A informação e suas tecnologias: uma análise descritiva e correlativa das ementas das disciplinas de informática em cursos de bacharelado em secretariado executivo de instituições públicas de ensino superior no Brasil
Resumo
A pesquisa objetiva analisar descritiva e correlativamente as ementas das disciplinas de informática ofertadas em cursos de bacharelado em Secretariado Executivo de Instituições públicas de Ensino Superior -IES de diferentes regiões do Brasil, evidenciando a organização pela qual a disciplina está sendo ofertada nessas IES, bem como identificando as similaridades e peculiaridades que elas apresentam na organização da referida disciplina. Foram utilizadas ferramentas da estatística descritiva (medidas de localização, de dispersão e de forma de distribuição) e da correlação, em destaque para a correlação de Pearson, na realização da exploração dos dados, para os quais se adotaram as seguintes etapas: a) identificação das Instituições de Ensino Superior públicas no Brasil que ofertam os cursos de bacharelado em Secretariado Executivo, por meio do portal e-MEC; b) coleta das matrizes curriculares e dos projetos políticos pedagógicos as ementas das disciplinas ofertadas nos cursos de secretariado; c) identificação das ementas das disciplinas de informática e d) categorização das “áreas” da disciplina conforme observado nas ementas em questão. Participaram da pesquisa dez IES, a partir das quais foi possível observar o panorama de como está sendo construída a oferta de profissionais de Secretariado Executivo com habilidades na área de tecnologia da informação para o mercado de trabalho, e, também, o método adotado possibilitou diagnosticar as similaridades e peculiaridades na organização da oferta da disciplina de informática nos cursos de bacharelado em Secretariado Executivo nas diferentes Instituições pesquisadas, de diferentes regiões brasileiras.
DOI: 10.7769/gesec.v4i3.213
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Campos, R. L. B. L. (2010). Qual o perfil do profissional da área de tecnologia da informação? SBC Horizontes, 3(3). Recuperado em 26 de maio, 2013, de http://portal.sbc.org.br/horizontes/doku.php?id=v03n03:31.
Carvalho, E. S. (2011). O impacto da gestão de documentos no processo de produção digital da TV Senado. Brasília: Senado Federal.
Castells, M. (1999). A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra. (Vol. 1: A era da informação: economia, sociedade e cultura.)
Faria, C. F. S. (2012). O parlamento aberto na era da internet: pode povo colaborar com o Legislativo na elaboração das leis? Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara.
Fernandes, I. & Souza, J. T. (2012, outubro). O perfil do profissional de secretariado de nível superior demandado no mercado brasileiro. Anais do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Rezende, RJ, Brasil, IX. Disponível: www.aedb.br/seget/artigos12/50316683.pdf.
Galindo, A. G., Carvalho, I. C. & Souza, E. C. P. (2012). Cursos de bacharelado em secretariado na região norte do Brasil: análise exploratória de suas matrizes curriculares. Revista Gestão e Secretariado – GeSec. São Paulo. São Paulo (Vol. 3, n. 1, pp. 134-158.)
Leomar (2011). Conteúdo programático de procedimento de gestão de qualidades [Manual]. Rondônia: Senar-AR. Recuperado em 15 de julho, 2013, de www.senar-ro.org.br/instrutores/PG10.pdf.
Lira, S. A. (2004). Análise de correlação: abordagem teórica e de construção dos coeficientes com aplicações. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Disponível: www.ipardes.gov.br/biblioteca/docs/dissertacao_sachiko.pdf.
Nonato, R., Jr. (2009). Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a fundação das ciências da assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica.
Sála, J. S. (2008). Guia de informação para secretários executivos. Brasília. Disponível:http://www.fenassec.com.br/pdf/artigos_trabalhos_guia_secretariado_janeide.pdf .
Santomé, J. T. (1998). Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas.
Saracevic, T. (1996). Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte (Vol. 1, n. 1, pp. 41-62).
Scarton, G. (2002). Guia de produção textual: assim é que se escreve. Como redigir uma ementa [Manual]. Porto Alegre: PUC-RS. Disponível: http://www.pucrs.br/gpt.
Tarapanoff, K., Suaiden, E. & Oliveira, C. L. (2002). Funções Sociais e oportunidades para profissionais da informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação. Rio de Janeiro. (Vol. 3, n. 5, [s. p].) Disponível: http://www.datagramazero.org.br/out02/Art_04.htm.
Tenório, F. G. (2007). Tecnologia da informação transformando as organizações e o trabalho. Rio de Janeiro: Editora FGV.
DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v4i3.213
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Maricilene Isaira Baia do Nascimento, Glaucy Learte da Silva

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
GeSec - Revista de Gestão e Secretariado | São Paulo, São Paulo, Brasil | e-ISSN:2178-9010
Para referências:
R. G. Secr., GESEC.
Esta Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações