeiro como ocorre com outros empreendimentos. A partir de tal percepção, questiona-se quais as motivações e características de gestão de indivíduos que se engajam em um projeto com esta natureza, objetivando comparar as motivações e características listadas na literatura para esse estilo com as encontradas através da pesquisa de campo. Trata-se de um estudo exploratório, qualitativo que utilizou como método o estudo de caso único. Selecionou-se para o estudo a Worldpackers, por ser uma empresa nova e aderente, à luz da teoria investigada, ao lifestyle entrepreneurship. Os principais resultados mostraram que a principal motivação para o engajamento das pessoas é o envolvimento com a proposta do negócio e várias características foram elencadas, entre elas: a criatividade, habilidade para lidar com conteúdo e situações novas e curiosidade para se aprofundar em temas multidisciplinares. O artigo contribui com o conhecimento de um campo ainda carente de investigação ao explorar um grupo específico de empreendedores.
Downloads
Referências
Acs, Z. J.; Desai, S. & Hessels, J. (2008). Entrepreneurship, economic development e institutions. Small Business Economic.
Andreassi, T. et al. (2011). Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil. Curitiba: IBPQ.
Dahlstrand, A. L. (2007). Technology-based entrepreneurship and regional development: The case of Sweden. European Business Review. Bradford, v. 19, n.5, p 373-386.
Drucker, P. F. (1998). Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. 5. ed. São Paulo: Pioneira.
Filion, L. J. (1999). Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, São Paulo, v.34, n.2, p.5-28.
Filley, A. & Aldag, D. (1978). Characteristics and measurement of an organizational typology. Academy of Management Journal, v.21, n.4, p.578-591.
Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed.
Gibb, A.A. (1996). Entrepreneurship and small Business Management: Can we afford to neglect them in the twenty-first century business school? British Journal of Management, 7:4, p 309-324.
Gilad B. & Levine P. (1986). A behavioral model of entrepreneurial supply. Journal of Small Business Management. Outubro.
Henderson, J. (2002). Building the rural economy with high-growth entrepreneurs. Economic Review, 87(3), pp. 45-70.
Machado, J. C.; Torres, M. & Abreu, M. A. (2009). Desafios e Oportunidades de Negócios com Pequenas e Médias Empresas. Relatório da Serasa Experian Business Information. Disponível em http://www.serasaexperian.com.br/cursosinteresses/palestras/ftp/ftp_0099.pdf
Acesso em 17/05/2015.
Marcketti, S. B.; Niehm, L. S. & Fuloria, R.. (2006). An exploratory study of lifestyle entrepreneurship and its relationship to life quality. Family and Consumer Sciences Research Journal, v. 34, n. 3, p. 241-259.
Martes, A. C. B. (2010). Weber e Schumpeter – A ação econômica do empreendedor. Revista de Economia Política, vol. 30, nº 2 (118), p 254-270, abril-junho.
Peters, M.; Frehse, J. & Buhalis, D. (2009). The importance of lifestyle entrepreneurship: A conceptual study of the tourism industry. PASOS - Revista de Turismo y Patrimônio Cultural, Vol. 7, n2, p. 393-405.
Santanna, A.; Nelson, R. & Oliveira, F. (2011). Empreendedorismo e o desenvolvimento do turismo na cidade de Tiradentes. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v. 6, n.1, p.1-27.
Santanna, A. S.; Oliveira, F. B. & Diniz, D. M. (2012). Tipos de empreendedores em dinâmicas de reconversão de funções econômicas de cidades: uma análise sob a perspectiva de Bourdieu. Gestão e Sociedade, v.6, n.15, p.378-406.
Sarasvathy, S. D. (2004). The questions we ask and the questions we care about: reformulating some problems in entrepreneurship research. Journal of Business Venturing. V.19, p.707-717.
Sarasvathy, S. D. & Venkataraman, S. (2011). Entreneurship as method: Open questions for an entrepreneurial future. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 35, p.113-135.
Schumpeter, J. A. (1982). Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural.
Schumpeter, J. A. (1996). Capitalism, socialism and democracy. London: Routledge.
SEBRAE. Boletim Estatístico de Micro e Pequenas Empresas. 2005. Disponível em
http://www.dce.sebrae.com.br/bte/bte.nsf/03DE0485DB219CDE0325701B004CBD01/$File/NT000A8E66.pdf
Acesso em 17/05/2015.
Shane, S. & Venkataraman, S. (2000). The promisse of entrepreneurship as a field of
research. Academy of Management Review, v.25, n.1, p.217-226.
Singer, S.; Amorós, J. E. & Arreola, D.M. (2015). Global Entrepreneurship Monitor Global Report 2014. Babson College, Universidad Del Desarrollo, UniversitiTun Abdul Razak, Tecnológico de Monterrey, London Business School. 116 p.
Smith, A.. (1967). The entrepreneur and his firm: The relationship between type of man and type of company. Michigan State University: East Lansing, MI.
Velasco, M. G. & Saleilles, S. (2007). The local embeddedness of lifestyle entrepreneur: an exploratory study. Interdisciplinary European Conference on Entrepreneurship Research.
Vesper, K. H. (1990). New Venture Strategies. University of Illinois at Urbana-Champaign's Academy for Entrepreneurial Leadership Historical Research Reference in Entrepreneurship. Disponível em: http://ssrn.com/abstract=1496217
Zahra, S.; Gedajlovic, E.; Donald, O.; Neubaum, D. & Shulman, J.. (2009). A typology of social entrepreneurs: motives, search processes and ethical challenges. Journal of Business Venturing 24 (5), 519-532.
Zanni, P. P.; Moraes, G. H. S. M. & Mariotto, F. L. (2011). Para que servem os Estudos de Caso Único? Associação Nacional de pós-graduação e pesquisa em administração, ANPAD, Rio de Janeiro. Anais de...
WORLDPACKERS. (2015). Disponível em: https://www.worldpackers.com/ Acesso em: 10/04/2015
Yin, R. (2005). Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 3ª. ed. Porto Alegre: Bookman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
• 1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
• 2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
• 3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
• 4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
• 5. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication, with the work [SPECIFY PERIOD OF TIME] after publication simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
• 6. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
• 7. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html