O Secretário Executivo e a Tecnologia da Informação: Um Estudo Sobre A Utilização de Recursos Tecnológicos pelos Profissionais da Cidade de Belém/PA

Autores

  • Marco Antonio Lima Universidade da Amazônia
  • Alessandra de Paula Lima Soares Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.7769/gesec.v5i2.254

Palavras-chave:

Secretariado, Tecnologia da Informação, Técnicas Secretariais

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o grau de intensidade de utilização de aplicativos de Tecnologia da Informação (TI) porprofissionais de Secretariado Executivo em organizações estabelecidas na cidadede Belém, no estado do Pará. Com a finalidade de sistematização da pesquisa, osaplicativos foram classificados em quatro diferentes categorias (Automação deEscritório, Comunicação, Gestão de Processos e Softwares Empresariais),baseados em uma adaptação do modelo de Turban, Mclean e Wetherbe (2004). Foirealizada aplicação de questionários a uma amostra não probabilística acidentalcomposta por 35 profissionais graduados do curso de Bacharelado em SecretariadoBilíngue e Trilíngue, residentes na cidade de Belém/PA. O modelo analítico foibaseado na análise estatística descritiva e análise cluster, obtendo comoprincipais resultados a identificação dos índices de utilização dos recursostecnológicos em escala coletiva e individual; e a classificação dos indivíduosem três agrupamentos com diferentes perfis de utilização dos recursos.Concluiu-se que os profissionais pesquisados utilizam os recursos tecnológicosdisponibilizados de forma desproporcional, concentrando-se na utilização deaplicativos para processamento de textos e para comunicação eletrônica,desperdiçando o potencial de ferramentas importantes como os aplicativos paragerenciamento de bancos de dados e gestão de projetos, que registrarambaixíssimos índices de utilização nesta pesquisa.

DOI: 10.7769/gesec.v5i2.254

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Lima, Universidade da Amazônia

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental (NAEA/UFPA), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA), Especialista em Marketing (UNAMA) e Bacharel em Administração de Empresas (UFPA). Atualmente é Coordenador de Economia Mineral na Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração - SEICOM/PA e Professor Colaborador do Programa de Mestrado em Administração da Universidade da Amazônia - PPGA/UNAMA. Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de Inovação Tecnológica e Competitividade, Redes Interorganizacionais, Aglomerações Produtivas, e Arranjos Produtivos Locais. Atua principalmente nas áreas de Gestão, Ensino e Pesquisa em Instituições de Ensino Superior e na Administração Pública Estadual.

Alessandra de Paula Lima Soares, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Secretariado Executivo Trlíngue.

Referências

Andrade, Gilberto; Audy, Jorge & Cidral, Alexandre (2005). Fundamentos de sistema de informação. Porto Alegre: Bookman.

Azevedo, Ivanize & Costa, Sylvia Ignácio (2000). Secretária: um guia prático. São Paulo: Senac.

Barros, Aidil & Lehfeld (2000). Fundamentos de metodologia (2a ed.). São Paulo: Makron Books.

Cooper, Donald R. & Schindler, Pamela S. (2003). Métodos de pesquisa em administração (7a ed.). Porto Alegre: Bookman.

Desanctis, G. & Gallupe, B. (1987). A Foundation for the study of group decision support systems. Management Science, vol. 33, nº 5, 589-609.

Gil, Antônio Carlos (1991). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.

Hair, J.; Anderson, R. E.; Tathan, R. L.& Black, W. C. (2005). Análise multivariada de dados (5a ed.) Porto Alegre: Bookman.

Johnson, R. A. & Wichern, D. W. (2002). Applied multivariate statistical analysis (5a ed.). New Jersey: Prentice Hall.

Laudon, Jane P & Laudon, Kenneth (2004). Sistemas de informação gerenciais (5a ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Mattos, Vera (2000). Super secretária (2a ed.) São Paulo: Nobel.

Mingoti, S. A. (2005). Análise de dados através de métodos de estatística multivariada: uma abordagem aplicada. Belo Horizonte: Editora UFMG.

Natalense, M. L. C. (1995). Secretária executiva: manual prático. São Paulo: IOB.

Neves, J. L. (1996). Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Cadernos de Pesquisas em Administração (vol. 1, n. 3, 2º sem.).

O’Brien, James (2003). Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet (2a ed.) São Paulo: Saraiva.

Rezende, D. A. & Abreu, A. F. (2008). Tecnologia da informação aplicada a sistema de informações empresariais (5a ed.). São Paulo: Atlas.

Rodrigues, William Costa (2007). Metodologia científica. Rio de Janeiro: Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi. Recuperado em 17 abril (2011), de <http://professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/3922/material/Willian%20Costa%20Rodrigues_metodologia_cientifica.pdf>.

Silva, Edna Lúcia da & Menezes, Estera Muszkat (2001). Metodologia da pesquisa e elaboração da dissertação (3a ed. rev. atual.). Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC.

Turban, Efraim; Mclean, Ephraim & Wetherbe, James (2004). Tecnologia da informação para gestão: transformando os negócios na economia digital (3a ed.). Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

2014-06-01

Como Citar

Lima, M. A., & Soares, A. de P. L. (2014). O Secretário Executivo e a Tecnologia da Informação: Um Estudo Sobre A Utilização de Recursos Tecnológicos pelos Profissionais da Cidade de Belém/PA. Revista De Gestão E Secretariado, 5(2), 138–157. https://doi.org/10.7769/gesec.v5i2.254

Edição

Seção

Artigos