“Prazer em Conhece-Lo (a), Sou o Curso de Secretariado Executivo”: Um Estudo sobre o (Des) Conhecimento de Alunos de Ensino Médio acerca da Formação Universitária em Secretariado Executivo

Ana Maria Boguslawski, Emili Barcellos Martins Santos

Resumo


O processo de escolha de uma carreira é um momento da vida dos adolescentes que, na maioria das vezes, é cercado por dúvidas e inquietações. Nem sempre o jovem que se prepara para ingressar no nível superior tem certeza e conhecimento suficiente acerca do curso que deseja escolher, principalmente quando há uma enorme quantidade de opções, como ocorre atualmente no Brasil. Dentre os diversos cursos de graduação oferecidos por instituições de ensino superior (IES) brasileiras, há a graduação em Secretariado Executivo. Todavia, todos os jovens que se encontram no processo de escolha profissional têm conhecimento da existência desta graduação? Este foi o questionamento inicial que impulsionou o desenvolvimento desta pesquisa, que teve como objetivo geral identificar se alunos matriculados nos dois últimos anos do ensino médio de uma instituição particular da cidade de Curitiba, Paraná, conheciam a graduação em Secretariado Executivo. Como objetivos específicos, este trabalho buscou verificar as representações dos participantes acerca da formação e da profissão de Secretário Executivo. Nesta pesquisa, de caráter descritivo-exploratório, adotou-se o questionário como instrumento de coleta de dados, que foi aplicado no mês de março de 2013 aos 230 sujeitos de pesquisa. Os resultados apontam, entre outros, para a necessidade de uma maior divulgação do curso e da profissão na sociedade, sobretudo nas escolas de ensino médio.

DOI: 10.7769/gesec.v4i3.236


Palavras-chave


Secretariado Executivo; Escolha profissional; Formação universitária

Texto completo:

PDF

Referências


Almeida, F. H. (2009). Orientação de pais com filhos em processo de escolha profissional: uma intervenção em grupo operativo. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Barros, C. de M. P., Iziquiel, D. S. A. & Silva, J. S. (2011). Os desafios enfrentados pelo profissional de secretariado executivo do gênero masculino nas organizações contemporâneas. Revista de Gestão e Secretariado, 2, pp.158-176.

Brasil. Lei n. 7.377, de 30 de setembro de 1985. Dispõe sobre o Exercício da Profissão de Secretário e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura. Recuperado em 15 de julho, 2013 de < http://www.fenassec.com.br/bosecretariado_lei_regulamentacao.html#lei>.

_____. Lei n. 9.261, de 10 de janeiro de 1996. Altera a redação dos incisos I e II do art. 2º, o caput do art. 3º, o inciso VI do art. 4º e o parágrafo único do art. 6º da Lei nº 7.377 de 30 de setembro de 1985. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura. Recuperado 15 julho, 2013, de < http://www.fenassec.com.br/b_osecretariado_lei_regulamentacao.html#lei>.

_____. Ministério da Educação. Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores. Recuperado em 14 abril, 2013 de < http://emec.mec.gov.br/>.

_____.Conselho Nacional de Educação. Parecer n. 583 de 4 de abril de 2001. Orientação para as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação. Relator: Éfrem de Aguiar Maranhão. Recuperado em 8 março, 2010 de .

_____. Resolução n. 3, de 23 de junho de 2005. Institui as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Graduação em Secretariado Executivo e dá outras providências. Relator: Éfrem de Aguiar Maranhão. Recuperado em 10 março, 2010 de < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces003_05.pdf>.

_____. Secretaria de Educação Superior. Referências Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura. Recuperado em 7 junho, 2013 de < http://www.dca.ufrn.br/~adelardo/PAP/ReferenciaisGraduacao.pdf>.

______. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Radar - Tecnologia, Produção e Comércio Exterior. (2013) Edição n. 27. Recuperado em 30 julho, 2013 de < http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=16481&Itemid=8 >.

Fenassec. Educação/Escolas. 1º Curso de nível superior em secretariado no Brasil: Universidade Federal da Bahia. 1º Curso de nível superior em secretariado reconhecido no Brasil: Universidade Federal de Pernambuco. Recuperado em 30 julho, 2013 de < http://www.fenassec.com.br/e_educacao_escolas.html>.

IBGE, Cadastro Central de Empresas 2011. (2013) Rio de Janeiro: IBGE.

Jucá, M. C., Oliveira, P. J. & Souza, R. J. (2010, dezembro). Cursos superiores tecnológicos: um avanço da educação superior no Brasil. Anais do Colóquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América del Sur, Uruguai, Mar del Plata, 10.

Junqueira, M. L. (2010). Maturidade para a escolha da carreira em adolescentes de um serviço de orientação profissional. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Martins, E. B. (2011). Uma experiência de ensino de francês língua estrangeira no contexto do profissional de secretariado: Francês com objetivos específicos? Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Oliveira, M. M. (2005). Como fazer pesquisa qualitativa. Recife: Bagaco.

Sabino, R. F. (2006). A profissão de secretário executivo no Brasil: política para formação e emprego. Dissertação de mestrado, Universidade São Marcos, São Paulo, SP, Brasil.

Santos, M. E. & Moretto, C. F. (2011). O mercado de trabalho do secretário executivo no contexto da dinâmica produtiva e do emprego recentes no Brasil. Secretariado Executivo em Revista, 7, pp. 21-35.

Strauss, A. Corbin, J. (2008). Pesquisa qualitativa: Técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. (L. de O. da Rocha, Trad.). Porto Alegre: Artmed.




DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v4i3.236

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Ana Maria Boguslawski, Emili Barcellos Martins Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

GeSec - Revista de Gestão e Secretariado | São Paulo, São Paulo, Brasil | e-ISSN:2178-9010

Para referências:

R. G. Secr., GESEC.

Licença Creative Commons
Esta Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia