O secretário executivo como gestor de mudanças organizacionais no setor automobilístico

Karen Almeida Pereira, Jefferson David Araujo Sales

Resumo


Esta pesquisa reflete sobre a atuação do profissional de secretariado como gestor de mudanças organizacionais a partir da elaboração de propostas de melhoria baseadas em processos de padronização numa assistência técnica de uma concessionária automotiva sergipana. Para se chegar aos resultados deste trabalho, foram feitas análises, interpretações e confrontações dos dados obtidos em cada etapa da investigação, a saber: observação, levantamento documental, entrevistas e questionário. No primeiro momento da investigação, e por meio da observação direta sustentada por um script observacional, os pesquisadores identificaram uma ausência de padrões que resultava numa oscilação da satisfação dos clientes e na estagnação do trabalho local. Então, no segundo momento, agora por intermédio de uma pesquisa-ação, identificou-se que a principal causa dos problemas organizacionais, ao menos no setor investigado, é a falta de padronização. Somados a isso, surge a ausência de um regular gerenciamento das pessoas e um baixo desempenho da gerência.

Palavras-chave


Processos. Padronização. Gerenciamento da rotina de trabalho. Gestão de pessoas. Prestação de serviço. Setor automobilístico.

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DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v6i2.320

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