A importância da gestão da informação para a atuação profissional do Secretário Executivo – uma revisão de literatura nacional integrativa

Autores

  • Nuriane Santos Montezano Secretária Executiva da Embrapa - Palmas - TO
  • Rosália Beber de Souza Universidade Federal de Lavras (UFLA) Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Odemir Vieira Baeta Doutorando em Administração - Universidade Federal de Lavras (UFLA) Professor do Curso de Secretariado Executivo - Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v6i2.356

Palavras-chave:

Secretariado Executivo, gestão da informação, gestão documental.

Resumo

O artigo apresenta a realidade do novo profissional de Secretariado Executivo e sua relação com o Sistema de Informação Estratégico. Todos os conceitos foram trabalhados tendo como base a revisão de literatura nacional integrativa. O objetivo foi o de verificar qual a importância do gerenciamento da informação e sua aplicabilidade ao contexto do profissional de Secretariado Executivo. A discussão e reflexão teórica resultaram que o atual profissional de Secretariado Executivo se encontra preparado para a nova dinâmica organizacional ao incorporar tecnologicamente a execução do gerenciamento de informações em seu contexto. Esta é mais uma atribuição que lhe confere e confirma o seu caráter multifuncional como um dos importantes gestores de informações no processo decisório das organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nuriane Santos Montezano, Secretária Executiva da Embrapa - Palmas - TO

Secretária Executiva da EMBRAPA Pesca e Aquicultura - Palmas, Tocantins

Rosália Beber de Souza, Universidade Federal de Lavras (UFLA) Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFLA

Professora de Gestão Documental no Curso de Secretariado Executivo - Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Odemir Vieira Baeta, Doutorando em Administração - Universidade Federal de Lavras (UFLA) Professor do Curso de Secretariado Executivo - Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professor do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa nas disciplinas de Assessoria Executiva; Gestão Estratégica; Assessoria Parlamentar; Gestão Pública; Gestão Empreendedora; Gestão Social; Gestão Secretarial e Gestão de Carreira.

Secretário Executivo, pós-graduado em Administração: especialista em Gestão Estratégica e mestre em Administração Pública pela UFV. Atualmente, doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA

Referências

Araújo, Eliany Alvarenga; Dias, Guilherme Atayde. (2005). Ciência da informação e biblioteconomia. In: OLIVEIRA, Marlene de. Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG.

Braga, Ascenção. (2009). A gestão da informação. Disponível em < http://www.arquivar.com.br/espaco_profissional/sala_leitura/artigos/Gestao_da_Informacao.pdf >. Acesso em: 07 mar.

Carvalho, Miréia Maria Joau de. (2005) Qual será o futuro dos cursos de Secretariado Executivo? Revista Acadêmica de Secretariado Executivo. Salvador, v. 1, n. 1.

Cendón, Maria Valadares, et al. (2005) Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e conceitos. Belo Horizonte: UFMG.

Garcia, Edmeia, D’ELIA, Elizabete Silva. (2005) Secretária executiva. 1 ed. São Paulo: IOB-Thomson.

Le Coadic, Yves-François. (2004). A ciência da informação. 2 ed. Brasília: Briquet de Lemos, Tradução: Maria Yêda F. S. de Filgueiras Gomes.

Macedo, Neusa Dias de. (1996). Iniciação à pesquisa bibliográfica. 2 ed. São Paulo: Unimarco.

Marchiori, Patricia Zeni. (2009). A ciência da gestão de informação: compatibilidades no espaço profissional. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n2/12910.pdf >. Acesso em: 10 mar. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652002000200008

Mcgee, James; Prusak, Laurence. (1994). Gerenciamento estratégico da informação - aumente a competitividade e a eficiência da sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. 17 ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Medeiros, João Bosco; Hernandes, Sonia. (2004). Manual da secretária. 9 ed. São Paulo: Atlas.

Mota, Francisca Rosaline Leite; Oliveira, Marlene. (2005). Formação e atuação profissional. In: Oliveira, Marlene de. Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG.

Neves, Maria da Conceição de Oliveira. (2007). Introdução ao secretariado executivo. Rio de Janeiro.

Oleto, Ronaldo Ronan. (2009). Percepção da qualidade da informação. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v35n1/v35n1a07.pdf >. Acesso em: 05 mar.

Oliveira, Marlene de. (2005). Origens e evolução da ciência da informação. In: Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG.

Palmisano, Ângelo; Rosini, Alessandro Marco. (2003). Administração de sistemas de informação e gestão do conhecimento. São Paulo: Thomson.

Paes, Marilena Leite. (1997). Arquivo: teoria e prática. 3 ed. Rio de Janeiro: FGV.

Rodrigues, Ana Marcia Lutterbach. (2009). A teoria dos arquivos e a gestão de documentos. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pci/v11n1/v11n1a09.pdf >. Acesso em: 05 mar.

Santos, Vanice dos; Candeloro, Rosana J. (2006). Trabalhos acadêmicos: uma orientação para pesquisa e normas técnicas. Porto Alegre: AGE.

Schellenberg, Theodore Roosevelt. (2002). Arquivos modernos: princípios técnicas. 2 ed. FGV.

Siqueira, Marcelo Costa. (2005). Gestão estratégica da informação. 1 ed. Rio de Janeiro: Brasport.

Sousa, Renato Tarciso Barbosa de. (2003). Os princípios arquivísticos e o conceito de classificação. In: Rodrigues, Georgete M.; LOPES, Iza (Org). Organização e representação do conhecimento. Brasília: Thesaurus, p. 240-271.

Downloads

Publicado

2015-08-01

Como Citar

Montezano, N. S., de Souza, R. B., & Baeta, O. V. (2015). A importância da gestão da informação para a atuação profissional do Secretário Executivo – uma revisão de literatura nacional integrativa. Revista De Gestão E Secretariado, 6(2), 111–133. https://doi.org/10.7769/gesec.v6i2.356

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)