A Assessoria Executiva no Processo de Tomada de Decisão

Vania Silva de Souza Bilert, Adriana Aparecida Kovalski da Silva, Juliane Aparecida Leal dos Santos, Rosicléia Aparecida Cabral

Resumo


Atualmente as empresas buscam profissionais cada vez mais qualificados, com perfil gerencial, para atuar nos níveis estratégicos, assessorando e participando na tomada de decisão organizacional. Com este propósito o estudo buscou compreender as relações e a influência da assessoria executiva no processo de tomada de decisão junto aos gestores da organização, devido sua atuação cada vez mais evidente no processo decisório das organizações. Assim a pesquisa visou identificar qual a influência do profissional de secretariado executivo no processo de tomada de decisão e evidenciar se são encontradas dificuldades no processo decisório.Foram realizadas discussões sobre processo decisório, informação organizacional e o papel do gestor e da assessoria executiva no processo de tomada de decisão. Com a finalidade de comprovar os questionamentos levantados, utilizou-se a abordagem qualitativa de natureza exploratória descritiva, a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, para a coleta dos dados foram utilizadas pesquisas bibliográficas e aplicação de questionário para o nível estratégico de uma Associação de Guarapuava PR. Os resultados evidenciaram de forma geral que apesar da empresa encontrar dificuldades no processo decisório, busca fazer planejamento e monitoramento dos resultados, portanto, o profissional de secretariado executivo influencia neste processo, com o fornecimento de informações de qualidade, o mesmo é considerado um agente facilitador por possuir conhecimentos, habilidades, visão sistêmica, assumir responsabilidades e riscos devido sua participação ser fundamental.

DOI: 10.7769/gesec.v5i3.278


Texto completo:

PDF

Referências


Almeida,W. G.; Rogel, G. T. S. & Shimoura, A. S. (2010). Mudanças de paradigmas na gestão do profissional de secretariado. São Paulo - GeSec. Revista Eletrônica. vol.1, n.1, pp.46-68, jan - jun. Recuperado em 13 de outubro, 2013 de < http://revistagesec.org.br/ojs2.3.8/index.php/secretariado/article/view/3/72#.Ulr0SNJJN_Y>

Appolinário, F. (2009). Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Cengag Learning.

Beal, A. (2007). Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações (2a reimpr.). São Paulo: Atlas.

Beuren, I. M. (2000). Gerenciamento da informação: um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. São Paulo: Atlas.

Bortolotto, M. F. P. & Willlers, E. M. (2003). Profissional de secretariado Executivo: explanação das principais características que compõem o perfil. Revista Expectativa Secretariado Executivo. vol. 2, n.2. Recuperado em 9 de outubro, 2013 de

Bruno, I. M. (2006). O poder de influência do profissional de Secretariado no processo decisório das organizações. Recuperado em 15 de março, 2013 de < http://www.fenassec.com.br/pdf/artigos_trab_cientificos_xvconsec_1lugar_a.pdf>

Cassarro, A. C. (2001). Sistemas de informações para tomada de decisões (3a ed. rev. ampl.). São Paulo: Pioneira.

Carvalho, R. E. (2011). A importância da tomada de decisão: e as dificuldades encontradas no momento de decidir. Monografia (Bacharelado em Administração) Universidade de Brasília, Brasília. Brasília – DF 2011. Recuperado em 15 de abril, 2013 de

Drucker, P. F & Maciariello, J. A. (2007). O gerente eficaz em ação: uma agenda para fazer as coisas certas acontecerem. Rio de Janeiro: LCT.

Ferreira, A. F. A. (2010). Tomada de decisão: os aspectos do processo decisório e o uso da racionalidade na busca pelo sucesso nas decisões. Encontro de Ensino, pesquisa e extensão da Faculdade Senac. Recuperado em 2 de maio, 2013 de < http://tupi.fisica.ufmg.br/~michel/docs/Artigos_e_textos/Tomada_de_decisao/aspectos%20da%20tomada%20de%20decisao.pdf>

Freitas, H. [et al.]. (1997). Informação e decisão: sistemas de apoio e seu impacto. Porto Alegre: Ortiz. Recuperado em: http://sphinxbrasil.com/revista/files/2011/12/LV-TEC-A-info_decisao.pdf > Acesso em 27 abr. 2013.

Gil, A. C. (2009). Como elaborar projetos de pesquisa (4a ed.). São Paulo: Atlas.

______. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa (5a ed.). São Paulo: Atlas.

Hair JR, J. F. et al. (2005). Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre : Bookman.

Hitt, M A,. Miller C.C. & Colella, A. (2007). Comportamento organizacional: uma abordagem estratégica. Rio de Janeiro: LTC.

Lenzi, F. C.(Org.) & Kiesel, M. D. (org.). (2009). O empreendedor de visão. São Paulo: Atlas.

Mascarenhas. M. H. S; Sepulveda, F. A. M. & D’Assumpção, E. S. (2011). Sistema de gestão integrada: a atuação do secretário executivo. São Paulo - GeSec. Revista Eletrônica, vol. 2, n. 1, pp.177-192, jan.-jun. Recuperado em 25 de abril, 2013 de < http://revistagesec.org.br/ojs-2.3.8/index.php/secretariado/article/view/49.

Minayo, M. C. de S.; Deslandes, S. F. & Gomes, R. (org.) (2007). Pesquisa social: teoria método e criatividade (25a ed.) Petrópolis: Vozes.

Nonato, R. J. (2009). Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a função da ciência da assessoria. Fortaleza: Expressão.

Oliveira, D. P. R. (2000). Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial. (11ª ed.). São Paulo: Atlas.

Oliveira, M. M. (2010). Como fazer pesquisa qualitativa (3a ed.). Petrópolis: Vozes.

Porto, G. S. (2004). Características do processo decisório na cooperação empresa-universidade. Adm. Contemp. Vol. 8, n. 3 Curitiba jun.-set. Recuperado em 1º de maio, 2013 de .

Richardson, R. J. (2008). Pesquisas sociais: métodos e técnicas (3a ed.) São Paulo: Atlas.

School, H. B. (2007). Tomando as melhores decisões. Rio de Janeiro: Elsevier.

Starec, C.; Gomes, E. & Bezerra, J. (2005). Gestão estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva.




DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v5i3.278

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Vania Silva de Souza Bilert, Adriana Aparecida Kovalski da Silva, Juliane Aparecida Leal dos Santos, Rosicléia Aparecida Cabral

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

GeSec - Revista de Gestão e Secretariado | São Paulo, São Paulo, Brasil | e-ISSN:2178-9010

Para referências:

R. G. Secr., GESEC.

Licença Creative Commons
Esta Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia