A Percepção dos Consumidores Quanto às Características Ecológicas: Análise de Viabilidade Baseada no Modelo Bertolini para Água Mineral

Raquel Adriana Gafuri, Jerry Adriani Johann, Marcelo Roger Meneghatti, Geysler Rogis Flor Bertolini

Resumo


A conscientização quanto às questões ambientais tem influenciado a decisão de compra e os padrões de consumo que podem indicar a disposição em adquirir um produto com características ecológicas. Este estudo de caso pretende averiguar se investimentos em características ecológicas seriam capazes de trazer retornos financeiros positivos para uma indústria de água mineral de 510 ml. Para tal verificação as análises são feitas com base no modelo proposto por Bertolini (2009), que consistiu em identificar as características ecológicas mais percebidas pelos consumidores, avaliar a disponibilidade em adquirir o produto com tais características, analisar a viabilidade econômica do projeto, além de realizar cruzamentos entre as variáveis. Apurou-se que o fator preço ainda se sobrepõe à conscientização ecológica, e que o consumidor está disposto a pagar o mesmo preço tanto para produto ecológico, quanto para produto convencional. Mesmo diante dessas condições, pode-se dizer que a utilização da ferramenta de análise foi capaz de apontar viabilidade para investimentos em características ecológicas para o produto água mineral de 510 ml.

Palavras-chave


Viabilidade de investimento; Produto ecológico; Água mineral; Modelo Bertolini

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DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v6i3.428

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