A Atuação do Secretário Executivo no Terceiro Setor na Cidade de Aracaju

Karen Almeida Pereira, Manuela Ramos da Silva

Resumo


A atuação dosecretário executivo é indispensável para a gestão das organizações modernas.Essa afirmativa advém da atuação deste profissional diretamente com os gestorese executivos, por meio da multiplicidade de competências e da polivalência queele possui, uma vez que este ator está apto a trabalhar em qualquer tipologiaorganizacional. Com o crescimento das organizações do terceiro setor no Brasile também na cidade de Aracaju, o objetivo da pesquisa foi de identificar quaisas formas de atuação do secretário e quais as competências pertinentes desseprofissional para trabalhar nessas instituições que possuem característicaspeculiares na sua gestão. Para subsídio da pesquisa discutiu-se sobre terceirosetor e as características das organizações inseridas neste campo, a evoluçãoda carreira do secretário, considerando a sua atuação no mercado de trabalho; eas competências a serem desenvolvidas. Dessa forma, identificaram-se, na cidadede Aracaju, organizações do terceiro setor que possuem uma gestão fragilizadadevido, principalmente, à falta de recursos, à dependência financeira de outrosórgãos e à ausência de mão de obra qualificada. No que se refere ao perfil dossecretários, a maioria não possui formação específica, são polivalentes, porémnão são inovadores. Quanto à rotina de trabalho dos mesmos, ela está divididaem atividades operacionais e estratégicas, tendo como principal atribuição oassessoramento.

DOI: 10.7769/gesec.v5i1.257


Palavras-chave


Terceiro Setor. Secretário Executivo. Competências

Texto completo:

PDF

Referências


Albernaz, Cláudia Borges Lima (2011) O secretário executivo como gatekeeper da informação. Recuperado em 19 maio, 2012 de .

Andrade, José Alberto Ferreira, Jr. (2011). Secretariado: Formação e mercado no estado de Sergipe [trabalho de conclusão de curso]. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, Curso de Secretariado Executivo.

Dutra, Joel Souza (2008). Competências: Conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas.

Falconer, Andres Pablo (1999). A promessa do terceiro setor. Recuperado em 21 dez. 2011 de http://www.lasociedadcivil.org/docs/ciberteca/andres_falconer.pdf.

França, Genauto de Carvalho, Filho (2004). Para um olhar epistemológico da administração: problematizando o seu objeto. In Santos, Reginaldo Souza (org.) A administração política como campo do conhecimento. São Paulo-Salvador: Edições Mandacaru.

Fleury, M. T. L. & Fleury, A. (2001) Construindo o conceito de competência. Revista contemporânea de administração, [S. l], 2001, pp. 183-196. Recuperado em 13 janeiro, 2012 de < http://www.scielo.br/pdf/rac/v5nspe/v5nspea10.pdf.>.

Jordan, David Alberto Beker (1997). A carreira do administrador em organizações do terceiro setor.. Recuperado em 8 janeiro, 2012 de .

Oliveira, Jamieli Barbosa de (2010). Competências do Secretário Executivo: uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem e o mercado de trabalho [trabalho de conclusão de curso]. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, Curso de Secretariado Executivo.

Oliveira, Rodrigo Nunes de. (2003) Análise da gestão de organizações sem fins lucrativos, estudo de caso. Recuperado em 30 novembro, 2011 de <.http://www.maternatura.org.br/servicos/biblioteca/An%C3%A1lise%20da%20Gest%C3%A3o%20de%20ONGs,%20Estudo%20de%20Caso.pdf. A>

Sabino, Rosimeri Ferraz & Rocha, Fabio Gomes (2004). Secretariado: do escriba ao Webwritter. Rio De Janeiro: Brasport.

Sála, Janeide Souza (2008). Guia de fontes de informação para secretários executivos. Recuperado em 30 abril, 2012 de .

Santos, André Gustavo Gomes de Almeida & Barbosa, Jenny Dantas (2004). Organizações da Sociedade Civil De Aracaju: em busca de um modelo de gestão (XXVIII) – Encontro da Anpad - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Curitiba / PR 25 a 29 de setembro de 2004 . Anais Eletrônicos.

Silva, Ana Maria Netto (2012). Novo conceito do profissional secretário no contexto empresarial. Recuperado em 4 maio, 2012, de

Silva, Vanusa Maria Queiroz da (2008). O raio-x do terceiro setor. Recuperado em 10 janeiro, 2012 de .

Siqueira, Márcia Cristina Moraes de (2011). Técnicas secretariais: reinvenção ou adequação? Recuperado em 12 dezembro, 2012 de http://fenassec.com.br..>.

Veiga, Denize Rachel (2010). Guia de Secretariado: técnicas e comportamento. (3a ed. rev. e atualizada). São Paulo: Érica.




DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v5i1.257

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Karen Almeida Pereira, Manuela Ramos da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

GeSec - Revista de Gestão e Secretariado | São Paulo, São Paulo, Brasil | e-ISSN:2178-9010

Para referências:

R. G. Secr., GESEC.

Licença Creative Commons
Esta Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia