MUDANÇAS DE PARADIGMAS NA GESTÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO

Walkíria Gomes de Almeida, Geórgia T. S. Rogel, Alzira da Silva Shimoura

Resumo


Neste mercado instável, com mudanças contínuas, torna-se necessário que os profissionais busquem, cada vez mais, qualificação e se preparem para uma competitividade avassaladora, buscando alternativas para o seu desenvolvimento. O profissional de secretariado evoluiu e se desenvolveu muito ao longo de uma trajetória de lutas e conquistas, incluindo a globalização e a revolução tecnológica. O perfil desse profissional mudou e, hoje, observa-se que ele atua como cogestor, empreendedor e consultor, trabalhando o operacional, mas com foco no resultado. A profissão conquistou muitas vitórias: promulgação das leis de regulamentação, código de ética, a criação da Federação Nacional das Secretárias e Secretários e Sindicatos de Classe no Brasil todo, entre outros. Mas, mesmo com toda essa evolução, ainda existem empresas e/ou gestores que não acreditam na mudança de paradigmas dessa profissão; julgam que o trabalho é o mesmo das décadas passadas. Assim, a presente pesquisa buscou investigar quais são as competências desejáveis a fim de que o profissional de secretariado contribua para a gestão de resultados da empresa.


Palavras-chave


Profissional de secretariado; Gestão por competências

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v1i1.3

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 Walkíria Gomes de Almeida, Geórgia T. S. Rogel, Alzira da Silva Shimoura

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Revista de Gestão e Secretariado - GeSeC e-ISSN:2178-9010

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia