O Processo e os Estilos de Aprendizagem de Gestores de Diferentes Formações: Administradores e não Administradores

Autores

  • Camila Ribas de Souza Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Juliana Oliveira Tanaka Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maitê Fumagali Dias Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Natacha Bertoia da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v5i2.268

Palavras-chave:

aprendizagem, estilos de aprendizagem, aprendizagem formal e informal.

Resumo

Este estudo visa a análise e a comparação do processo de aprendizagem de gerentes com formação em administração e de outras formações. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter quantitativo, utilizando-se de uma amostra não- probabilística composta por 72 gestores de diversas empresas situadas no estado de São Paulo. Para o tratamento dos dados coletados, foram aplicadas técnicas de estatística descritiva, de estatística multivariada, além da técnica de cálculo de estilos de aprendizagem elaborada por Kolb (1984). Como resultado, foi identificado o estilo de aprendizagem predominante, por acomodação, para o total de gestores da amostra, e a relação desse estilo com as variáveis contextuais (a cultura da empresa, o relacionamento com os demais funcionários, das experiências adquiridas ao realizar o trabalho) e também com a aprendizagem informal. Além disso, foi identificada a preferência dos gestores por esse tipo de aprendizagem, em comparação com a aprendizagem formal, apesar de esse método também ter sido identificado como fator importante para a aquisição de novos conhecimentos no contexto empresarial.

DOI: 10.7769/gesec.v5i2.268

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Biografia do Autor

Camila Ribas de Souza, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração no 1º semestre de 2013.

Juliana Oliveira Tanaka, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração no 1º semestre de 2013.

Maitê Fumagali Dias, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração no 1º semestre de 2013.

Natacha Bertoia da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora, Mestre e Graduada em Administração pela FEA-USP. Professora do Curso de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

2014-06-01

Como Citar

de Souza, C. R., Tanaka, J. O., Dias, M. F., & da Silva, N. B. (2014). O Processo e os Estilos de Aprendizagem de Gestores de Diferentes Formações: Administradores e não Administradores. Revista De Gestão E Secretariado, 5(2), 72–96. https://doi.org/10.7769/gesec.v5i2.268

Edição

Seção

Artigos